caz Escreveu: ↑14 fev 2020, 00:00
Claro que não é impossível uma falha no PCN. O incêndio daquele PCN faz-me lembrar os incêndios das baterias da Tesla. Os carros normais existem incêndios todos os dias e ninguém divulga. Quando aparece um Tesla a arder é só filmes em todo o lado.
Relativamente aos PCN nunca vi uma ficha mennekes danificada. As avarias que vejo são as molas partidas, mas não têm influência na segurança. Já as fichas antigas eram raras as que não estavam danificadas. Na Noruega usavam-se fichas schuko com portinhola, mas deixaram de ser usadas por questões de segurança.
Relativamente ao cabo enrolado, deves evitar porque faz de bobine. Mas com um cabo normal à partida não existe problema.
Mas conheço várias pessoas que com uma extensão deixaram enrolada e derreteu completamente.
A questão do PCN falhar ou ter sido sabotado é isso mesmo, acidentes ou vandalismo acontecem em qualquer lado. Portanto se concordas que um PCN pode falhar então existe sempre a possibilidade, mesmo que reduzida, de algum acidente, certo? E um cabo mennekes não pode ter cortes, por exemplo, devido a mau uso? De qualquer forma eu posso também comprar extensões de qualidade e ter pelo menos algumas medidas de segurança semelhantes em casa, não?
Não comentaste a parte de alguém poder tropeçar, pisar ou cortar um cabo mennekes. Achas que isso é impossível?
Erbium Escreveu: ↑14 fev 2020, 09:58
cfvp Escreveu: ↑13 fev 2020, 23:26
Seguro para a casa ou para outra coisa?
Um que cubra algum problema que aconteça provocado pelo teu cabo na via pública...
Já agora o que cobre o seguro do PCN?
Danos causados pelo PCN o que haveria de ser?!
Não tenho, mas se calhar não é má ideia. Nem sei que tipo de seguro seria, teria que ver. E tu tens seguro? Ou os acidentes só acontecem a quem põe extensões na rua? Dou-te um exemplo muito concreto, da próxima vez que fores à praia não leves chapéu de sol, não vá vir uma ventania e ferires alguém com o teu chapéu. Por isso é melhor arranjares um seguro também, se for o caso.

Digo isto porque aconteceu a um amigo meu, que levou com o bico de um chapéu de sol na cabeça, quando estava na praia e teve que ir ao hospital levar pontos...
Que tipo de danos é que estamos a falar? Se alguém tropeçar e aleijar-se num cabo que está ligado ao posto o seguro do PCN cobra isso?
Nonnus Escreveu: ↑14 fev 2020, 10:40
No entanto há que ver que um PCN e cabos que ligam ao carro existem na via pública, no chão, portanto pessoas podem pisar, tropeçar e cortar de forma semelhante a uma extensão.
Ontem enquanto lia algumas opiniões neste tópico estive para ir tirar uma foto como carrego o meu carro para pôr aqui em comparação com um carregamento num PCN. É a mesma coisa, não há diferença nenhuma. Há um cabo que faz a ligação de uma tomada a um carro. Não consigo perceber porque é que um tem de levar um selo de perigo de morte e o outro é a coisa mais segura do mundo.
Se ninguém for mexer onde não deve, não há perigo nenhum, vocês estão a criar problemas onde não existem.
Concordo, Nonnus, parece-me um exagero também. Eu ainda assim acredito que um PCN será um pouco mais seguro, mas, como referiste, não é esta diferença enorme de perigo como querem fazer parecer.
Bem se calhar devíamos levar esta discussão para outro tópico, o que acham?