
LEAF 30 - atualização ao firmware do LBC
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Re: LEAF 30 - atualização ao firmware do LBC
Como é que descobriram o caso do dieselgate? Faz-se testes e chega-se a conclusões.
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Re: LEAF 30 - atualização ao firmware do LBC
Vou tentar explicar.
O update inflaciona SOH e ah, mas o hx é sempre fixo. Devem se guiar pelo hx nos de 30 para perceber melhor a degradação.
O update inflaciona SOH e ah, mas o hx é sempre fixo. Devem se guiar pelo hx nos de 30 para perceber melhor a degradação.
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Re: LEAF 30 - atualização ao firmware do LBC
Não com um teste de tomada, acho que só mesmo deixando passar algum tempo e fazendo testes de tomada vamos ver o que isto dá / deu. Se for um LBCgate, só será preciso comprovar e fazer a Nissan aceitar com um teste de tomada que prova a real capacidade da bateria!sparrow Escreveu: ↑07 ago 2018, 15:07A questão é... como é que comprovas? se os únicos dados que tens à disposição só os tens filtrados através do software da Nissan...Nonnus Escreveu: ↑07 ago 2018, 14:46Já viste se isso fosse assim, e se mais tarde se viesse a descobrir como foi o caso do dieselgate a barraca que era?
Então a Nissan faz uma actualização para aldrabar o cliente! Certamente ia-lhes sair muito mais caro. Olha a VW o nº de carros que teve de recolher e dar indemnizações aos proprietários nos States. É que nem tudo é como em Portugal que ficou tudo na mesma como se nada tivesse acontecido.
Qualquer um de nós só vê da bateria aquilo que a Nissan deixa que se veja!
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Re: LEAF 30 - atualização ao firmware do LBC
Tudo isto anda à volta da questão do SoH baixar demasiado rápido no Leaf de 30. É a realidade ou erro de software? Por que razão as novas baterias se degradariam mais depressa? Então estas baterias não foram testadas anos antes de sair o carro? Por que razão a Nissan mudaria para baterias piores? Para passar de 24 para 30?
Resta ter muitos valores para perceber se a capacidade medida em tomada está mais correlacionada com o SoH antes ou depois.
Se alguém puder melhorar a metodologia, tanto melhor. Mas o ground truth da capacidade da bateria é o teste de tomada, não o SoH imaginado pelo LBC.
Há que ter cuidado de deixar repousar antes de tirar as tensões...
Com um teste de tomada. Cada pessoa que vá fazer o update, deve ter a presença de espírito que teve o jfr2006 para tirar uma fotografia do estado da bateria antes e depois. Reparem que ele tirou a tensão da bateria do nível alto e baixo, antes e depois, e mediu a energia de carregamento antes e depois. Nada se alterou, por isso não se pode argumentar que o LBC passou a carregar mais acima ou abaixo.
Resta ter muitos valores para perceber se a capacidade medida em tomada está mais correlacionada com o SoH antes ou depois.
Se alguém puder melhorar a metodologia, tanto melhor. Mas o ground truth da capacidade da bateria é o teste de tomada, não o SoH imaginado pelo LBC.
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Re: LEAF 30 - atualização ao firmware do LBC
Como já tinha referido o meu carro vai para a Nissan na segunda-feira (ontem telefonaram-me a confirmar), embora a pessoa que fale comigo ao telefone continue sem saber do que eu estou a falar, quando falo na actualização, penso que será feita, pois quando for entregar o carro vou falar com o chefe da oficina.
Na sexta-feira quando o carro fizer a viagem diária (após 192km - 8% de SOC) vou mete-lo a carga e registar os valores. Depois vai ficar uma semana na Nissan, depois vem as férias. Conclusão só posso fazer o teste de tomada nas mesmas condições passado três semanas. Embora eu ache que no meu caso não vá ver diferenças significativas, porque o carro apesar de ter quase os 40000km só tem 1 ano.
Na sexta-feira quando o carro fizer a viagem diária (após 192km - 8% de SOC) vou mete-lo a carga e registar os valores. Depois vai ficar uma semana na Nissan, depois vem as férias. Conclusão só posso fazer o teste de tomada nas mesmas condições passado três semanas. Embora eu ache que no meu caso não vá ver diferenças significativas, porque o carro apesar de ter quase os 40000km só tem 1 ano.
Última edição por Nonnus em 08 ago 2018, 15:17, editado 1 vez no total.
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Re: LEAF 30 - atualização ao firmware do LBC
quem é que fez teste de tomada logo em novo?
o teste de tomada permitiria ver se a Nissan está a aldrabar é fazendo o teste de tomada depois da actualização e ver se a % de carga que o carro aceita é mais parecida ao valor de SOH ou de Hx...
no exemplo do @HellMaster...
portanto, na minha opinião, para tirar esta teima era alguém que tivesse feito o teste de tomada em novo voltar a fazer o teste de tomada depois da actualização. e ver se o resultado é mais próximo do SOH antes ou depois da actualização.
o teste de tomada permitiria ver se a Nissan está a aldrabar é fazendo o teste de tomada depois da actualização e ver se a % de carga que o carro aceita é mais parecida ao valor de SOH ou de Hx...
no exemplo do @HellMaster...
se ele fizer hoje o teste da tomada... consegue colocar na bateria cerca de 89% do que um LEAF 30 conseguia em novo?Hx na oficina, depois da actualização: 71.65% , SoH 89.2 (12 barras)
ou será que só consegue cerca de 78%?Hx na oficina, antes da actualização: 71.53% , SoH: 77.75 (11 barras)
portanto, na minha opinião, para tirar esta teima era alguém que tivesse feito o teste de tomada em novo voltar a fazer o teste de tomada depois da actualização. e ver se o resultado é mais próximo do SOH antes ou depois da actualização.
