É isso mesmo, foi só mais um modo de reforçar o facto de que quando se muda para VE se fazem mais km do que o previsto, eu também fiz as contas para 30.000km anuais (esquecendo o que fazia com o outro carro ao fim de semana) e neste momento a previsão é de 40.000km anuais... fica mais uma vez o registo para quem pensa mudar!BrunoFonseca Escreveu: ↑03 dez 2018, 19:30Verdade, mas não estou preocupado com isso pois sei por mês quanto vou ter que pagar a mais, logo não terei surpresas. Seja como for o gozo é imenso.

Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE
-
- Mensagens: 328
- Registado: 20 mar 2018, 09:37
- Data de fabrico: 06 set 2018
- Localização: São João de Ver - Santa Maria da Feira
Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE
Nissan leaf N-Connecta 40kWh desde 06/09/2018
- BrunoFonseca
- Mensagens: 1246
- Registado: 16 jul 2018, 12:32
- Data de fabrico: 29 mai 2018
Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE
Relato da deslocação a Coimbra e volta (08/Dez)
Saída da zona de Sintra com ~96% SoC
Via A16->A9->A10->A1
Objectivo era ligação directa a Coimbra sem paragens, mas o declive acidentado da A10 obrigou a consumos mais elevados.
À passagem da Serra de Aire e Candeeiros, a diferença entre a autonomia e os kms em falta era já inferior a 10.
Decidi então por uma paragem estratégica na AS de Pombal, embora nessa altura o delta já fosse de 20 km.
Até aqui foram percorridos 180,6 Km a uma média de 82 km/h e com um consumo médio de 15,8 kWh/100 km
Carga de 26 minutos = 9,62 kWh (AC22), que possibilitou uma subida de 20 para 42% de SoC. Custo aproximado = 2,46€
Momentos depois, chegada ao Forum Coimbra com 31% de Soc, onde ficou à carga durante 43 minutos (almoço) até aos 64%
Após a AG da UVE voltei ao Forum onde concluí o carregamento dos 62% aos 100% em 1h29.
Incrível ter conseguido um carregador livre num sábado de grande movimento no Forum Coimbra.
O regresso fez-se por EN sem necessidade de mais nenhum carregamento para fazer os 217,7 km, a uma média de 62,6 km/h e com um consumo de 14,3 kWh, ficando ainda com uma autonomia de 64 km.
Relativamente poupadinho a velocidades a rondar os 70/80 km/h, mas o cenário muda quando as velocidades são mais elevadas (~95 km/h em modo ECO)
Saída da zona de Sintra com ~96% SoC
Via A16->A9->A10->A1
Objectivo era ligação directa a Coimbra sem paragens, mas o declive acidentado da A10 obrigou a consumos mais elevados.
À passagem da Serra de Aire e Candeeiros, a diferença entre a autonomia e os kms em falta era já inferior a 10.
Decidi então por uma paragem estratégica na AS de Pombal, embora nessa altura o delta já fosse de 20 km.
Até aqui foram percorridos 180,6 Km a uma média de 82 km/h e com um consumo médio de 15,8 kWh/100 km
Carga de 26 minutos = 9,62 kWh (AC22), que possibilitou uma subida de 20 para 42% de SoC. Custo aproximado = 2,46€
Momentos depois, chegada ao Forum Coimbra com 31% de Soc, onde ficou à carga durante 43 minutos (almoço) até aos 64%
Após a AG da UVE voltei ao Forum onde concluí o carregamento dos 62% aos 100% em 1h29.
Incrível ter conseguido um carregador livre num sábado de grande movimento no Forum Coimbra.
O regresso fez-se por EN sem necessidade de mais nenhum carregamento para fazer os 217,7 km, a uma média de 62,6 km/h e com um consumo de 14,3 kWh, ficando ainda com uma autonomia de 64 km.
Relativamente poupadinho a velocidades a rondar os 70/80 km/h, mas o cenário muda quando as velocidades são mais elevadas (~95 km/h em modo ECO)
- Nonnus
- Mensagens: 3455
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE
Boas Bruno,
Comparando o teu relato com o meu chegamos a conclusão que o tempo de viagem no ZOE com AC22kW é mais ou menos o mesmo que num Leaf de 30. Embora o teu carro tenha mais autonomia que um Leaf de 30 a "limitação" a AC22 faz com que tenhas de estar mais tempo parado para carregar. Fazes menos paragens, mas estas mais tempo parado, por outro lado, eu no meu Leaf de 30 faço mais paragens, mas em cada paragem estou menos tempo parado o que vai dar no mesmo.
