Se calhar estava mesmo fresquinho demais para accionar o ar para as bateriasandraykens Escreveu: ↑29 set 2018, 15:30Estive a confirmar e pela posição das palhetas brancas que são acionadas pelo controlador, estão fechadas e o ar não está a ir para o pack![]()

Diário de bordo - Czero no ribatejo
- rnlcarlov
- Registado: 16 jun 2015, 18:08
- Data de fabrico: 04 mai 2011
- Capacidade bateria: 41.1 Ah
Re: Diário de bordo - Czero no ribatejo
- migle
- Registado: 01 set 2017, 00:21
- Data de fabrico: 25 set 2017
- Capacidade bateria: 78Ah
Acho que estás demasiado preocupado. É bom cuidar do carro, mas calma.andraykens Escreveu: ↑28 set 2018, 19:00Mais um dia... mais um inferno de temperatura. Felizmente tenho conseguido sombra o dia todo, mas não deve chegar para manter o pack fresco.![]()
![]()
Quando deixas o carro ao sol, a chapa atinge os 50 graus. Lá dentro, por causa do efeito de estufa, o ar está a mais 10 graus que cá fora. Porém, a bateria provavelmente não. Não sei como é no C0 mas no meu, muitas vezes o carro está um forno e a bateria está nos 30, 31... Não é tanto assim. Já por aqui houve quem testasse e tem-se dito que a bateria aquece por convecção, o calor que a atinge vem do chão.
Por oposição, o ar dentro do carro e a chapa aquecem pela radiação solar. A terceira forma de transmissão de calor, a condução, não tem aqui tanto peso. Isto tudo ao nível dos palpites: desde o ar no carro até à bateria, há imensos materiais diferentes, e o calor não se conduz tão facilmente de uns para os outros. Tipicamente a temperatura da bateria é igual ou até ligeiramente inferior à temperatura do ar à sombra.
E essas já desceram bastante. Hoje a vir do Entretenimento já liguei o aquecimento.
-
- Registado: 23 jun 2017, 08:09
Durante os últimos dias tem estado mesmo calor mas tenho conseguido gerir com sombra quase todo o dia. Em casa tenho cave onde está bem mais fresco que na rua. De noite, inverte-se, o que me traz dificuldades em gerir o fresco da noite e o carregamento na cave com bihorario.
Para já a única preocupação que tenho é o facto de não carregar as 16 barras. Ou já tem muita degradação ou o pack pode estar desequilibrado. Ainda consegue fazer 100km pelo menos isso. Sem um obd reader estou às escuras.
Por isso tenho de tentar cuidar o melhor que consiga.
Obrigado por acompanharem estas dúvidas iniciais
Para já a única preocupação que tenho é o facto de não carregar as 16 barras. Ou já tem muita degradação ou o pack pode estar desequilibrado. Ainda consegue fazer 100km pelo menos isso. Sem um obd reader estou às escuras.
Por isso tenho de tentar cuidar o melhor que consiga.
Obrigado por acompanharem estas dúvidas iniciais
- migle
De noite, é na cave que ele deve estar. A rua é demasiado frio. Passo-me sempre com os canadianos nos fóruns internacionais que em vez de meterem o carro na garagem, deixam o carro em frente à garagem e depois querem carregar o carro numa tomada de 120V...
Estás a temperaturas próximas do ideal. Se quiseres ver se algum dos meus funciona... Não tenho o OBDLink LX.
Estás a temperaturas próximas do ideal. Se quiseres ver se algum dos meus funciona... Não tenho o OBDLink LX.
- rnlcarlov
Eu agora não vou fazer viagens grandes, logo posso emprestar o obdlink lx. É difícil arranjar outro aparelho que funcione com o Canion.
- migle
Da próxima vez que houver um encontro, vou tirar isso a limpo. Do lado do carro, o ELM-327 funciona com todos os carros. Do lado do CanIon... acho que é preciso terem muita imaginação para usarem um comando do STN-1110 que não esteja também no ELM-327. Digo isto já tendo escrito software para adquirir dados do OBD no meu portátil... Os comandos daquilo não têm qualquer interesse, a única coisa que há no STN-1110 de especial é uma maneira diferente de o pôr a dormir.
-
Algum proprietário de Clones pré 2014 já carregou no posto da Ericeira? Tenho uma viagem marcada para lá e vi no eletromaps que está funcional, mas... é um EFACEC 22Kw e não tenho conseguido carregar nestes, tal como outros users com carros da idade do meu.
Estou sem saber se vá de VE... já não bastava a distância de 67km com uma subida de 300m, como ainda não sei se poderei carregar no destino.
Ajudas são muito bem vindas!
Estou sem saber se vá de VE... já não bastava a distância de 67km com uma subida de 300m, como ainda não sei se poderei carregar no destino.
Ajudas são muito bem vindas!
- rnlcarlov
Eu tenho um clone antigo, e embora nunca tenha carregado no PCN da Ericeira, já tenho carregado em postos Efacec 22kW, nomeadamente no Alegro.
Um amigo meu passou na Ericeira de leaf hoje e carregou lá sem problemas.
Um amigo meu passou na Ericeira de leaf hoje e carregou lá sem problemas.
Entretanto o posto da Ericeira voltou a ficar inoperacional, segundo me disseram.
Não dá para contar com ele.
Não dá para contar com ele.
-
obrigado pela vossa ajuda, está fora de questão então contar com este posto. Lá terei de ir de CI... enfim