Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1404
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 46 Ah 7 barras

Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por frankesousa » 01 mai 2018, 20:55

Boa tarde a todos,

E eis que menos de 15 dias depois de vender um dos nossos carros a combustão (quase novo, para trocar por eléctrico) chega cá casa o substituto a electrões (mais um Azul :D )

Imagem

A primeira viagem foi calma para "apalpar terreno", foram "apenas" 62Km mas ele chegou a dizer que ainda conseguia ir e vir novamente ;)
Mais uns quilómetros e preenchia os 5 pinheiros (ainda não sei quantos pinheiros podem aparecer no total!)
Imagem

Imagem

Hoje "só para testar" já fez mais uns bons 80 km!

Vamos esperar pelo cartão Mobi.e e depois é esperado aparecerem as histórias mais divertidas (para quem lê :roll: ). Vai ser inevitável arriscar nas viagens sem autonomia para voltar!

Em breve voltarei com mais pormenores sobre este bela experiência.
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6522
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por BrunoAlves » 01 mai 2018, 21:06

Bela máquina, parabéns.
Venham de lá esses relatos ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por hmendes » 01 mai 2018, 21:32

Parabéns! Venham daí essas aventuras.

jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 2024
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por jasmim » 01 mai 2018, 21:35

Parabéns.
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

Atb
Mensagens: 67
Registado: 26 set 2017, 14:48
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por Atb » 02 mai 2018, 10:19

Parabéns também tenho um Leaf 30 há 15 dias, a minha experiência com VE.

Venham de lá esses relatos.

Avatar do Utilizador
filipeoliv
Mensagens: 673
Registado: 15 dez 2017, 12:14
Data de fabrico: 14 abr 2013
Capacidade bateria: 24 Kw

Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por filipeoliv » 02 mai 2018, 14:24

Parabéns!!!
E muitos km ;)

PMESS79
Mensagens: 328
Registado: 20 mar 2018, 09:37
Data de fabrico: 06 set 2018
Localização: São João de Ver - Santa Maria da Feira

Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por PMESS79 » 02 mai 2018, 16:02

Parabéns, muitos km com a nova máquina!
Nissan leaf N-Connecta 40kWh desde 06/09/2018

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1404
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 46 Ah 7 barras

Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por frankesousa » 27 jun 2018, 15:43

Chegou a altura de testar melhor os limites do veículo com uma "grande" viagem!

O itenerário à partida será:

Ida: Penafiel -> Sesimbra (Férias) -> Lisboa (de passagem) -> Algarve-Silves (Férias)
Volta: Algarve-Silves -> Sesimbra (mais uns dias antes de voltar a casa) -> Penafiel

Estou neste momento em Sesimbra na viagem de ida com 400 Km no contador.

Como vou fazer isto em partes, vou descrever a viagem em partes também. Todos os dados que descrevo são reportados pelo carro, não tenho LeafSpy.

1ª Parte - Penafiel -> Sesimbra
No "papel" seriam 380Km. Foram 400Km na realidade.
Viagem feita uns 70% em Nacional e o restante em AE entre 50 a 90 Km/h em nacional e 100-110 Km/h em AE.
Fiz "apenas" 2 paragens no PCR de Pombal e Aveiras chegando a Sesimbra com 54% de bateria (96Km estimados pelo carro).
No carro vim só eu e o meu Filho de 2 anos (que se portou lindamente).
A troço mais longo foi o 1º com + de 160 km percorridos chegando ao PCR com 20% de SOC, ou seja, sem "medos".
Obviamente que deixar 3 PCR para trás sem carregar dá sempre aquele receio!!! Não sei se foi a melhor decisão apesar de tudo.

Paragens de 30min e 27min (o tempo necessário para comer e ir ao WC com o filhote) resultaram em cargas de 100% e 96% respectivamente e energia carregada de 18.38 kWh e 15.83 kWh segundo o carregador.

Resumo da 1ª parte
Sem problemas, PCR's a funcionar perfeitamente e desocupados.
Problema (o pior da viagem) temperatura das baterias ao fim do carregamento = todas as barras antes do vermelho :shock: (a única salvação para a mente são os 8 anos de garantia :pray: )
Isto mostra (para mim) que um VE serve para estas viagens também (quando podermos confiar na MobiE), as paragens de 30 min são o tempo "normal" para se ir ao WC e comer qualquer coisa, mas... Baterias sem refrigeração!!!

Agora uma Pergunta se me conseguirem ajudar para o restante da viagem
Não estava à espera que a bateria carrega-se até 100% em 30 min! É normal?
Devia ter estado atento e desligado o carregamento aos 80%?
Carregar 10/15 mim em todos os PCR s seria melhor para a temperatura da bateria?


Obrigado desde já pela ajuda, continuarei a reportar esta viagem assim que seguir para o Algarve (se tiver bateria par sair de Sesimbra, já que não existem aqui carregadores. Já agora se alguém souber de algum sitio para carregar avise!)
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3453
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por Nonnus » 27 jun 2018, 16:39

Podes ver aqui a minha recente viagem a Viseu no meu Leaf de 30.

viewtopic.php?f=56&t=6945&start=50#p106317
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9925
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por mjr » 28 jun 2018, 09:45

Carregar 10/15m em princípio será pior para a temperatura pois vai carregar sempre à corrente máxima. Nas cargas a mais de 80% a corrente de carga começa a baixar e por isso esses últimos 20% aquecem menos a bateria do que se fossem carregados à corrente máxima.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”