Início do pagamento total da rede de carregamento

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
beme83
Proprietário Leaf
Registado: 11 dez 2014, 16:49
Data de fabrico: 11 dez 2014
Capacidade bateria: 59,91 Ah

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por beme83 » 08 jun 2020, 11:09

rimsilva Escreveu:
08 jun 2020, 10:25
frankesousa Escreveu:
05 jun 2020, 10:29
Enquanto a TAR for este valor absurdo o Modelo OPC+CEME vai dar sempre um valor final por kWh muito elevado!

Eu que até era um "simpatizante" deste modelo por permitir o uso genérico de qualquer posto com um só cartão já cheguei à conclusão que afinal preferia ter 10 cartões e APPs (ou então um espectacular cartão visa contacless :lol: ) e ter apenas os OPC que compram ou produzem a energia que precisam.
Há no entanto um pormenor muito importante, este "modelo" foi desvirtuado, ou seja, o que o distinguia (e dava a meu ver grande vantagem) em relação ao panorama estrangeiro era a sua simplicidade de teres um acesso tipo via verde (com ou sem aplicação, com ou sem cartão, pagamentos ad-hoc, etc...) em que poderiamos usar qualquer postos de carregamento (OPC) que iriamos fazer um pagamento mensal.

O modelo "OPC+CEME+TAR" foi uma invenção que só veio desvirtuar o "Modelo" incial, que seria um passo à frente do resto da Europa e mundo, como é reconhecidamente o modelo da via verde, mas em vez disso devem ter prevalecido os lobbies da energia.

Com o "modelo via verde" deveriamos ter apenas os OPC a comprar/produzir energia, a estabelecerem tarifas plenas por posto (por tempo ou kWh) e nada mais.
Mesmo que quisesem andar entretidos com taxas e taxinhas fariam isso fora do esquema com os utilizadores de VEs, como acontece em certos setores de actividade.
Evitariamos logo à partida andar com estas brincadeiras de OPC tornarem-se CEMEs ou vice versa e de ouvirmos utilizadores de VEs dzerem que a ME é uma fraude, que o preço que pagam não é o que está afixado no postos etc... Por muito que se diga a essas pessoas que deveriam estar melhor informadas, não deixa de ser um sinal de que algo está mal.

Totalmente de acordo. Esta multiplicação de entidades apenas vai ter um resultado. O adiar de muitas compras de veículos.
Além disso não entendo como para cliente final os valores anunciados não são claros já com TAR IVA e afins incluídos

frankesousa
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 46 Ah 7 barras

Mensagem por frankesousa » 08 jun 2020, 12:13

É verdade, embora possa ser vantajoso do ponto de vista económico (eu disse possa, mas na verdade em muitos postos não é nada barato :lol: ) é uma confusão o posto dizer o valor OPC e depois pagar o resto "sem saber".

Era tão simples e eficaz como, chegar ao posto, passar o cartão e o ecrã mostrava:
xx €/ativação + yy €/min + zz €/kWh

Isto com valores finais, já com IVA e outras taxas e taxinhas.

Claro está no momento de terminar sessão lá vinha o "valor a pagar = ** €". apenas assim, o valor mesmo final que vai sair da conta!

Enquanto não tiver-mos assim, como de resto devia ser obrigatório desde o inicio, vai ser ser confuso para muita gente!
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)

OCasal
Moderador Global
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Mensagem por OCasal » 08 jun 2020, 13:08

So recorrendo a aplicações como a miio é que temos o valor dos carregamentos e assim escolher o posto que mais nos interessa! Eu por exemplo, nunca mais irei usar PCN'S quando forem a pagar! Só se estiver muito muito aflito!

rnlcarlov
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah

Mensagem por rnlcarlov » 08 jun 2020, 13:24

OCasal Escreveu:
08 jun 2020, 13:08
So recorrendo a aplicações como a miio é que temos o valor dos carregamentos e assim escolher o posto que mais nos interessa! Eu por exemplo, nunca mais irei usar PCN'S quando forem a pagar! Só se estiver muito muito aflito!
Eu provavelmente terei de usar quando vou de férias. Por exemplo para a semana vou para Monte Gordo, e preciso dos PCNs para carregar. Enquanto não houver um PCR ali perto para poder usar, resta o PCN para poder dar umas voltas por ali.
Por acaso até parece estar planeado um PCR em VRSA, mas sabe-se lá quanto estará operacional. Por um lado ainda bem que vou agora em Junho.

rimsilva
Proprietário i3
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah

Mensagem por rimsilva » 08 jun 2020, 14:20

OCasal Escreveu:
Acho que não se deve generalizar desta forma, uma vez que pelo menos os 650 postos a concessionar terão um preço máximo estabelecido (quanto mais baixo o OPC estabelecer um valor, maior será a probabilidade da sua proposta vencer), depois de certeza que continuarão a existir locais onde só se irá pagar uma parte do custo (energia) e até noutros casos totalmente gratis porque nem se quer constam da rede mobi.e

BrunoFonseca
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Mensagem por BrunoFonseca » 08 jun 2020, 14:35

OCasal Escreveu:
Se o posto reconhecesse o tarifario do cartão CEME, seria possivel obter o valor a pagar.

BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah

Mensagem por BrunoAlves » 08 jun 2020, 15:11

Se não houvesse CEME, muito mais fácil era ter esse valor conhecido. Just saying :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

OCasal
Moderador Global

Mensagem por OCasal » 10 jun 2020, 08:44

Nos PCN ainda sem OPC não se paga carregamento, ou já se paga os kwh se usarmos um cartão de um operador, tipo EDP?

BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah

Mensagem por BrunoAlves » 10 jun 2020, 09:07

Durante este mês não se paga nada. Em caso de dúvida é usar o cartão MobiE, se for aceite é porque é gratuito
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

OCasal
Moderador Global

Mensagem por OCasal » 10 jun 2020, 09:26

Então quer dizer que nesses postos que são gratuitos ainda, se passar um cartão de um CEME, pago a energia consumida?

Responder

Voltar para “Carregamento”