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Re: LEAF 30 - atualização ao firmware do LBC
À velocidade louca que desce o SoH reportado pelo LBC não actualizado, vendo o andamento ao longo do tempo da curva da energia carregada, não deve ser difícil perceber a qual das duas hipóteses se colam melhor as medições.
Se bem entendo, há qualquer coisa no Leaf que é diferente. Eu, sempre que faço um carregamento grande, posso estimar: carreguei x energia, e isso representou uma subida y do SoC, portanto a capacidade da bateria é x/y. Isso permite ter muitos pontos para a capacidade da bateria ao longo do tempo, sem provocar descargas mais profundas que o necessário.
Em cada medição há erro, mas olhando para o conjunto de pontos ao longo do tempo deve dar para perceber se a capacidade desce à velocidade do artigo australiano que lançou esta história.
Se bem entendo, há qualquer coisa no Leaf que é diferente. Eu, sempre que faço um carregamento grande, posso estimar: carreguei x energia, e isso representou uma subida y do SoC, portanto a capacidade da bateria é x/y. Isso permite ter muitos pontos para a capacidade da bateria ao longo do tempo, sem provocar descargas mais profundas que o necessário.
Em cada medição há erro, mas olhando para o conjunto de pontos ao longo do tempo deve dar para perceber se a capacidade desce à velocidade do artigo australiano que lançou esta história.
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Re: LEAF 30 - atualização ao firmware do LBC
Sim, não tenho a mais pequena dúvida.
Eu no mk2 de 24kWh quando fiz o teste da tomada teria ~~94% quando o carro já dava 86-88%.
Não tenho dúvidas que o problema é estimativa errada da capacidade e não perda efectiva.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

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Re: LEAF 30 - atualização ao firmware do LBC
Viva,sparrow Escreveu: ↑08 ago 2018, 14:21quem é que fez teste de tomada logo em novo?
o teste de tomada permitiria ver se a Nissan está a aldrabar é fazendo o teste de tomada depois da actualização e ver se a % de carga que o carro aceita é mais parecida ao valor de SOH ou de Hx...
no exemplo do @HellMaster...
se ele fizer hoje o teste da tomada... consegue colocar na bateria cerca de 89% do que um LEAF 30 conseguia em novo?Hx na oficina, depois da actualização: 71.65% , SoH 89.2 (12 barras)
ou será que só consegue cerca de 78%?Hx na oficina, antes da actualização: 71.53% , SoH: 77.75 (11 barras)
portanto, na minha opinião, para tirar esta teima era alguém que tivesse feito o teste de tomada em novo voltar a fazer o teste de tomada depois da actualização. e ver se o resultado é mais próximo do SOH antes ou depois da actualização.
Peço desculpa mas o tempo para vir responder às vezes é curto...
Então é assim:
em novo nunca fiz teste de tomada... nunca me preocupei, era novo e nada me indicaria que a Nissan me enganasse na capacidade original da bateria (e continuo a ser dessa opinião em usado. Acredito que seja mesmo erro de cálculo do software, dados os Km que faço vs os que fazia em novo).
Já o desaparecer das barras, a que percentagem e em que condições, já tenho mais dúvidas que não seja manipulado para evitar trocar baterias em garantia... perder 1 barra ao fim de uma degradação de 19% de SoH e com 64,5AHr ? A esse ritmo, 4 barras seriam quase 80% de degradação, e a partir das 5 era sõ para ficar bem na foto... mas pronto, de volta ao tõpico...
Em usado, com 2 anos, teste de tomada 3 dias antes de ir para a oficina, sem deixar descarregar até abrir o contactor (perdoem se for calinada, acho que é isso que acontece se for mesmo a 0, certo?), mas sim descarregado até à tartaruga, e mais 500m de caminho depois disso, o carregador de 10A da Nissan consumiu, de acordo com o meu medidor de tomada e o do quadro, 29,3kW. Se a eficiência for de 90%, meti 26,4 kW na bateria, o que deve ser equivalente aos 89% de SoH...
De salientar que o meu, em novo, nunca passou dos 80,6Ah quando vi por aqui users com 82, por isso a minha bateria em nova poderia ter menos 2Ah que algumas... isto é só para facilitar caso queiram comparar os resultados com alguém que tenha feito teste de tomada em novo

O que me intriga é mesmo o facto de manter o Hx mas ter recuperado a 12ª barra, o que me leva a crer que a análise é feita pelo SoH em vez do Hx.
Cumprimentos
Hugo
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Re: LEAF 30 - atualização ao firmware do LBC
isso é que é importante... a capacidade em relação a novo. se no teste de tomada está à volta dos 89% e corresponde aproximadamente ao SOH a Nissan tem razão.
é isso que importa aferir.
seguramente alguém fez teste de tomada em novo e é possível ir buscar essa informação algures...
é isso que importa aferir.
seguramente alguém fez teste de tomada em novo e é possível ir buscar essa informação algures...