Diário de bordo - Malm

Fórum de discussão sobre o Mitsubishi I-MiEV e derivados.
Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Malm » 22 jan 2012, 18:54

Como é que se abastece um carro a combustível? Também é preciso trazer a mangueira de casa? E também têm um cartão? E quantos Km fazem com 1€? E quantos litros leva? E quanto custou o carro? Mas só leva mesmo gasolina? E se lhe acabar a gasolina? Qualquer dia vou para um posto da Galp fazer estas perguntas para ver se as pessoas são tão simpáticas como eu.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por mjr » 22 jan 2012, 23:32

:lol: :lol: :lol:
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Malm » 20 fev 2012, 20:14

Quando vou à Figueira de i-MiEV, e já lá fui com ele 3X, paro sempre no Forum Coimbra para o carregar umas horas. Ontem quando ia a sair parou um Peugeot iOn mesmo à minha frente, dos test-drives. Pela primeira vez senti a sensação de surdez quando se aproxima um VE. Ultrapassei os 15000 km, mais mês e meio e vai à revisão da marca.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por mjr » 09 mar 2012, 00:26

Estou a pensar ir a Lisboa de LEAF e preciso de ter algumas dicas ;)

Quanto tempo demorou do PCR do Pombal até ao de Aveiras, indo pelo IC2 a partir de Leiria? A que velocidade? Quanto carga gastou? Este é o trajeto maior sem carregar que irei fazer (120km).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3495
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por RJSC » 09 mar 2012, 01:35

mjr Escreveu:Estou a pensar ir a Lisboa de LEAF e preciso de ter algumas dicas ;)

Quanto tempo demorou do PCR do Pombal até ao de Aveiras, indo pelo IC2 a partir de Leiria? A que velocidade? Quanto carga gastou? Este é o trajeto maior sem carregar que irei fazer (120km).
A velocidade mínima na Auto-estrada é de 50 km/h :lol:
Não parece lá muito bem mas pode-se circular a 70 80 ou 90 km/h como numa nacional com o benefício de não ter que se desperdiçar energia em travagens com semáforos, rotundas, outros veículos a mudar de direção, peões, etc, já que a estrada atravessa muitas localidades (em que também tem que ser cortar na velocidade para 50 km/h).

Uma delas chama-se Faniqueira... :lol: Pena que o Leaf já não tenha o travão de mão tradicional para se passar lá a sacar umas faniqueiras! :lol:
Criou-se o nome: FANIQUEIRA. Nasceu de uma expressão antiga do Jorge Costa, relacionada com os velhos tempos de andar a sacar piões. Fazer faniqueira quer dizer puxar o travão de mão.
Parece-me ser uma expressão do Norte, por isso deixei esta citação aqui para toda a gente perceber.

Eu fui pelo IC2 há 3 anos para poupar nas portagens de Leiria para baixo e foi um martírio com tanto semáforo, carros a sair e entrar da estrada que me obrigavam a parar, peões, etc etc. A recordação que me ficou foi a perna completamente extenuada de tanto carregar na embraiagem.

Com o VE não se cansa a perna mas vão muitos kWh embora em todas as travagens... Mesmo com regeneração com sorte só 50% da energia é recolocada na estrada depois de ser metida e retirada da bateria e passar pelo controlador duas vezes. Provavelmente muito menos porque a velocidades de para-arranca o motor é pouco eficiente a gerar/travar e são aplicados os travões de fricção.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por mjr » 09 mar 2012, 09:12

A razão para ir pelo IC2 entre Leiria e Aveiras é devido à passagem pela Serra dos candeeiros. Para fazer 120km bastaria ir a 105km/h de velocidade, com a bateria a 100%, mas eu gostava de chegar ao posto de carga antes do aviso de bateria fraca (17%). Para isso a velocidade já teria de ser de 90km/h, o que ainda é aceitável pois os pesados têm isso como velocidade máxima permitida. Mas a subida...

Ir pelo IC2 evita a subida e permite Vmed mais baixas tipo 70-80 km/h. Quando há poucos dias fiz 100km com 58% da carga da bateria (de 80% a 22%), grande parte do trajeto foi pela Nacional 14, com muitas paragens, por isso o LEAF deve ser bastante eficiente na regeneração.

O IC2 nesse trajeto é assim tão mau agora? Penso que têm feito melhorias ao IC2 ao longo do tempo, pelo que já poderão ter eliminado alguns cruzamento problemáticos.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3088
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Filipe » 09 mar 2012, 10:36

Vê lá bem isso mjr, pois eu até estou disposto a pagar o teu abastecimento de electrões na A5 em Oeiras. ( por acaso já está outra vez OFF ) :mrgreen:
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5076
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por ruimegas » 09 mar 2012, 10:44

Filipe Escreveu:Vê lá bem isso mjr, pois eu até estou disposto a pagar o teu abastecimento de electrões na A5 em Oeiras. ( por acaso já está outra vez OFF ) :mrgreen:
Está Off como?

A mim deixou de me identificar o cartão..diz "Cartão Não Autorizado".

Nunca me tinha acontecido.

Já mandei e-mail para a Mobi-E e aguardo desevolvimentos

Cumprimentos
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por mjr » 09 mar 2012, 11:14

Espero bem que os postos de carga rápida de Aveiras e Pombal estejam ativos!! :evil:
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

vgomes
Proprietário Leaf
Mensagens: 659
Registado: 07 jan 2011, 23:33

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por vgomes » 09 mar 2012, 11:55

Pelas nossas ultimas experiências juntos a inumeros postos de carregamento espero bem que o Mobi.e continue activo.

Responder

Voltar para “Mitsubishi I-MiEV, Citroen C0 e Peugeot Ion”