
Novo estudo revela que VE's são mais poluidores do que CI's!
-
- Mensagens: 208
- Registado: 20 mar 2017, 16:20
- Data de fabrico: 0- 1-2019
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Re: Novo estudo revela que VE's são mais poluidores do que CI's!
O estudo (não o li), parece recorrer mais aqueles "esquecimentos" do costume em relação aos CI's, dando-lhe vantagens em relação aos VE's, porque parece que os próprios "investigadores" não conhecem demasiado o tema elétrico (provavelmente nenhum deles possui ou falou com alguém que tenha um carro elétrico antes)
https://electrek.co/2019/04/22/study-el ... -debunked/
https://electrek.co/2019/04/22/study-el ... -debunked/
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Novo estudo revela que VE's são mais poluidores do que CI's!
Adoro esse estudo. Adoro!
O sueco era mau, mas este então é de bradar.
Citando
"When all these factors are considered, each Tesla emits 156 to 180 grams of CO2 per kilometre, which is more than a comparable diesel vehicle produced by the German company Mercedes, for example."
Ou seja, em todo o processo de construção e vida de um Tesla, ele emite mais do que o Mercedes equivalente. Conta-se a fabricação do carro, motores e baterias, mais a mineração dos materiais e ainda a origem da electricidade que o alimenta enquanto anda. Ora os valores anunciados pelos carros de combustão são relativos às emissões da queima de combustível. O gasóleo nasce nas bombas e o carro propriamente dito nas árvores.
É tão ridículo que dói
http://www.brusselstimes.com/business/t ... tudy-shows
O sueco era mau, mas este então é de bradar.
Citando
"When all these factors are considered, each Tesla emits 156 to 180 grams of CO2 per kilometre, which is more than a comparable diesel vehicle produced by the German company Mercedes, for example."
Ou seja, em todo o processo de construção e vida de um Tesla, ele emite mais do que o Mercedes equivalente. Conta-se a fabricação do carro, motores e baterias, mais a mineração dos materiais e ainda a origem da electricidade que o alimenta enquanto anda. Ora os valores anunciados pelos carros de combustão são relativos às emissões da queima de combustível. O gasóleo nasce nas bombas e o carro propriamente dito nas árvores.
É tão ridículo que dói
http://www.brusselstimes.com/business/t ... tudy-shows
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- frankesousa
- Mensagens: 1404
- Registado: 17 abr 2018, 00:11
- Data de fabrico: 18 fev 2016
- Capacidade bateria: 46 Ah 7 barras
Re: Novo estudo revela que VE's são mais poluidores do que CI's!
Não falando dos valores 180g/km de CO2 do Mercedes ou qualquer outro está a anos de luz do valor real (que será perto do dobro)!
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
-
- Mensagens: 230
- Registado: 31 out 2017, 16:38
- Data de fabrico: 01 out 2016
- Capacidade bateria: 12 barras
Re: Novo estudo revela que VE's são mais poluidores do que CI's!
Estudo alemão?? 

DB do UFA - viewtopic.php?f=56&t=7372
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 551
- Registado: 12 fev 2013, 11:56
- Data de fabrico: 28 mar 2013
- Capacidade bateria: 57,5 Ah
Re: Novo estudo revela que VE's são mais poluidores do que CI's!
Sim ,claro,agora iam deixar de vender viaturas de combustão??
Tem mt interesse em aldrabar numeros e realidades .Reparem nas nossas fontes de energia e vejam de onde vem a produção.
É claro se um país so produzir eletricidade a partir do carvão,vai poluir mais que andar a diesel,mas aqui em Portugal produzimos mta electricidade verde

