Recentemente encontrei um site da finlândia https://cleanfi.fi/Liikenne/ com 2 PDFs interessantes com uma base de dados quanto ao tipo de baterias que os fabricantes estão a implementar nos seus modelos.
Ja fui alertado que os PDFs tem erros no tipo de bateria que a marca implementou na viatura.
O PDF tem a data de 10/2021
http://cleanfi.fi/data/documents/World_ ... y-data.pdf
http://cleanfi.fi/data/documents/World_EVs.pdf
O tema é interessante e pode ser util para quem esta a pensar comprar um EV e de primazia ao tipo de bateria que pretende utilizar.
Exemplos de modelo para modelo :
Alguma baterias teem tensão maxima limitada
Algumas baterias teem tensão minima limitada
Algumas baterias degradam menos se forem carregadas 100%
Algumas baterias é preferivel carregar a 80%
Algumas baterias degradam mais com o calor
Algumas baterias teem um melhor sistema de refrigeração
Em cima destas diferentes químicas esta o que o fabricante implementou na BMS e que tipo de comportamento pretende da bateria ao nível de carga, descarga, carregamento e temperatura.
Por fim, para muitos compradores devem ter em conta como será na próxima década, se o fabricante de baterias produziu em massa este modelo ou é de pouca produção, este tipo de bateria ainda vai existir, é fácil de arranjar aquela química fora da garantia, é reparável por modulo, quantos modulos tem aquele modelo automóvel etc etc..
O mercado VE esta lançado e assiste-se a uma certa canibalização dos diferentes tipos de bateria de modelo para modelo de viatura, no passado (2013) a quota de mercado pertencia a Tesla e a Nissan e ja 10 anos passaram e teem existido muitos relatos da troca de baterias tanto da tesla como da Nissan e os preços continuam a ser altos devido a procura vs oferta
Todos estas questões terão de ser analisadas pelo consumidor na compra da sua própria viatura.

World EV Battery Data (Modelos e Química Baterias)
Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”
Ir para
- Clubeletricos.com
- ↳ Discussão sobre o Forum
- ↳ Apresentações
- ↳ Eventos / convívios VE
- ↳ Página principal de Discussão e Notícias
- Geral
- Veículos elétricos e híbridos plug-in
- ↳ Nissan
- ↳ Experiência de condução com o Nissan LEAF
- ↳ Diários de Bordo 24 - 30 kW.h
- ↳ Diários de Bordo 40 kW.h e 60 kW.h
- ↳ Compra. Leasing e Concessionários
- ↳ Proprietários do Nissan Leaf
- ↳ Problemas/Avarias
- ↳ Discussão Técnica sobre o Nissan LEAF
- ↳ Engenharia
- ↳ Baterias e Carregamento
- ↳ Fotos, Vídeos e Sons
- ↳ Leaf segunda geração
- ↳ Truques e Dicas
- ↳ Pergunte à Nissan
- ↳ Sugestões para a Nissan
- ↳ BMW
- ↳ BMW i3
- ↳ Citroën / DS
- ↳ Hyundai
- ↳ Kia
- ↳ Mercedes
- ↳ Mitsubishi
- ↳ Mitsubishi Outlander PHEV
- ↳ Mitsubishi I-MiEV, Citroen C0 e Peugeot Ion
- ↳ Opel
- ↳ Chevrolet Bolt / Opel Ampera-e
- ↳ Opel Ampera / Chevrolet Volt
- ↳ Peugeot
- ↳ Renault
- ↳ Renault Fluence ZE
- ↳ Renault Zoe
- ↳ Renault Twizy
- ↳ Renault Kangoo ZE
- ↳ Tesla
- ↳ Tesla Model 3
- ↳ Tesla Model S
- ↳ Tesla Model X
- ↳ VW
- ↳ Id3
- ↳ Outros veículos elétricos e híbridos Plug-In
- Outros Assuntos
- ↳ Outros Temas não relacionados com o VeÍculos Elétricos
- ↳ Questões Ambientais
- ↳ Negócios / Economia e Política
- ↳ Off-Topic
- ↳ Mobi-E
- ↳ Carregamento
- ↳ Postos carregamento Norte
- ↳ Postos carregamento grande Porto
- ↳ Postos carregamento Centro
- ↳ Postos carregamento Sul
- ↳ Postos carregamento grande Lisboa
- ↳ Postos carregamento Açores
- ↳ Postos Carregamento Madeira
- ↳ Equipamentos de carga - EVSEs
- ↳ EVSE Inteligente / Open Energy Monitor
- ↳ Compra e Venda