
Mais 4 PCN de 11kw em Lousada
- t3lmo
- Mensagens: 865
- Registado: 04 ago 2012, 13:29
- Data de fabrico: 31 out 2014
- Capacidade bateria: 36,8Ah + 60Ah
- Localização: Sintra
Re: Mais 4 PCN de 11kw em Lousada
Essa resposta não é valida pois baseia-e em informação do registo na MOBI.E que por várias vezes já se verificou errada.
Tudo dependerá da configuração aplicada ao Alfen que com uma entrada de 22 kW faz a repartição para 11 por saída no caso de 2 cargas simultâneas.
Tudo dependerá da configuração aplicada ao Alfen que com uma entrada de 22 kW faz a repartição para 11 por saída no caso de 2 cargas simultâneas.
ekoway · Dez-2011 · 34.333km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 747
- Registado: 27 mar 2014, 23:20
- Data de fabrico: 01 jul 2013
- Capacidade bateria: 61,91 Ah
Re: Mais 4 PCN de 11kw em Lousada
Pena os abusadores que deixam os carros acampados toda a noite até meio da manhã no PCN ainda gratuito não mudem de pouso, esta vai ser um dos pontos positivos, os abusadores que não mostram nenhum respeito pelos outros utilizadores e fazem garagem o local do posto, vão deixa lo de o fazer.
- frankesousa
- Mensagens: 1404
- Registado: 17 abr 2018, 00:11
- Data de fabrico: 18 fev 2016
- Capacidade bateria: 46 Ah 7 barras
Re: Mais 4 PCN de 11kw em Lousada
Com 99% de certeza que com 2 carros monofásicos o posto não "dá" 32A para cada carro porque o posto não sabe se o carro vai gastar 1, 2 ou 3 fases, portanto o melhor que pode fazer é mesmo "avisar" que tem 32A com 1 carro e baixar para metade quando tem 2.BrunoAlves Escreveu: ↑20 mai 2020, 11:41Mas inteligente mesmo é usar PCN com partilha de potência. Estes pcn têm 22kW cada um porque têm 2 tomadas a 11kW. Se tivessem os efimob (como o de Anadia ou de Óbidos), permitem que 2 VE monofásicos usem os 32A e só quando há um VE trifásico numa das tomadas é que só dá 16A por fase.
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Mais 4 PCN de 11kw em Lousada
Dá, os efimob fazem isso e se pensares é bem simples 
Basta trocar a primeira fase entre as 2 tomadas. Todos os VE monofásicos usam o mesmo pino da type2, o L1. Se dentro do posto tiveres as fases L1 e L2 trocadas entre si, cada um pode usar os 32A.
Naturalmente que tens razão, quando o segundo liga, posto não sabe se é monofásico ou trifásico. Durante uns instantes baixa ambas as tomadas para 16A, depois verifica se tem consumo trifásico ou não. Se tiver mantém os 16A, senão volta a subir para 32A.

Basta trocar a primeira fase entre as 2 tomadas. Todos os VE monofásicos usam o mesmo pino da type2, o L1. Se dentro do posto tiveres as fases L1 e L2 trocadas entre si, cada um pode usar os 32A.
Naturalmente que tens razão, quando o segundo liga, posto não sabe se é monofásico ou trifásico. Durante uns instantes baixa ambas as tomadas para 16A, depois verifica se tem consumo trifásico ou não. Se tiver mantém os 16A, senão volta a subir para 32A.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- frankesousa
- Mensagens: 1404
- Registado: 17 abr 2018, 00:11
- Data de fabrico: 18 fev 2016
- Capacidade bateria: 46 Ah 7 barras
Re: Mais 4 PCN de 11kw em Lousada
E o que é que faz com um e-golf por exemplo que gasta 2x 16A (apenas 2 fases). tinha de andar a medir todas as fases.BrunoAlves Escreveu: ↑24 jun 2020, 17:42Dá, os efimob fazem isso e se pensares é bem simples
Basta trocar a primeira fase entre as 2 tomadas. Todos os VE monofásicos usam o mesmo pino da type2, o L1. Se dentro do posto tiveres as fases L1 e L2 trocadas entre si, cada um pode usar os 32A.
Naturalmente que tens razão, quando o segundo liga, posto não sabe se é monofásico ou trifásico. Durante uns instantes baixa ambas as tomadas para 16A, depois verifica se tem consumo trifásico ou não. Se tiver mantém os 16A, senão volta a subir para 32A.
Eu sei que tecnicamente era possível, mas não acredito que nenhum faça isso!
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
-
- Mensagens: 2507
- Registado: 26 nov 2014, 12:18
- Data de fabrico: 31 out 2016
- Capacidade bateria: 82.34Ah
Re: Mais 4 PCN de 11kw em Lousada
Acredita, que fazem 

- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Mais 4 PCN de 11kw em Lousada
De certeza que o e-Golf é bifasico? Tanto quanto sei é monofásico até 30A
Aliás, não conheço nenhum VE com OBC bifasico
Seja como for, é só software e medidores de corrente por fase.
Na eventual eventualidade de teres uma situação dessas, não há qualquer espiga. Nenhuma proteção dispara em fracções de segundo, por isso seria só adaptar o débito de corrente à disponibilidade programada. Ex
- carro monofásico a carregar, toma 32A
- segundo carro inicia carga, deixa "apalpar" o que aí vem, baixa tudo para 16A
- o segundo carro não é trifásico, por isso toma 32A para cada um
- UPS!!!! Excesso de consumo na L1, 16A para toda a gente até ao fim de uma das sessões
Oh @Apr, ajuda aí

Seja como for, é só software e medidores de corrente por fase.
Na eventual eventualidade de teres uma situação dessas, não há qualquer espiga. Nenhuma proteção dispara em fracções de segundo, por isso seria só adaptar o débito de corrente à disponibilidade programada. Ex
- carro monofásico a carregar, toma 32A
- segundo carro inicia carga, deixa "apalpar" o que aí vem, baixa tudo para 16A
- o segundo carro não é trifásico, por isso toma 32A para cada um
- UPS!!!! Excesso de consumo na L1, 16A para toda a gente até ao fim de uma das sessões
Oh @Apr, ajuda aí

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

-
- Mensagens: 1169
- Registado: 29 jan 2014, 19:39
- Data de fabrico: 01 abr 2011
- Capacidade bateria: 49,5 Ah
Re: Mais 4 PCN de 11kw em Lousada
Sim há vários carros bifásicos. Alguns modelos alemães, grupo VW e Mercedes
- migle
- Mensagens: 2977
- Registado: 01 set 2017, 00:21
- Data de fabrico: 25 set 2017
- Capacidade bateria: 78Ah
- Localização: Alcochete
Re: Mais 4 PCN de 11kw em Lousada
Assim à partida parece uma escolha estranha. Imaginando que a intenção seria tirar o máximo proveito do que está disponível, e que na Europa trifásico está geralmente disponível...
Qual será a razão?
Terá alguma coisa a ver com o split phase americano?
Qual será a razão?
Terá alguma coisa a ver com o split phase americano?