Ou eu estou a ter muito azar ou esta coisa da mobilidade eléctrica é muito pior do que tomei conhecimento durante os meses de preparação.
Carrego o meu Polestar 2 em casa e, claro está, este é um formato perfeitamente adequado para 80% do uso do meu carro.
No entanto, desde que recebi o carro, quando tenho um período dilatado de tempo livre e estou a conduzir, tenho feito alguns testes no sentido me familiarizar com o carregamento do carro “on the road”, para quando fizer viagens mais longas.
No primeiro teste, quando cheguei ao 1º carregador escolhido, este estava inoperativo sem que as apps o dessem como tal.
No segundo, estava um carro a carregar. Não tendo o condutor lá dentro e sendo-me impossível determinar quanto tempo lá estaria a carregar, tive que avançar para ao terceiro (que funcionou na perfeição).
Esta primeira aventura queimou-me perto de 45 minutos, carregamento excluído.
Ontem, saído do trabalho, fiz segundo teste.
O primeiro carregador, parte de um pomposamente apelidado de “hub”, estava dentro de um parque de estacionamento, sem que as apps o mencionassem.
Perguntei por interfone à operadora na cancela de entrada se tinha que pagar o parque e a Srª disse-me que sim. Fiz marcha-atrás e arranquei porque, por princípio, não aparo “xico-espertices” comerciais.
Avancei para o segundo carregador e lá chegado, pura e simplesmente não havia nada à vista.
Cheguei à conclusão de que deveria estar dentro de propriedade privada, um edifício comercial com ar decrépito que não percebi se sequer tem ainda utilização ou se estava simplesmente fechado para fim-de-semana. Fosse qual fosse a situação, o carregador estava inacessível, estando assinalado como de acesso público.
Siga para o terceiro. Inoperativo, sem informação de tal no Google Automotive do carro (…embora tenha, depois, constatado que estava sinalizado como tal na app da Miio, podendo assim, descontar-se esta ida como função da minha aselhice).
Acabei por arrancar para Cascais e visitar um carregador que já antes tinha usado quando carreguei o carro do “terst drive” no ano passado e que, mais uma vez, funcionou na perfeição.
Resultado…? Um percurso que, normalmente, demora 40 minutos a fazer “queimou” 01:45 do meu dia (aqui, com o curto carregamento de 11 minutos incluído).
Na preparação para comprar um EV uma das coisas que mais me impressionou (…e que frequentemente referencio para conhecidos e amigos…) foi a incrível lista que o Alexmol aqui publica quinzenalmente no “thread” “Actualização de postos de carregamento em Portugal”.
Fiquei/estou espantado com número de postos que são mencionados em cada "post".
Mas, pelos testes que tenho feito até agora, começo a pensar que, afinal, não interessa a cadência e número de postos que são activados, reparados ou construídos se, como resultado final, tenho apps que não indicam correctamente o seu estado e “escondidanços” de postos que apenas garantem frustração e tempo queimado para os “visitar”.
Qual a vossa experiência? Sou eu que tenho tido azar? Será que minha inexperiência a lidar com apps (…ou até mesmo o número de apps que estou a consultar…) é um factor? Será o facto de estar a fazer estes testes na Grande Lisboa relevante?
Obrigado por qualquer comentário.
EVK

Azar, aselhice ou é mesmo assim?
-
- Registado: 13 mar 2018, 11:51
- Data de fabrico: 30 dez 2020
- Capacidade bateria: 58Kwh
Re: Azar, aselhice ou é mesmo assim?
Confiar no Google para isso é meio caminho andado para dar asneira... Outro dia vi no Maps um carregador que estava sinalizado quase a 1km da sua posição real.
Use a Miio antes para tal.
Use a Miio antes para tal.
Sendo da zona de Lisboa diria que é o sitio onde por norma não precisa de carregar, os problemas que encontrou são, sobretudo, para quem vai para Lisboa.
E como disse o Nerusonu, use a app da Miio, é muito mais fiavel.

E como disse o Nerusonu, use a app da Miio, é muito mais fiavel.
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
-
- Registado: 26 jan 2023, 18:05
- Data de fabrico: 12 out 2023
- Capacidade bateria: 82 kWh
Sim, posso estar com "overload" de informação das apps e sem utilizar o que devo utilizar, como devo utilizar.
Por exemplo, como a simbologia da Miio aparece muito pequenina no meu telemóvel e porque não desselecionei "parques pagos" nos filtros, não vi o mini-mini símbolo incluído no marcador do 1° parque onde fui, ontem. Mas, também foi a app da Miio que me enviou para o 2° carregador, inoperacional.
Quanto ao Google Maps é frustrante porque, precisamente, uma das boas funcionalidades do Android Automotive, no PS2, é a de programar toda a viagem e navagar para os postos.
Tendo que fazer "cross check" com a Miio lá se vai grande parte da eficácia.
Vou continuar a testar para ver até que ponto é a minha inexperiência o principal problema.
Obrigado pelas respostas.
EVK
Por exemplo, como a simbologia da Miio aparece muito pequenina no meu telemóvel e porque não desselecionei "parques pagos" nos filtros, não vi o mini-mini símbolo incluído no marcador do 1° parque onde fui, ontem. Mas, também foi a app da Miio que me enviou para o 2° carregador, inoperacional.
Quanto ao Google Maps é frustrante porque, precisamente, uma das boas funcionalidades do Android Automotive, no PS2, é a de programar toda a viagem e navagar para os postos.
Tendo que fazer "cross check" com a Miio lá se vai grande parte da eficácia.
Vou continuar a testar para ver até que ponto é a minha inexperiência o principal problema.
Obrigado pelas respostas.