-
- Mensagens: 416
- Registado: 28 ago 2018, 13:30
- Data de fabrico: 15 ago 2018
- Capacidade bateria: 40 Kwh
- Localização: Lisboa
Re: Novo estudo revela que VE's são mais poluidores do que CI's!
Acho que nem isso é verdade. Mesmo que a energia seja totalmente produzida com carvão, o diferencial de eficiência energética entre um motor elétrico e um motor a combustível é tão grande que mesmo nesse caso é menos poluente.
Acho que não vale a pena ligar a esses estudos... são campanhas orquestradas pela indústria automóvel e petroliferas
Vê este filme:
https://www.youtube.com/watch?v=6RhtiPefVzM&t=30s
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Novo estudo revela que VE's são mais poluidores do que CI's!
Apanhei num grupo uma resposta dos autores às críticas ao estudo. Está em alemão, mas se usarem o translate fica muito correcto.
http://www.hanswernersinn.de/de/stellun ... o-26042019
De todo não estou habilitado a entender tudo o que lá é dito, mas há algumas coisas fáceis de apanhar
- afinal o estudo tem em consideração o processo de produção do gasóleo. Segundo os autores é muito mais eficiente que o da electricidade e impacta apenas cerca de 30g/km (vale o que vale)
- o custo de produzir a bateria está considerado 145kg de CO2 por kWh, o que para o tamanho da bateria considerada (75kWh) e os km que faz, resulta em 72,5g/km só para a bateria. Para chegar aos valores totais indicados, parecem estar a falar de cerca 60 a 100% de energia gerada pelo carvão.
Se alguém quiser espreitar e comentar
http://www.hanswernersinn.de/de/stellun ... o-26042019
De todo não estou habilitado a entender tudo o que lá é dito, mas há algumas coisas fáceis de apanhar
- afinal o estudo tem em consideração o processo de produção do gasóleo. Segundo os autores é muito mais eficiente que o da electricidade e impacta apenas cerca de 30g/km (vale o que vale)
- o custo de produzir a bateria está considerado 145kg de CO2 por kWh, o que para o tamanho da bateria considerada (75kWh) e os km que faz, resulta em 72,5g/km só para a bateria. Para chegar aos valores totais indicados, parecem estar a falar de cerca 60 a 100% de energia gerada pelo carvão.
Se alguém quiser espreitar e comentar

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Novo estudo revela que VE's são mais poluidores do que CI's!
Este estudo existem em Inglês? Ou pelo menos um resumo em feito?
Do que percebi:
Tempo de vida da bateria do Model 3: 150k km.
Ciclo usado para consumo de energia: NEDC (Muito estranho pois que eu saiba o Model 3 NUNCA teve a autonomia em NEDC...)
Emissões por kW.h de bateria: 140kc CO2, essencialmente na eletricidade das fábricas usadas para fabricar as baterias.
Estão os 3 errados.
As baterias do Model 3 são projetadas para funcionar bem mais do dobro do indicado. Assumindo 1000 ciclos, o que é um valor baixo, com os 500km de autonomia EPA daria para... 500k km!
Usar o NEDC prejudica o veículo elétrico porque faz diminuir o peso da utilização dos veículos. Se ainda por cima usaram NEDC no Mercedes e WLTP no Tesla 3 então a batota seria épica. Por isso é que queria ver o estudo original, em Inglês.
Sobre a eletricidade para fabricar as baterias, pelo que vamos vendo grande parte das fábricas, incluíndo a que fabrica as baterias do Model 3, têm geração de eletricidade fotovoltaica, o que faz diminuir as necessidades da rede. Claro que se for na Alemanha já se torna mais complicado pois não existe tanto Sol quanto isso por essas paragens.
Do que percebi:
Tempo de vida da bateria do Model 3: 150k km.
Ciclo usado para consumo de energia: NEDC (Muito estranho pois que eu saiba o Model 3 NUNCA teve a autonomia em NEDC...)
Emissões por kW.h de bateria: 140kc CO2, essencialmente na eletricidade das fábricas usadas para fabricar as baterias.
Estão os 3 errados.
As baterias do Model 3 são projetadas para funcionar bem mais do dobro do indicado. Assumindo 1000 ciclos, o que é um valor baixo, com os 500km de autonomia EPA daria para... 500k km!
Usar o NEDC prejudica o veículo elétrico porque faz diminuir o peso da utilização dos veículos. Se ainda por cima usaram NEDC no Mercedes e WLTP no Tesla 3 então a batota seria épica. Por isso é que queria ver o estudo original, em Inglês.
Sobre a eletricidade para fabricar as baterias, pelo que vamos vendo grande parte das fábricas, incluíndo a que fabrica as baterias do Model 3, têm geração de eletricidade fotovoltaica, o que faz diminuir as necessidades da rede. Claro que se for na Alemanha já se torna mais complicado pois não existe tanto Sol quanto isso por essas paragens.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Novo estudo revela que VE's são mais poluidores do que CI's!
Que eu saiba não, não existe em inglês. Mas o original em alemão pode ser lido via tradutor e não é mau. São 15 páginas pelo que vi (mas não li)
Diz exactamente que foi usado o NEDC porque era apenas o que a Tesla disponibilizava quando o estudo foi feito. Verdade ou não, não sei.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 
