Boa tarde a todos!
Já se falou por cá da manutenção de rejuvenescimento e modernização de baterias?
Por esta altura já começam a aparecer pelo mundo oficinas que se têm especializado na manutenção de baterias de automóveis elétricos, e começam-se a definir técnicas para o diagnóstico do estado de saúde das células individuais e substituição das células desgastadas por células novas, mantendo as que ainda estão saudáveis no power-pack.
As vantagens são evidentes:
A manutenção (ainda que dispendiosa) é significativamente mais barata do que substituir por uma bateria nova;
Recupera a autonomia que o veículo perdeu com o uso;
Reduz o impacto ambiental, reduzindo significativamente os materiais substituídos;
Aumenta a longevidade do veículo a médio prazo;
Torna a reciclagem da bateria mais fácil, ao permitir a desmontagem e pré-separação dos materiais desgastados pela oficina.
Este tipo de intervenção já é feito, por exemplo, pelas empresas de caminho de ferro ao seu material circulante, prolongando a longevidade do material e reduzindo custos de manutenção.
Este documento descreve o processo, o estado de arte atual e algumas das alterações legislativas necessárias para tornar este tipo de operação generalizada: http://www.uemi.net/uploads/4/8/9/5/489 ... ct2020.pdf

Rejuvenescimento de baterias: Um futuro possível?
- Nonnus
- Mensagens: 3453
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Rejuvenescimento de baterias: Um futuro possível?
Já se falou aqui várias vezes. O pack de baterias é tão bom quanto a célula mais fraca. Portanto estar a mudar apenas algumas células o pack vai ficar sempre limitado pela célula mais fraca. Salvo raras excepções o que se tem visto é que a degradação do pack é uniforme.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024