Expansão células Leaf 40kW.h

Discutir todas as questões relacionadas com a tecnologia avançada de baterias para automóveis.
civic
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por civic » 10 abr 2025, 16:03

Basicamente o que tenho lido e tem sido principalmente aqui:

https://batteryuniversity.com/

Tenho a opinião de que se uma bateria faz, por exemplo, 1000 ciclos de 100% ela fará 3000 ciclos a 50%, o que quer dizer que quanto mais pequenos forem os ciclos menos degradam a bateria, estes numeros são meramente exemplificativos.
Alem disso, a melhor forma de manter uma bateria de litio é ter o mesmo espaço ocupado e livre 50/50, desta forma a atividade eletrica dentro da bateria dá-se de forma uniforme, os iões movimentam-se sem limitações, o que não acontece com ela totalmente cheia, por isso é importante o buffer.
Ora dizer que cada vez que ligas à ficha é um ciclo é a coisa mais ridicula que já ouvi, se assim fosse não poderia existir regeneração, pois cada vez que largássemos o acelerador era um ciclo. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's

cfvp
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Mensagem por cfvp » 10 abr 2025, 18:31

civic Escreveu:
10 abr 2025, 14:32
Eu tenho algum cuidado em não o deixar acima de 80% se ficar com ele parado muito tempo, por exemplo, na proxima semana vou estar fora, o LEAF vai ficar por volta dos 60%, fora isso carrego entre os 20% e os 80%, até porque embora ele ande todos os dias faz poucos kms para essa carga, ele faz consome uns 12% diariamente e acho que existe algum desgaste extra em levar sempre aos 100% nesta situação, se precisar de fazer mais kms não tenho qualquer problema em o levar a 100%.
Isto serve par ao LEAF, o i4 ou até mesmo o meu telemovel. ;)

Ele pode dizer que o carrega frequentemente a 100% que isso não tem qualquer problema, basta ele ter uma utilização em que fica nesse estado pouquissimo tempo. Também acho que dizer que um LEAF não é para carregar a 100% é um bocado ridiculo, a do LEAF é como qualquer outra bateria.
Generalizar é sempre uma cagada. ;)
Exacto, eu referi isso mesmo, que carregar a 100% afecta negativamente qualquer elétrico, até mesmo às baterias LFP. Então se o carro ficar parado muito tempo aí nem se fala, até no manual do Leaf diz para não fazer isso, basicamente. Claro que quando eu preciso também carrego a 100%, mas se no dia a dia não preciso, não vou submeter a bateria a esse esforço extra, até porque perco a regeneração. Acredito que mesmo carregando a 100% e saindo logo não será tão benéfico como sair com 80 ou 60%. Isto obviamente fazendo regularmente, não uma vez por outra.

Dito isto, é um bocado triste ver alguém supostamente etendido na matéria a desvalorizar este assunto. Se calhar para ele não faz muita diferença já que ele tem o Leaf 62 e conduz a pisar ovos.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms

Nonnus
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Mensagem por Nonnus » 10 abr 2025, 19:20

Para se perceber o contraditório, outra marca numa das recomendações escreve isto:

Imagem

Em DC em que existe mais dificuldade dos electrões se agruparem convenientemente dentro da bateria e que em SOC´s mais elevados provoca aumento exponencial de temperatura diz que este limite não é aplicado e pode desactivar a limitação dos 80%. O que devia ser dito era que em DC é altamente recomendado não exceder os 80%.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

civic

Mensagem por civic » 10 abr 2025, 19:44

Isso pode ter várias leituras, do ponto de vista tecnico a carga DC ao ser mais rapida fere mais a bateria, no entanto se estiver dentro dos parametros não é assim tanto, mas o fabricante está a dizer isso porque, por norma, uma carga rapida é usada em viagem, ou seja, carregas e segues logo viagem, não é tão nocivo para a bateria do que se estares constantemente a carregar na garagem lentamente até os 100%, como é referido os 80% são recomendados para o uso diario, diria que os carro têm algoritmos para limitarem estas coisas, e isso é muito mais notorio em cargas rapidas.
Posso dar o exemplo do meu LEAF, se carregar a 100% ao sair de manhã, gasta 5% de manhã e outros 5% à tarde, ou seja, só ao fim de 48 horas é que fica nos 80%, diria que fazer isto constantemente será pior do que quando fizer cargas rapidas o carregue a 100% pois estou em viagem, alem de não ser nada comodo perder tanto tempo numa carga, diria que a bateria sofre menos do que fazê-lo no dia a dia.

