Lá vamos nós aos espaços de acesso público... Se há um parque de estacionamento em terreno privado, porque motivo vamos fazer essa exigência? Não é suficientemente bom que esse equipamento exista? Isso é mais uma vez insistir que Tesla e todas as outras redes que só fazem sentido se não estiverem ligadas à Mobi.E atrás de cancelas.
Nem por isso. Basta haver outra lei. Veja-se o exemplo da noção de CEME, criada pela lei da ME, em si já permite que entidades que não são exactamente comercializadores de electricidade (são especificamente CEME) a possam vender.
Mantém sim que não há revenda... Mas isso nós compreendemos, é um assunto tão delicado... como substâncias psicotrópicas ou armas...

Sei que as redes existem, e outras gostariam de existir (Mercedes)... trabalho no programa de navegação de um carro eléctrico que ainda não existe... Mas já estão enquadrados? Como é que esses exemplos se enquadram na lei actual? É tipo cancelas?
Temos de convir que, ainda que o investimento seja baixo comparado com publicidade, com o impacto positivo que teria na economia, é muito lento pagar uma rede de carregamento. E uma das melhores maneiras de justificar este investimento é com a venda de carros...
Ou seja, sem querer cilindrar tudo o que já existe, acho importante que possam coexistir outras redes com a rede pública única (RPU??) para que a ME possa beneficiar um pouco de cada lado.
Bem, essa se calhar é que é a única vantagem real da rede que temos. Com está tudo muito compartimentado, é... modular. Pode entrar um player só para fazer um modulozinho. A partir do momento em que se pode comprar um posto, a rede fornece o resto.
Porém, a questão da revenda é importante em si própria. Só sendo possível a revenda é que se consegue ter um esquema de preços simples, com taxas incluidas.
Mas fazemos assim então: mantemos a rede pública como está. Vá, fazemos algumas alterações ao regulamento, por exemplo, metemos a Mobi.e a pagar os carregamentos em que não houve autenticação por falha do sistema.
De resto, mudamos só isto:
- Deixa de ser obrigatório englobar na rede pública única os postos em terreno privado ou concessionado, ainda que seja de acesso público. (E porque é que haveria de ser? É apenas uma forma de dizer que a rede pública tem de ser única e não admite concorrência).
- Passa a ser possível a revenda de electricidade a retalho para a ME. Desde que um posto tenha uma tomada Mennekes, sistema de medição verificado pelo IPQ, pode revender electricidade como entender. Pode ser uma wallbox num restaurante ou um hotel.