EVK
Eu não costumo ter problema porque antes de sair para uma viagem grande vejo por norma onde vou parar, isto em viagens em que a autonomia não chegue.
Por exemplo, no inicio do ano andei pelo norte do pais, Ponte de Lima, Chaves, Vila real,... só me preocupei com isso em Braga e enquanto almocei, como tinha de sobra para chegar a Chaves decidi que seria aí que iria carregar, procurei os mais rapidos e lá fui eu com o destino traçado, Roady de Chaves (Kempower), parei cerca de 20 minutos que deu para ir ao Intermaché comprar uns croissants pois ainda era cedo para o almoço, foi a paragem que fiz para uns 650kms.
Sempre com a Miio, obviamente, o que lhe falta, já lhes disse várias vezes, Miio em Android auto era um mimo.
Por exemplo, no inicio do ano andei pelo norte do pais, Ponte de Lima, Chaves, Vila real,... só me preocupei com isso em Braga e enquanto almocei, como tinha de sobra para chegar a Chaves decidi que seria aí que iria carregar, procurei os mais rapidos e lá fui eu com o destino traçado, Roady de Chaves (Kempower), parei cerca de 20 minutos que deu para ir ao Intermaché comprar uns croissants pois ainda era cedo para o almoço, foi a paragem que fiz para uns 650kms.

Sempre com a Miio, obviamente, o que lhe falta, já lhes disse várias vezes, Miio em Android auto era um mimo.
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
-
- Registado: 28 mai 2020, 13:48
- Data de fabrico: 28 nov 2019
- Capacidade bateria: 174.92 Ah
Não querendo ser mau: é aselhice...
Tal como ja referido: planear uma viagem longa de VE em Portugal só mesmo com a Miio.
O ideal é procurar locais onde haja varios PCR nas redondesas, ou uma alternativa mais "arriscada" logo à frente no caminho. Ver sempre os reviews da miio. Depois escolher assumindo todos os criterior. Alguns exemplos pessoais: AS A1 Antual onde costumava ir, agora com 3 PCR. Quando ainda tinha 1 ainda tive de esperar 20 min que quem estava a minha frente. Outra viagem PCR A25 Vouzela ocupado -> Segue em frente e pára no PCR A25 Viseu. E a maioria das vezes, se fores tomar café e voltares, quando vieres vez logo que o PCR já desocupou. O maior desvio/atraso que tenho em 4 anos foi... 20 min.

Tal como ja referido: planear uma viagem longa de VE em Portugal só mesmo com a Miio.

O ideal é procurar locais onde haja varios PCR nas redondesas, ou uma alternativa mais "arriscada" logo à frente no caminho. Ver sempre os reviews da miio. Depois escolher assumindo todos os criterior. Alguns exemplos pessoais: AS A1 Antual onde costumava ir, agora com 3 PCR. Quando ainda tinha 1 ainda tive de esperar 20 min que quem estava a minha frente. Outra viagem PCR A25 Vouzela ocupado -> Segue em frente e pára no PCR A25 Viseu. E a maioria das vezes, se fores tomar café e voltares, quando vieres vez logo que o PCR já desocupou. O maior desvio/atraso que tenho em 4 anos foi... 20 min.
-
- Registado: 20 jul 2020, 12:40
- Data de fabrico: 01 jan 2018
- Capacidade bateria: 17 Ah
O que disse o comentador anterior.
Usar MIIO. É essencial pq é a app mais fiável para saber se o posto está operacional (e mesmo assim..., não é infalível). E também porque corta mato no faroeste que são os preços.
Para não ter surpresas:

Usar MIIO. É essencial pq é a app mais fiável para saber se o posto está operacional (e mesmo assim..., não é infalível). E também porque corta mato no faroeste que são os preços.
Para não ter surpresas:
- 1) Melhor que usar o filtro Public é olhar para a foto do Posto. Vê-se logo se é num estacionamento privado ou operado.
- 2) Se estamos a meter muitas fichas num posto (sem alternativas), verificar antes os comentários, não vá ser um daqueles que está no ar e a cada 10m faz reboot. Ou que carrega durante 15m e depois cai. Ou que tem o teclado avariado. Ou que têm comunicação instável com a rede. Todos esses vão estar verdes nas apps mas depois ou não carregam ou estão severamente limitados de alguma forma.