SEAT el-Born

Outros veículos elétricos, incluindo concorrentes do Nissan Leaf.
kony76
Mensagens: 812
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: SEAT el-Born

Mensagem por kony76 » 05 mar 2019, 00:12

O carro de facto é bonito. Vamos ver é o preço a que vem.
Pelas specs....

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1357
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: SEAT el-Born

Mensagem por frankesousa » 05 mar 2019, 00:20

Vá, o Prius é híbrido, mas o meu SEAT Leon 2.0TDI a velocidades de VE faço 4.5L/100km de diesel medidos por mim, por isso andam todos lá perto :D
O que queria dizer é que se gastam todos +- igual poluem todos +- igual. (Ainda bem que os híbridos poluem menos, mas não é assim tão menos)

Sim, vou ao salão de Genebra dia 12 :D :D :D ver a nova vaga de eléctricos e híbridos para os próximos anos.
Tenho espectativas de ser "o ano zero" para os VE em massa.
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1357
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: SEAT el-Born

Mensagem por frankesousa » 05 mar 2019, 00:23

kony76 Escreveu:
05 mar 2019, 00:12
O carro de facto é bonito. Vamos ver é o preço a que vem.
Pelas specs....
Espero que esta baixa de preços dos Tesla e a possível introdução do model 3 standard este ano vá empurrar os preços dos outros VE para níveis mais "normais".
E se a VW não mentir desta vez devia este carro custar pouco mais de 25mil€. Vamos ver o resultado das promessas
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1227
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: SEAT el-Born

Mensagem por BrunoFonseca » 05 mar 2019, 01:12

Gosto do formato.
As questões que ficam no ar:
1) Para quando?
2) Com que valores?
3) Qual o nº de unidade a produzir por unidade temporal

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: SEAT el-Born

Mensagem por migle » 05 mar 2019, 16:22

frankesousa Escreveu:
05 mar 2019, 00:20
Vá, o Prius é híbrido, mas o meu SEAT Leon 2.0TDI a velocidades de VE faço 4.5L/100km de diesel medidos por mim, por isso andam todos lá perto :D
Híbrido significa que está desclassificado? É que como VE está, já que toda a energia vem do combustível. 4,5 equivale em peso/energia/CO2 a 5,6 de gasolina. Eu faço isso a 120km/h puro. A velocidades moderadas "de VE", tipo 70-80km/h, faz 3,2-3,8... Em gasóleo é 2,6-3,0 litros...

Andam todos lá perto...

Boa viagem! Deve ser extremamente cara a entrada...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Ricardo
Mensagens: 221
Registado: 14 nov 2017, 00:38
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: SEAT el-Born

Mensagem por Ricardo » 05 mar 2019, 20:36

O híbrido está desclassificado sim. Acho que percebemos que ele falava de puros diesel e gasolina. O híbrido está numa outra liga.

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1357
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: SEAT el-Born

Mensagem por frankesousa » 05 mar 2019, 21:31

migle Escreveu:
05 mar 2019, 16:22
frankesousa Escreveu:
05 mar 2019, 00:20
Vá, o Prius é híbrido, mas o meu SEAT Leon 2.0TDI a velocidades de VE faço 4.5L/100km de diesel medidos por mim, por isso andam todos lá perto :D
Híbrido significa que está desclassificado? É que como VE está, já que toda a energia vem do combustível. 4,5 equivale em peso/energia/CO2 a 5,6 de gasolina. Eu faço isso a 120km/h puro. A velocidades moderadas "de VE", tipo 70-80km/h, faz 3,2-3,8... Em gasóleo é 2,6-3,0 litros...

Andam todos lá perto...
Não sejas mauzinho para os motores "normais" :D , o assunto começou com comparação de motores "normais" VW vs outros fabricantes. Para as mesmas especificações (potencia, tipo de combustível, etc etc) os consumos são idênticos, logo a poluição idêntica, logo todas as marcas aldrabam os testes.

O que interessa aqui é que se a VW cumprir o prometido na ME só digo: :clap: :clap: :clap: venham eles a preços competitivos para o "povo" comprar sem desculpas de ser caro!

migle Escreveu:
05 mar 2019, 16:22

Boa viagem! Deve ser extremamente cara a entrada...
Por acaso quando pensei "gostava mesmo de ir ao salão de Genebra!!!" também achei que a entrada era ao preço do ouro.
Mas foi engano, ENTRADA - 14€ - voo EasyJet Porto-Genebra-Porto é que foi mais caro: 150€ (porque só comprei este fim de semana, andava nos 120€ na semana passada)

É verdade que são 170€, mas espero que valha bem a pena. Pensar positivo, 170€ é o que poupo em Diesel por mês com o Leaf (foi o que disse à minha mulher para obter a respectiva autorização :mrgreen: :mrgreen: )
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

ExistingJellyfish
Mensagens: 52
Registado: 13 fev 2019, 23:47

Re: SEAT el-Born

Mensagem por ExistingJellyfish » 05 mar 2019, 22:16

O que interessa aqui é que se a VW cumprir o prometido na ME só digo: :clap: :clap: :clap: venham eles a preços competitivos para o "povo" comprar sem desculpas de ser caro!
VW e "sem ser caro" só se for Seat, ou seja confere :D

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: SEAT el-Born

Mensagem por migle » 06 mar 2019, 23:12

Ricardo Escreveu:
05 mar 2019, 20:36
O híbrido está desclassificado sim. Acho que percebemos que ele falava de puros diesel e gasolina. O híbrido está numa outra liga.
Vocês vão dar-me razão e perceber o que digo. Dentro de algum tempo não se aceitarão carros com motor de combustão que não sejam híbridos.

Um CI tem uma eficiência energética máxima de 35-40%. Porém, esta eficiência só se obtém quando o motor está a meio regime (a acelerar bem numa rotação média). Na prática os carros têm uma eficiência energética nos 15-20%. É aí que joga o híbrido: evitar a utilização do CI em baixos regimes à custa de gastar um pouco mais quando se está a acelerar, armazenando energia numa pequena bateria.

É um sistema que faz aproximar a eficiência prática de um carro à eficiência máxima do CI.

Com tantos sistemas de controlo de poluição obrigatórios, então um sistema híbrido, que é mais simples que turbos, S&S, motor de arranque, correia de acessórios, etc, não deveria pura e simplesmente ser obrigatório?

PS: então não é outra liga, vai ser a única para CIs. É como dizerem que CIs com catalisador e EGR é outra liga...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1227
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: SEAT el-Born

Mensagem por BrunoFonseca » 08 mar 2019, 01:14

migle Escreveu:
06 mar 2019, 23:12

Dentro de algum tempo não se aceitarão carros com motor de combustão que não sejam híbridos.
Permite-me discordar.

Num país nórdico, não sei se na Dinamarca ou se na Holanda, houve uma bronca gigante com os híbridos plug-in. O Estado financiava estes veículos, que acabavam por ficar mais baratos do que as versões a gasolina, sendo que o modelo que mais beneficiou com isto foi o Outlander PHEV.
Estudos feitos concluíram que os seus proprietários não utilizavam o modo eléctrico, mas sim a gasolina, contrariando assim todo o propósito.

O problema dos PHEV será sempre a forma de controlar que estes andam ou não em modo eléctrico.

Fim de offtopic.

Venha lá o el-Born!

Responder

Voltar para “Outros veículos elétricos e híbridos Plug-In”