
Diário de bordo - Malm
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Mensagens: 3529
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
- Localização: Tábua
Re: Diário de bordo - Malm
Como é que se abastece um carro a combustível? Também é preciso trazer a mangueira de casa? E também têm um cartão? E quantos Km fazem com 1€? E quantos litros leva? E quanto custou o carro? Mas só leva mesmo gasolina? E se lhe acabar a gasolina? Qualquer dia vou para um posto da Galp fazer estas perguntas para ver se as pessoas são tão simpáticas como eu.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Diário de bordo - Malm



Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Mensagens: 3529
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
- Localização: Tábua
Re: Diário de bordo - Malm
Quando vou à Figueira de i-MiEV, e já lá fui com ele 3X, paro sempre no Forum Coimbra para o carregar umas horas. Ontem quando ia a sair parou um Peugeot iOn mesmo à minha frente, dos test-drives. Pela primeira vez senti a sensação de surdez quando se aproxima um VE. Ultrapassei os 15000 km, mais mês e meio e vai à revisão da marca.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Diário de bordo - Malm
Estou a pensar ir a Lisboa de LEAF e preciso de ter algumas dicas 
Quanto tempo demorou do PCR do Pombal até ao de Aveiras, indo pelo IC2 a partir de Leiria? A que velocidade? Quanto carga gastou? Este é o trajeto maior sem carregar que irei fazer (120km).

Quanto tempo demorou do PCR do Pombal até ao de Aveiras, indo pelo IC2 a partir de Leiria? A que velocidade? Quanto carga gastou? Este é o trajeto maior sem carregar que irei fazer (120km).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3495
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
- Localização: Aveiro
Re: Diário de bordo - Malm
A velocidade mínima na Auto-estrada é de 50 km/hmjr Escreveu:Estou a pensar ir a Lisboa de LEAF e preciso de ter algumas dicas
Quanto tempo demorou do PCR do Pombal até ao de Aveiras, indo pelo IC2 a partir de Leiria? A que velocidade? Quanto carga gastou? Este é o trajeto maior sem carregar que irei fazer (120km).

Não parece lá muito bem mas pode-se circular a 70 80 ou 90 km/h como numa nacional com o benefício de não ter que se desperdiçar energia em travagens com semáforos, rotundas, outros veículos a mudar de direção, peões, etc, já que a estrada atravessa muitas localidades (em que também tem que ser cortar na velocidade para 50 km/h).
Uma delas chama-se Faniqueira...


Parece-me ser uma expressão do Norte, por isso deixei esta citação aqui para toda a gente perceber.Criou-se o nome: FANIQUEIRA. Nasceu de uma expressão antiga do Jorge Costa, relacionada com os velhos tempos de andar a sacar piões. Fazer faniqueira quer dizer puxar o travão de mão.
Eu fui pelo IC2 há 3 anos para poupar nas portagens de Leiria para baixo e foi um martírio com tanto semáforo, carros a sair e entrar da estrada que me obrigavam a parar, peões, etc etc. A recordação que me ficou foi a perna completamente extenuada de tanto carregar na embraiagem.
Com o VE não se cansa a perna mas vão muitos kWh embora em todas as travagens... Mesmo com regeneração com sorte só 50% da energia é recolocada na estrada depois de ser metida e retirada da bateria e passar pelo controlador duas vezes. Provavelmente muito menos porque a velocidades de para-arranca o motor é pouco eficiente a gerar/travar e são aplicados os travões de fricção.
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Diário de bordo - Malm
A razão para ir pelo IC2 entre Leiria e Aveiras é devido à passagem pela Serra dos candeeiros. Para fazer 120km bastaria ir a 105km/h de velocidade, com a bateria a 100%, mas eu gostava de chegar ao posto de carga antes do aviso de bateria fraca (17%). Para isso a velocidade já teria de ser de 90km/h, o que ainda é aceitável pois os pesados têm isso como velocidade máxima permitida. Mas a subida...
Ir pelo IC2 evita a subida e permite Vmed mais baixas tipo 70-80 km/h. Quando há poucos dias fiz 100km com 58% da carga da bateria (de 80% a 22%), grande parte do trajeto foi pela Nacional 14, com muitas paragens, por isso o LEAF deve ser bastante eficiente na regeneração.
O IC2 nesse trajeto é assim tão mau agora? Penso que têm feito melhorias ao IC2 ao longo do tempo, pelo que já poderão ter eliminado alguns cruzamento problemáticos.
Ir pelo IC2 evita a subida e permite Vmed mais baixas tipo 70-80 km/h. Quando há poucos dias fiz 100km com 58% da carga da bateria (de 80% a 22%), grande parte do trajeto foi pela Nacional 14, com muitas paragens, por isso o LEAF deve ser bastante eficiente na regeneração.
O IC2 nesse trajeto é assim tão mau agora? Penso que têm feito melhorias ao IC2 ao longo do tempo, pelo que já poderão ter eliminado alguns cruzamento problemáticos.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- Filipe
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3088
- Registado: 19 fev 2011, 03:51
- Data de fabrico: 09 mai 2011
- Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
- Localização: Murtal - Parede - Lisboa
Re: Diário de bordo - Malm
Vê lá bem isso mjr, pois eu até estou disposto a pagar o teu abastecimento de electrões na A5 em Oeiras. ( por acaso já está outra vez OFF ) 

Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
- ruimegas
- Gestor do Forum
- Mensagens: 5076
- Registado: 04 jan 2011, 23:39
- Data de fabrico: 09 jun 2011
- Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
- Localização: Oeiras
- Contacto:
Re: Diário de bordo - Malm
Está Off como?Filipe Escreveu:Vê lá bem isso mjr, pois eu até estou disposto a pagar o teu abastecimento de electrões na A5 em Oeiras. ( por acaso já está outra vez OFF )
A mim deixou de me identificar o cartão..diz "Cartão Não Autorizado".
Nunca me tinha acontecido.
Já mandei e-mail para a Mobi-E e aguardo desevolvimentos
Cumprimentos
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Diário de bordo - Malm
Espero bem que os postos de carga rápida de Aveiras e Pombal estejam ativos!! 

Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Re: Diário de bordo - Malm
Pelas nossas ultimas experiências juntos a inumeros postos de carregamento espero bem que o Mobi.e continue activo.