
Teste à Tomada
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Teste à Tomada
Viva!
Tenho lido sobre efetuarem o "teste à tomada".
Em que consiste e como se faz?
Tenho lido sobre efetuarem o "teste à tomada".
Em que consiste e como se faz?
Nissan Leaf 40 N-Connecta Solid Red, entregue em 5 de julho de 2019. 5300km em 01-11-2019
- pemifer
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Re: Teste à Tomada
Eu não aconselho assim como outro utilizador muito mais experiente e que tem a bateria que é um mimo, o jgoncalves2.
Fazendo minhas as palavras dele, o Leaf Spy já dá uma ideia bastante precisa do que se quer medir.
Aqui, na figura 6, há um gráfico bem demonstrativo em como carregamentos de grande amplitude são mais prejudiciais do que carregamentos de pequena amplitude. https://batteryuniversity.com/index.php ... _batteries
O teste de tomada consiste em "esvaziar" ao máximo a bateria, e carregar até 100%.
É claro que tem de se ter um contador ligado à tomada para medir a energia carregada.
Fazendo minhas as palavras dele, o Leaf Spy já dá uma ideia bastante precisa do que se quer medir.
Aqui, na figura 6, há um gráfico bem demonstrativo em como carregamentos de grande amplitude são mais prejudiciais do que carregamentos de pequena amplitude. https://batteryuniversity.com/index.php ... _batteries
O teste de tomada consiste em "esvaziar" ao máximo a bateria, e carregar até 100%.
É claro que tem de se ter um contador ligado à tomada para medir a energia carregada.
- Nonnus
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Re: Teste à Tomada
Podes ver aqui um exemplo: viewtopic.php?f=56&t=6945&start=90#p114458
O teste de tomada como já foi dito serve para nós proprietários termos uma ideia real da capacidade da bateria. Por exemplo com os meus testes ficamos a saber que um Leaf de 30kWh não carrega mais de 28kWh, o que quer dizer que existe uma margem de 2kWh que servem para manter a bateria saudável.
O teste de tomada como já foi dito serve para nós proprietários termos uma ideia real da capacidade da bateria. Por exemplo com os meus testes ficamos a saber que um Leaf de 30kWh não carrega mais de 28kWh, o que quer dizer que existe uma margem de 2kWh que servem para manter a bateria saudável.
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Re: Teste à Tomada
quando o carro é bem tratado a instrumentacao do carro estima mal a capacidade ( e por conseguinte o leaf spy).
eu prefiro fazer um teste da tomada muito ocasional do que esticar o carro e esperar que o leaf spy reporte melhor. o teste da.tomada.faz-se 1x e sabe-se logo o resultado.
eu prefiro fazer um teste da tomada muito ocasional do que esticar o carro e esperar que o leaf spy reporte melhor. o teste da.tomada.faz-se 1x e sabe-se logo o resultado.
- mjr
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Re: Teste à Tomada
Quem estiver preocupado com os 0,01% de degradaçao extra que um ciclo 0 a 100% provoca em relação a um ciclo equivalente em 80%-20% de SOC, devem evitar fazer testes da tomada. Como essa degradação extra não me preocupa para um ou dois testes por ano, faço o teste pelo valor que o conhecimento real do estado da bateria me proporciona.
Neste momento estou a fazer um teste da tomada ao meu TM3:
viewtopic.php?f=66&p=122787#p122787
Neste momento estou a fazer um teste da tomada ao meu TM3:
viewtopic.php?f=66&p=122787#p122787
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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Re: Teste à Tomada
Tenho uma questão, como é que estimam as perdas do carregador interno do carro para calcular a capacidade da bateria? Conseguem ver essa informação no leafspy?
- mjr
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Re: Teste à Tomada
Isso não é o mais importante.
O objetivo do teste da tomada é antes verificar a degradação relativa da bateria, não sendo importante o valor do rendimento do carregador interno pois esse será o mesmo em todas as medições. É importante é que a corrente de carga e a temperatura ambiente sejam iguais, entre outros fatores, para os dados serem comparáveis.
Pelo facto de mostrar um valor relativo é importante fazer um teste da tomada enquanto o carro é novo, para ter uma referência da capacidade máxima da bateria.
O objetivo do teste da tomada é antes verificar a degradação relativa da bateria, não sendo importante o valor do rendimento do carregador interno pois esse será o mesmo em todas as medições. É importante é que a corrente de carga e a temperatura ambiente sejam iguais, entre outros fatores, para os dados serem comparáveis.
Pelo facto de mostrar um valor relativo é importante fazer um teste da tomada enquanto o carro é novo, para ter uma referência da capacidade máxima da bateria.
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Re: Teste à Tomada
Boa noite.
Alguém me sabe dizer qual é a energia medida num teste da tomada com o Nissan leaf 40 novo.
O meu tem 4 anos e quero avaliar a degradação com um teste dos 0 aos 100% mas como nunca o fiz não tenho comparação.
Pode ser a 10, 16 ou 30A.
Obg.
Alguém me sabe dizer qual é a energia medida num teste da tomada com o Nissan leaf 40 novo.
O meu tem 4 anos e quero avaliar a degradação com um teste dos 0 aos 100% mas como nunca o fiz não tenho comparação.
Pode ser a 10, 16 ou 30A.
Obg.
- mjr
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Re: Teste à Tomada
Está aqui o resultado do meu quando novo:
viewtopic.php?f=84&t=7070&start=120#p107872
44,5kW.h @ 16A
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Re: Teste à Tomada
Tenha atenção que para o teste ser o mais perto da real capacidade tem de fazer a tartaruga aparecer. Os 0% que o carro reporta está longe dos 0% do pack.
Consegue perceber isto com o leafspy ligado.
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