Boa tarde a todos
Queria colocar aqui uma questão (tentei procurar aqui no forum e não encontrei). Neste dias de temperaturas acima de 30 graus centígrados, deixar um veículo eléctrico exposto ao sol o dia todo é prejudicial para a saúde da bateria? É que vejo isso muito divulgado na internet mas desconheço se é verdade ou não.
Obrigado a quem tiver paciência de me elucidar.

Veículos eléctricos e altas temperaturas
Veículos eléctricos e altas temperaturas
Leaf Tekna 40Kwh entregue a 01/10/2020
1000 kms a 06/11/2020
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- Nonnus
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Re: Veículos eléctricos e altas temperaturas
A teoria diz que sim, na pratica eu penso que não. Claro que entre deixar ao sol e deixar a sombra é sempre melhor a sombra, sem sombra de duvidas
.
Alguns artigos já comentados aqui no fórum dizem que as baterias de lítio a partir dos 30º sofrem. Dando o meu exemplo, o meu carro tem 4 anos e nunca conheceu uma garagem, tanto de inverno como de verão. O estado da bateria esta igual a alguns que tem garagem. Vale o que vale.
Nota: não acredite em tudo o que lê na internet (a não ser o que lê neste fórum
) acerca de VE´s. Há pessoas que tratam os VE´s como sendo copos de cristal. Os carros electricos estão preparados para serem usados como carros.

Alguns artigos já comentados aqui no fórum dizem que as baterias de lítio a partir dos 30º sofrem. Dando o meu exemplo, o meu carro tem 4 anos e nunca conheceu uma garagem, tanto de inverno como de verão. O estado da bateria esta igual a alguns que tem garagem. Vale o que vale.
Nota: não acredite em tudo o que lê na internet (a não ser o que lê neste fórum

Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
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Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
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Re: Veículos eléctricos e altas temperaturas
Isso.
Eu ficaria mais preocupado com a degradação dos plásticos e da pintura provocada pelo Sol e calor do que a degradação adicional da bateria. Há para aqui um tópico antigo sobre a temperatura da bateria para carros pretos e brancos ao Sol, e a diferença salvo erro foi de 1-2 graus Cº. Completamente insignificante.
Eu ficaria mais preocupado com a degradação dos plásticos e da pintura provocada pelo Sol e calor do que a degradação adicional da bateria. Há para aqui um tópico antigo sobre a temperatura da bateria para carros pretos e brancos ao Sol, e a diferença salvo erro foi de 1-2 graus Cº. Completamente insignificante.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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Re: Veículos eléctricos e altas temperaturas
Obrigado!
É verdade, pelo que vou lendo por aí, há muita desinformação no que diz respeito aos veículos eléctricos e agradeço a vossa opinião.
Se puder, colocarei o carro à sombra, mas não ficarei preocupado se não tiver alternativa ao sol. Actualmente tento usar o parque subterrâneo de uma grande superfície quando estou a trabalhar. Não é um esforço extra muito grande e tenho sempre o benefício de evitar a degradação das pinturas e plásticos.
É verdade, pelo que vou lendo por aí, há muita desinformação no que diz respeito aos veículos eléctricos e agradeço a vossa opinião.
Se puder, colocarei o carro à sombra, mas não ficarei preocupado se não tiver alternativa ao sol. Actualmente tento usar o parque subterrâneo de uma grande superfície quando estou a trabalhar. Não é um esforço extra muito grande e tenho sempre o benefício de evitar a degradação das pinturas e plásticos.
Leaf Tekna 40Kwh entregue a 01/10/2020
1000 kms a 06/11/2020
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Re: Veículos eléctricos e altas temperaturas
Com os Leaf podes ter o problema com o Rapidgate: ao aquecer o habituaculo, algum calor também pode migrar para o pack/bateria (ou melhor, dado não haver diferença de temperatura entre o pack e o habitaculo, o mesmo não arrefece passivamente por ai). Por exemplo: Amanha vais fazer uma viagem grande e precisas de 2 QC. Como o carro esteve ao sol tem menos hipóteses de arrefecer, e no inicio em vez de começar com a bateria a 27ºc, a mesma está a 30ºC, e depois do 1o QC vai ficar mais quente (50ºc em vez de 47ºC no fim do carregamento) e no carregamento seguinte ja levas com um Rapidegate.
Pela minha experiencia a bateria do LEAF demora muito a aquecer (e a arrecefer tambem, menos com os QC). Tem o beneficio de não fazer "coldgate", que não é grande problema em Portugal.
Eu tenho um problema chato: como a minha garagem é fechada, de manha esta muitas vezes a 27-30ºC por causa do calor perdido no aquecimento e transmissão electrica, apesar de ser subterranea e tudo à volta estar a 20ºC. Conclusão: a minha bateria no verão anda sempre pelos 30ºC..
Por isso as vezes deixo a porta da garagem aberta.
Ja pensei em arranjar uma ventoinha para circular o ar da garagem
Pela minha experiencia a bateria do LEAF demora muito a aquecer (e a arrecefer tambem, menos com os QC). Tem o beneficio de não fazer "coldgate", que não é grande problema em Portugal.
Eu tenho um problema chato: como a minha garagem é fechada, de manha esta muitas vezes a 27-30ºC por causa do calor perdido no aquecimento e transmissão electrica, apesar de ser subterranea e tudo à volta estar a 20ºC. Conclusão: a minha bateria no verão anda sempre pelos 30ºC..

Ja pensei em arranjar uma ventoinha para circular o ar da garagem

- BrunoAlves
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Re: Veículos eléctricos e altas temperaturas
Na minha também acontece igual. É normal neste tempo quente ter a garagem a quase 30 graus e na rua estarem 15.
Agora como o carro faz climatização da bateria, quando se lembra de a arrefecer fica ainda mais quente
Quando tinha o Leaf chegava a pô-lo a dormir na rua.
Agora como o carro faz climatização da bateria, quando se lembra de a arrefecer fica ainda mais quente

Quando tinha o Leaf chegava a pô-lo a dormir na rua.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

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Re: Veículos eléctricos e altas temperaturas
Não tenho garagem fechada, apenas parqueamento, de manhã, quando fica a carregar, noto bem o quentinho dentro do carro.
E infelizmente estando a trabalhar apanha sol o dia todo.....
E infelizmente estando a trabalhar apanha sol o dia todo.....
Hyundai Kauai
Dá mecha nisso!
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