
Controlo de tracção em alerta de erro
Controlo de tracção em alerta de erro
Bom dia.
Há uns meses que verifico uma alteração no comportamento do carro. Após fazer curvas fechada com velocidade, o triângulo amarelo e o símbolo de controlo de tracção ficam permanentemente ligados no painel até que reinicie o carro. Mesmo que desligue o controlo de tracção, esses avisos permanecem ativos e o carro apenas regenera com o levantar do pé do acelerador. Se travar a partir daí a regeneração não aumenta.
No livro de instruções refere que este erro acontece quando se conduz em estradas com baixa aderência durante um período prolongado, ou os pneus/suspensão estão danificados prejudicando a estabilidade do carro.
Já troquei os pneus e o problema mantém - se. Será da suspensão? Já alguém teve este problema?
Há uns meses que verifico uma alteração no comportamento do carro. Após fazer curvas fechada com velocidade, o triângulo amarelo e o símbolo de controlo de tracção ficam permanentemente ligados no painel até que reinicie o carro. Mesmo que desligue o controlo de tracção, esses avisos permanecem ativos e o carro apenas regenera com o levantar do pé do acelerador. Se travar a partir daí a regeneração não aumenta.
No livro de instruções refere que este erro acontece quando se conduz em estradas com baixa aderência durante um período prolongado, ou os pneus/suspensão estão danificados prejudicando a estabilidade do carro.
Já troquei os pneus e o problema mantém - se. Será da suspensão? Já alguém teve este problema?
Re: Controlo de tracção em alerta de erro
Assim à primeira vista... o carro sabe que perdeste aderência através dos sensores do ABS. Esses sensores são para evitar que a roda bloqueie em travagens e aos mesmo tempo envia a velocidade de cada roda ao computador do carro. É assim que ele sabe que uma das rodas está a andar em "falso" por comparação com a velocidade das outras rodas. Dá uma vista de olhos nesta zona.

ABS Sensor Failure Symptoms:
Over time, exposure to road debris and other impurities can cause the ABS sensor to fail. Cleaning and inspecting the sensors at the intervals specified in the user manuals is vital for its optimal performance. One of the basic indications of a faulty ABS sensor includes the lighting up of the ABS light or traction control light in your vehicle's dashboard. Symptoms of a bad wheel speed sensor also include a considerable loss in traction when you are driving on slippery road conditions.
It is to be noted that the ABS sensor may not always be the culprit; the wiring or connectors can also go bad, failing to transmit the requisite signals to the ECM. So, before checking and replacing the ABS sensor, it is a good practice to inspect its related components and ascertain the right part which is at fault.

Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018
- Filipe
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3084
- Registado: 19 fev 2011, 03:51
- Data de fabrico: 09 mai 2011
- Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
- Localização: Murtal - Parede - Lisboa
Re: Controlo de tracção em alerta de erro
Talvez resolva limpando os DTC's com o Leafspy. 

Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
Re: Controlo de tracção em alerta de erro
Mas não faz sentido ao reiniciar o carro, o problema ficar resolvido. Só volta a acontecer se voltar a fazer outra curva apertada!
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3492
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
- Localização: Aveiro
Re: Controlo de tracção em alerta de erro
Nos MK1 é mesmo a perda de tração quando se está a regenerar.
O meu MK1 a regenerar em velocidade elevada numa curva de saída da auto-estrada que tinha alguma gravilha á direita fazia sempre isso.
O triângulo desaparece quando se reinicia o carro mas o DTC fica registado na mesma.
É o mesmo comportamento quando se tenta carregar num EVSE avariado. Na primeira vez que se liga o carro após a tentativa de carregamento falhado tem o triângulo do sistema EV acesso, mas na.sefunda vez que se liga o triângulo desaparece e o DTC permanece se formos ver com o Leaf Spy.
O MK2 30kWh na mesma curva e nas mesmas condições já não regista nenhum erro.
É um bug qualquer no software do MK1.
O meu MK1 a regenerar em velocidade elevada numa curva de saída da auto-estrada que tinha alguma gravilha á direita fazia sempre isso.
O triângulo desaparece quando se reinicia o carro mas o DTC fica registado na mesma.
É o mesmo comportamento quando se tenta carregar num EVSE avariado. Na primeira vez que se liga o carro após a tentativa de carregamento falhado tem o triângulo do sistema EV acesso, mas na.sefunda vez que se liga o triângulo desaparece e o DTC permanece se formos ver com o Leaf Spy.
O MK2 30kWh na mesma curva e nas mesmas condições já não regista nenhum erro.
É um bug qualquer no software do MK1.
Re: Controlo de tracção em alerta de erro
Os Pneus e a pressão são iguais há mais de 150k km, não é por aí! Será da suspensão ser a de origem ainda e provocar alguma instabilidade que faça o carro entrar nesse modo de segurança?
- Filipe
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3084
- Registado: 19 fev 2011, 03:51
- Data de fabrico: 09 mai 2011
- Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
- Localização: Murtal - Parede - Lisboa
Re: Controlo de tracção em alerta de erro
RJSC Escreveu: ↑19 jan 2020, 00:51Nos MK1 é mesmo a perda de tração quando se está a regenerar.
O meu MK1 a regenerar em velocidade elevada numa curva de saída da auto-estrada que tinha alguma gravilha á direita fazia sempre isso.
O triângulo desaparece quando se reinicia o carro mas o DTC fica registado na mesma.
É o mesmo comportamento quando se tenta carregar num EVSE avariado. Na primeira vez que se liga o carro após a tentativa de carregamento falhado tem o triângulo do sistema EV acesso, mas na.sefunda vez que se liga o triângulo desaparece e o DTC permanece se formos ver com o Leaf Spy.
O MK2 30kWh na mesma curva e nas mesmas condições já não regista nenhum erro.
É um bug qualquer no software do MK1.
Também vou por aí, pois tenho um genro engenheiro informático muito bom profissionalmente, ( constatado pelo ordenado que as firmas estrangeiras
lhe pagam, (( e a falta de cabelo desde muito cedo

eventuais bugs, a perderem incontáveis horas na sua eliminação.
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
Re: Controlo de tracção em alerta de erro
Não me parece ser bug, porque o carro não fazia isto antes!
- Filipe
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3084
- Registado: 19 fev 2011, 03:51
- Data de fabrico: 09 mai 2011
- Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
- Localização: Murtal - Parede - Lisboa
Re: Controlo de tracção em alerta de erro
Os bugs são bugs 

Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 551
- Registado: 12 fev 2013, 11:56
- Data de fabrico: 28 mar 2013
- Capacidade bateria: 57,5 Ah
Re: Controlo de tracção em alerta de erro
Manda alinhar a direção às 4 rodas,geralmente resolve o problema.