Isso pode ter várias leituras, do ponto de vista tecnico a carga DC ao ser mais rapida fere mais a bateria, no entanto se estiver dentro dos parametros não é assim tanto, mas o fabricante está a dizer isso porque, por norma, uma carga rapida é usada em viagem, ou seja, carregas e segues logo viagem, não é tão nocivo para a bateria do que se estares constantemente a carregar na garagem lentamente até os 100%, como é referido os 80% são recomendados para o uso diario, diria que os carro têm algoritmos para limitarem estas coisas, e isso é muito mais notorio em cargas rapidas.
Posso dar o exemplo do meu LEAF, se carregar a 100% ao sair de manhã, gasta 5% de manhã e outros 5% à tarde, ou seja, só ao fim de 48 horas é que fica nos 80%, diria que fazer isto constantemente será pior do que quando fizer cargas rapidas o carregue a 100% pois estou em viagem, alem de não ser nada comodo perder tanto tempo numa carga, diria que a bateria sofre menos do que fazê-lo no dia a dia.
É como as marcas que têm baterias LFP dizerem que se deve carregar a 100%, que não prejudica a bateria, isto é treta, só o pedem porque o sistema é muito limitado na deteção do SoC, o que se não for carregada a 100% começa a ficar completamente descontrolado, a bateria é lesada na mesma proporção das nmc.
Ler o que as marcas dizem como se fosse a verdade é no minimo discutivel, cada uma tem o seu algoritmo de gestão de bateria e interesses na forma como essa gestão interfere com o condutor. O que devemos reter é que as baterias gostam mesmo é de andar perto dos 50%, o ideial seria carregar nos 40% e voltar a fazê-lo aos 60%, isto para o meu exemplo do LEAF, claro que não estou para esse trabalho.