Nonnus Escreveu: ↑27 jan 2020, 21:19
As tomadas não fazem milagres. Podem aguentar mais ou menos amperagem, mas os carregadores e/ou os carros é que limitam a carga.
Se tiver um carregador de 2.2kWh 10A dificilmente vai puxar os 4kWh porque o carregador esta limitado. Se assim fosse eu com o meu carregador de serie do Leaf puxava 7.2kWh 32A pois é o máximo que tenho em casa. Não estou a perceber como uma tomada vai fazer com que os limites do próprio carregador sejam ultrapassados. Agora se tiver um carregador de 16A e tiver uma tomada em condições pode notar diferenças.
Por exemplo na casa dos meus sogros existe uma tomada na qual se eu ligar o carregador de 10A passado um bocado o carregador acende o piloto vermelho e deixa de carregar por aquecimento. Noutra tomada pertencente a mesma rede eléctrica com o EVSE consigo carregar a 16A. Nestes casos a tomada faz diferença, mas em condições normais o que condiciona o carregamento é o carro ou o carregador que usamos.
Quanto aos 22kWh tem de ter rede trifasica, o carro tem de suportar esse tipo de carregamento. Como já referi não é a tomada que faz milagres.
Vale a pena ter wallbox? (Porque parece q até o mês de Junho, vamos ter que pagar também nos postos gratuitos

)
Ontem era tarde.
Oh amigo tem calma pq não estamos num debate aqui. Acho que não estás a perceber.
Só te informei os resultados dos testes q fiz e dos factos que descobri fazendo os testes.
Em relação a 4kW/h que gasto em “casa”, não estou me referir ao kWh da potência da carga do carregador, estou me referir ao consumo da CASA, ou seja: olhando para o contador da casa e ver quanto kW gastei numa hora enquanto estou a carregar o carro, E fui vendo hora a hora quantos kW eu gastei da electricidade da minha casa. Neste caso com o greenup ligado, gasto 4kW/h, ou seja por hora vejo que no contador DA CASA fico com mais 4kW.
Acho que as pessoas deviam “falar” realmente pela experiência que tiveram e não pelas supostas teorias que lerem em algum fórum o no café da esquina.
O Renault ZOE suporta carregamento AC até 22kWh e o 90Q até consegue receber 43kWh AC. (Ou seja, os zoes nos centros de comerciais carrega bem mais rápidos do que os leafs

)
O wallbox de 22kWh, da Mercedes ou da Smart da Renault, carrega 22kWh AC, portanto: é um facto que quando mandamos instalar uma wallbox de 22kWh que o zoe recebe os 22kWh de velocidade de carga,
- o que eu realmente quero saber é, quando carregar (Um zoe) utilizando uma wallbox de 22kWh, qual é o consumo da energia da casa por hora?