Por exemplo no meu terceiro carregamento:
Duração: 00:25:13
Energia: 19.18 kWh
VS
Carga de 26 minutos = 9,62 kWh (AC22)
Ao fazermos esta comparação vemos que afinal temos um carro muito idêntico para viagens grandes.
Eu consegui manter o meu consumo nos 13.1kWh, esqueci-me de tirar a velocidade media (raios esqueço-me sempre de tirar este valor), ainda assim em AE pus o cruise control a 110km/h e com o aquecimento ligado.
O teu consumo foi com aquecimento ligado?
Comparando o teu relato com o meu chegamos a conclusão que o tempo de viagem no ZOE com AC22kW é mais ou menos o mesmo que num Leaf de 30. Embora o teu carro tenha mais autonomia que um Leaf de 30 a "limitação" a AC22 faz com que tenhas de estar mais tempo parado para carregar. Fazes menos paragens, mas estas mais tempo parado, por outro lado, eu no meu Leaf de 30 faço mais paragens, mas em cada paragem estou menos tempo parado o que vai dar no mesmo.
Por exemplo no meu terceiro carregamento:
Duração: 00:25:13
Energia: 19.18 kWh
VS
Carga de 26 minutos = 9,62 kWh (AC22)
Ao fazermos esta comparação vemos que afinal temos um carro muito idêntico para viagens grandes.
Eu consegui manter o meu consumo nos 13.1kWh, esqueci-me de tirar a velocidade media (raios esqueço-me sempre de tirar este valor), ainda assim em AE pus o cruise control a 110km/h e com o aquecimento ligado.
O teu consumo foi com aquecimento ligado?
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- BrunoFonseca
- Mensagens: 1246
- Registado: 16 jul 2018, 12:32
- Data de fabrico: 29 mai 2018
Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE
Sim. Aquecimento a 22° com ventoinha no minimo e ac off.
Acho que se fosse a 110 km/h o meu consumo iria disparar para uns 18 kWh.
Amanhã vou fazer Lisboa-Óbidos por AE. Como é uma distância mais curta vou fazer sem modo eco e a 110 km/h.
Acho que se fosse a 110 km/h o meu consumo iria disparar para uns 18 kWh.
Amanhã vou fazer Lisboa-Óbidos por AE. Como é uma distância mais curta vou fazer sem modo eco e a 110 km/h.
- BrunoFonseca
- Mensagens: 1246
- Registado: 16 jul 2018, 12:32
- Data de fabrico: 29 mai 2018
Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE
Hoje fiz os quase 100 Km entre Lisboa e Óbidos pela A8.
Como a distância permitia, tirei o modo ECO e foi sempre a acelerar. Durante largos momentos rodei a velocidades a rondar os 120 Km/h
O consumo médio foi de 17,8 kWh / 100 Km
Conclusão para viagens em troços AE:
Para viagens inferiores a 200 Km pode-se arriscar velocidades de 120 Km/h, sem necessidade de carregamento adicional
Para viagens entre a 200-300 Km é preferível rolar em modo eco por volta dos 95 Km/h
Para viagens superiores a 300 Km é necessário pelo menos 1 paragem para carregar
Como a distância permitia, tirei o modo ECO e foi sempre a acelerar. Durante largos momentos rodei a velocidades a rondar os 120 Km/h
O consumo médio foi de 17,8 kWh / 100 Km
Conclusão para viagens em troços AE:
Para viagens inferiores a 200 Km pode-se arriscar velocidades de 120 Km/h, sem necessidade de carregamento adicional
Para viagens entre a 200-300 Km é preferível rolar em modo eco por volta dos 95 Km/h
Para viagens superiores a 300 Km é necessário pelo menos 1 paragem para carregar
Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE
E já experimentaste velocidades mais elevadas? É um susto...
O ano passado fiz Aljustrel/Azeitão sempre a 130-135kms/h, médias de 30 a 35 kWh com vento de frente fraco a moderado!!
