Após 10 semanas de ownership e cerca de 3500 km percorridos pelas estradas da ilha da Madeira era tempo de cá vir relatar-vos um bocado dessa experiência.
É um Nissan Leaf Acenta 30kW.h branco pérola de Janeiro de 2017 e tem atualmente 65 500km, chegou-me do dia 10 de Janeiro com 61 463km e 92,75% de SOH. Foi importado pelo senhor e dono do conhecido stand de Leiria.
Um bocado a minha história auto, quem não tiver paciência para leituras, passe à frente.

Gosto muito de conduzir e poderei até ser considerado um petrolhead desde que comecei a conduzir! Não é por acaso que tenho um Impreza GT guardado na garagem desde os meus 18 anos, não por ser acelera (ok, não sou santo nenhum) mas porque gosto mesmo do carro! Mas isso não implica não gostar de evolução e chegou decididamente a altura de evoluir! O impreza vai lá continuar para um uso muito esporádico e o meu gosto pelos carros movidos a petróleo vai sempre continuar! Serviram-me vários anos e ainda são opções válidas de mobilidade! Se os comprava hoje? Não! Decididamente não!
O meu daily driver era um Ford Focus TDCi comprado novo por mim em Maio de 2007. Passei para o Leaf com 2 anos, mais de 60 mil km e algum uso. Assustador! Disse-me a mim mesmo várias vezes. Confesso! Sou extremamente esquisito e cuidadoso com carros e quando os compro costumam ser pa durar. Passei de um carro com 11 anos em excelente estado de conservação em todos os aspectos para um usado com desleixo. Vários plásticos riscados, carpete gasta, pa tinha uso, fui avisado para isso! No entanto o orçamento limitado e a decisão irreversível que a mudar seria para evoluir para um VE, fiz esse "esforço" de pensar acima das minhas valentes esquisitices (Admito!) e avancei para este Leaf.
O focus é bem melhor equipado. O sistema de som da sony que equipa o focus de origem, e só a título de exemplo, com 11 anos de vida e uso dá 20 a 0 neste leaf. O sistema de som do leaf acenta é mauzinho! Mas é como tudo na vida, numas vezes ganha-se, noutras evolui-se. Sinto que desta vez ganhei e evoluí!
Agora o que interessa! O Leaf!
O Leaf é sensacional!
Um prazer conduzi-lo! Conduzi-lo aqui pelas estradas montanhosas da ilha da Madeira a ouvir a "passarada" tranquila sem deixar "rasto" é de um prazer enorme! Não depender de gasolineiras outra satisfação!
Faço carregamentos quase 95% das vezes em casa e a 10A! Mudei para a tarifa bi-horária a 0,12€ kW já com IVA. Ando a gastar em média e até então, entre 15 a 20€ mensais em luz (se carregar sempre em casa, algumas vezes carreguei fora o que me fez poupar ainda mais uns euros) para uma média entre 1200 e 1500 km por mês, contra uma média de 125€ em Diesel anteriormente para o memo número de quilómetros mensais. Isto são contas por alto, mas tenho a noção que em consumos, estou muito bem servido! São contas simples!
Cargas rápidas têm sido poucas, o carro já vinha com várias cargas rápidas no lombo, tenho-as evitado! Mas se precisar vai levar com elas obviamente! Não me privo de nada com este carro! Arranjei um adaptador OBD, (ao user hmendes a quem publicamente agradeço por ter sido extremamente prestável) liguei-o umas duas vezes para ver o SOH a descer e já perto de 90%! Nunca mais o liguei!

O meu trajeto diário anda normalmente à volta dos 60 km! Consumos tenho andado na ordem dos 13,7kW.
Programo o carregamento para ter sempre o carro pelo menos a 80% todos os dias de manhã e tem sido mais que suficiente para enfrentar o dia a dia. Chego a casa ao fim do dia raramente abaixo dos 40%! Tento de 2 em 2 semanas deixar carregar até aos 100% imediatamente antes de sair de casa de manhã.
Todas a vezes que carreguei fora de casa, os postos funcionaram na perfeição e já fiz carregamentos em quase todos os postos da ilha! Sempre impecáveis e em pleno funcionamento! No entanto, tento sempre nunca depender dos postos públicos nem do facto de e aqui na Madeira serem ainda todos grátis. Aliás, essa variável dos postos de carregamento público serem grátis nem entrou na minha equação da compra do VE.
Já fiz algumas voltas longas, de uma acentada consegui já fazer 125km, sem nunca sofrer de ansiedade de autonomia! Já dei voltas à ilha com carregamentos pelo meio só porque tinha a tomada disponível e nunca saí de casa com 100% pa enfrentar uma volta, mas penso ser possível dar uma volta completa só com uma carga! A verdade é que não tive ainda necessidade de andar nos limites de carga porque tive sempre tomadas disponíveis! E regra básica de mobilidade elétrica! “Tens tomada disponível e menos de 60% de carga? Carrega! Sempre!". Basicamente não mudei nada nos meus trajetos diários por ter um carro com menos autonomia quando comparado com o focus! Obvio que nas viagens que sei que poderão ser maiores, convém planear a carga, mas nada de especial e até então tenho-me safado lindamente!
Gosto muito do modo B! Consigo em 3km de descida ganhar 5% de carga quando gastei 9% para subi-lo! O modo ECO é bom, mas às vezes preciso de desliga-lo nas entradas da via rápida já que as zonas de aceleração quando as há, são diminutas e à que entrar com vontade! Nisso o VE é soberbo, tem um poder de aceleração fantástico e deixa quem lá vem assim um bocado "what?"! É giro!

Umas fotos:
Chegada ainda aconchegado dentro do barco.

Pelo ar:

Quando aterrou:

Numa das voltas à ilha e num restaurante! Enquanto eu comia, o carro também se servia!


Até ver, tem sido uma experiência extremamente positiva!
Aqui pela ilha é decididamente uma opção extremamente válida que devemos todos nós ilhéus ter em conta! A uns serve, outros nem por isso! A mim serviu que nem uma luva!
Vou-vos mantendo ao corrente!
Tenho outras viagens para vos relatar aqui pela ilha! Por hoje chega que isto já vai longo!

Cumprimentos.