É como as marcas que têm baterias LFP dizerem que se deve carregar a 100%, que não prejudica a bateria, isto é treta, só o pedem porque o sistema é muito limitado na deteção do SoC, o que se não for carregada a 100% começa a ficar completamente descontrolado, a bateria é lesada na mesma proporção das nmc.

Ler o que as marcas dizem como se fosse a verdade é no minimo discutivel, cada uma tem o seu algoritmo de gestão de bateria e interesses na forma como essa gestão interfere com o condutor. O que devemos reter é que as baterias gostam mesmo é de andar perto dos 50%, o ideial seria carregar nos 40% e voltar a fazê-lo aos 60%, isto para o meu exemplo do LEAF, claro que não estou para esse trabalho. :lol:
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's

cfvp

Mensagem por cfvp » 11 abr 2025, 01:27

civic Escreveu:
10 abr 2025, 19:44
É como as marcas que têm baterias LFP dizerem que se deve carregar a 100%, que não prejudica a bateria, isto é treta, só o pedem porque o sistema é muito limitado na deteção do SoC, o que se não for carregada a 100% começa a ficar completamente descontrolado, a bateria é lesada na mesma proporção das nmc.

Ler o que as marcas dizem como se fosse a verdade é no minimo discutivel, cada uma tem o seu algoritmo de gestão de bateria e interesses na forma como essa gestão interfere com o condutor. O que devemos reter é que as baterias gostam mesmo é de andar perto dos 50%, o ideial seria carregar nos 40% e voltar a fazê-lo aos 60%, isto para o meu exemplo do LEAF, claro que não estou para esse trabalho. :lol:
Tinha ideia que as LFP eram mais resilientes às cargas a 100% do que as NMC, não é assim?

Pois o ideal seria ter o mínimo de DoD (Depth of Discharge), mas na prática não vale a pena andar com esses preciosismos. No meu caso arranjei uma regra tendo em conta quanto o meu carro carrega de noite. Ou seja, quando baixa dos 40% ponho a carregar 6 ou 7h (semana ou fim de semana) e assim a bateria anda entre os 25% e os 75%, mais ou menos.

civic

Mensagem por civic » 11 abr 2025, 08:04

cfvp Escreveu:
11 abr 2025, 01:27

Tinha ideia que as LFP eram mais resilientes às cargas a 100% do que as NMC, não é assim?

Pois o ideal seria ter o mínimo de DoD (Depth of Discharge), mas na prática não vale a pena andar com esses preciosismos. No meu caso arranjei uma regra tendo em conta quanto o meu carro carrega de noite. Ou seja, quando baixa dos 40% ponho a carregar 6 ou 7h (semana ou fim de semana) e assim a bateria anda entre os 25% e os 75%, mais ou menos.
As LFP são mais resilientes ao uso, ou seja, fazem mais ciclos que as NMC, o que não que dizer que a degradação em termos de usar os ciclos todos são na mesma proporção das NMC, mais um exemplo, se perdes 0,000000001% por usar a bateria nos 100% numa NMC vais ter +/- a mesma porporção nas LFP só que se vai notar menos porque partes de um numero maior, 3000 ciclos em vez de 1000 ciclos, numeros meramente exemplificativos. ;)
As marcas apenas dizem para fazer ciclos completos porque de outra forma "perdem-se" no SoC, só por isso.
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's

cfvp

Mensagem por cfvp » 13 abr 2025, 16:06

Ok entendi, obrigado.

Ultimamente tenho visto vários relatos sobre a saúde da bateria dos Teslas. Isto porque a Tesla numa atualização de software passou a possibilitar fazer um teste à saúde das mesmas. Já vi um caso de M3P de 2020 nem com 200mil kms e já tem 19% de degradação.

Dito isto, fala-se muito mal dos Leafs 40, mas os Teslas (bem mais caros, diga-se) estão com uma degradação pior ou igual. Claro que o Leaf 40 tem o problema grave do inchamento dos módulos, mas com uma utilização moderada, em termos de degradação, está a par dos Teslas. Dá a entender que mesmo com arrefecimento das baterias é importante fazer uma condução moderada.

Edit: Por falar em LFP e degradação, um vídeo que descobri recentemente: https://youtu.be/qQiwHCX46hk?si=G6lk3e9ZpxduQ6UL

civic

Mensagem por civic » 18 abr 2025, 12:03

As baterias, é como qualquer outro equipamento, o uso dita a sua longevidade, é como num carro a combustão, podes usar sempre no red line, mas o cuidado que tens com o motor dita a sua longevidade, cada um sabe, "ou não", como o manter da melhor forma. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's

Responder

Voltar para “Baterias e Carregamento”