Pegando neste comentário, digo o seguinte:mjr Escreveu: ↑25 mai 2020, 14:01Como sabem houve um concurso público com vários lotes da rede piloto, não tenho pormenores dos valores pagos por lote, mas em breve devem ser públicos...
Grande parte dos postos estão degradados e não funcionais, terá de haver um investimento significativo por parte dos OPCs para colocar novos postos. Não sei o que vão cobrar nesses postos antigos mas ainda funcionais antes de serem alvo de atualização. Está tudo em cima da mesa, se para já não cobram tarifa OPC nesses ou que valor vão colocar. Vamos aguardar por junho, quando lançarem os preços.
O kW.h custa zero ao OPC, quem vende a energia é o CEME. O OPC "só" cobra o "aluguer" do posto.
Grande parte dos postos da rede piloto foram reparados com base num contrato de mais de 500k€ com a EFACEC, não são postos novos é um facto e há a ideia que os postos não funcionam, mas funcionam, o que impede os utilizadores de os usar é o sistema de comunicação que os "desliga" e os coloca "em manutenção", a mobi.e foi informada disso várias vezes através da linha de apoio e por escrito.
É uma vergonha que depois de se gastar (sabemos lá quanto desses 500k) isto tenha acontecido sem que ninguém quisesse saber e depois disso ainda foram gastar mais diheiro a substituir postos.
Posto isto, o que eu quero destacar é que estes postos funcionais podem perfeitamente ser aproveitados e disponibilizados por um custo baixo para os carros mais antigos que não carregam mais do que a 3,7 kWh não sairem tão prejudicados(lembro-me que que já os utilizadores da motas se queixam que se esqueceram deles e agora parece que vai acontecer o mesmo a estes VEs mais antigos ou PHEV).
Os restantes, com maior potência, ja deverão ter um custo mais elevado para quem quiser carregar a uma potência superior. Se por tempo ou kWh, já nem vou dizer nada, acho já se perdeu muito tempo com uma questão que considero secundária.
Outra situação que leva a alguma confusão é não se ter a real noção do custo dos varios PCN e do custo da potência instalada. Uma coisa é certa o custo dos postos (com estas potências) terão tendencia a reduzir (pelo efeito dos novos mais potentes e/ou evoluidos tecnológicamente), além disso os operadores deduzem o IVA da compras dos postos.
O que me parece (porque já tivemos essa questão aqui) é que os operados podem ser tentados a procurar o lucro "fácil" e querem amortizar o custo quase de "imediato" e para isso a forma mais fácil é aumentar os preços.
Termino com o aspecto que para mim é o maior entrave ao maior investimento e que prejudica os OPC e utilizadores, que é o facto de existir um CEME, já não é novo e deve ser a milésima vez que o refiro