Tive de levantar o pé, pouco depois de Alcacer...

O ano passado fiz Aljustrel/Azeitão sempre a 130-135kms/h, médias de 30 a 35 kWh com vento de frente fraco a moderado!!
Tive de levantar o pé, pouco depois de Alcacer...

Ex Fluence, now a Zoe and model X - Flyer X
- migle
- Mensagens: 2977
- Registado: 01 set 2017, 00:21
- Data de fabrico: 25 set 2017
- Capacidade bateria: 78Ah
- Localização: Alcochete
Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE
cof, cof, cof...

- BrunoFonseca
- Mensagens: 1246
- Registado: 16 jul 2018, 12:32
- Data de fabrico: 29 mai 2018
Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE
Nota: os valores que referi foi numa viagem com condutor + 3 adultos
Relativamente a valores de 130-135 Km/h, acho que os só obtive nesta viagem em situações em que o declive era favorável. O vento pareceu-me fraco.
Será que faz sentido fazer uma viagem a 130-135 Km/h de média? O tempo que irás demorar a carregar será superior ao tempo da viagem se fosses a 100 Km/h.
Relativamente a valores de 130-135 Km/h, acho que os só obtive nesta viagem em situações em que o declive era favorável. O vento pareceu-me fraco.
Será que faz sentido fazer uma viagem a 130-135 Km/h de média? O tempo que irás demorar a carregar será superior ao tempo da viagem se fosses a 100 Km/h.
- migle
- Mensagens: 2977
- Registado: 01 set 2017, 00:21
- Data de fabrico: 25 set 2017
- Capacidade bateria: 78Ah
- Localização: Alcochete
Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE
Bem, eu não iria por aí. 135km/h de média é uma velocidade muito alta, e superior à da maior parte dos carros até na A1. Tudo considerado, acho preferível reduzir.BrunoFonseca Escreveu: ↑15 dez 2018, 11:38Será que faz sentido fazer uma viagem a 130-135 Km/h de média? O tempo que irás demorar a carregar será superior ao tempo da viagem se fosses a 100 Km/h.
Mas em relação ao carregamento, pode compensar, depende. 30kWh/100km vezes 130km/h é igual a 39kW de potência média de descarga. É muito alto. Um Zoe sem carregamento rápido, carrega a 22kW. É claro que não compensa. E deve dar um aquecimento brutal. Noutros casos, é questão de comparar a potência média de descarga com a potência do carregamento, acrescentar uns minutos para estacionar o carro, passar o cartão, e ver...
Nas minhas contas, no meu, pensando estritamente em termos de tempo, compensa, e até a uma velocidade mais alta. Porém, torna-se ridículo o esforço e a energia despendida para ganhos marginais mínimos... Por exemplo, num troço de 80km, a diferença entre 130km/h e 140km/h pode ser de um ou dois minutos, e isso é um ganho ridículo para o risco acrescido, energia, e esforço.
- BrunoFonseca
- Mensagens: 1246
- Registado: 16 jul 2018, 12:32
- Data de fabrico: 29 mai 2018
Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE
Gostaria de deixar aqui um pequeno desabafo:
Hoje, quando regressava a casa, pelo IC19, após um dia de trabalho, um taxista fez-me um bigode daqueles... mesmo circulando apenas a 70 Km/h tive que travar a fundo para não bater.
Que me perdoem todos os bons taxistas, mas este fulano, que possivelmente faz protestos contra isto e contra aquilo e que diz que tem que ter cursos e licenças e diabo a 7 para ser "profissional" tem uma atitude destas na estrada??!!
Das 2, 1:
Ou é simplesmente mau condutor
Ou confundiu-me com um Uber green
Hoje, quando regressava a casa, pelo IC19, após um dia de trabalho, um taxista fez-me um bigode daqueles... mesmo circulando apenas a 70 Km/h tive que travar a fundo para não bater.
Que me perdoem todos os bons taxistas, mas este fulano, que possivelmente faz protestos contra isto e contra aquilo e que diz que tem que ter cursos e licenças e diabo a 7 para ser "profissional" tem uma atitude destas na estrada??!!
Das 2, 1:
Ou é simplesmente mau condutor
Ou confundiu-me com um Uber green