A última vez que carreguei na AS de Pombal da A1 foi a 25 de Dezembro, e apenas num sentido o carregador estava OK. Tive que pedir para me darem acesso ao sentido oposto. Quanto ao de Aveiras, já há muito tempo que não passo lá.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
Ao procurar por novos PCR aqui na área de Lisboa porque os habituais continuam todos avariados, leia-se o da A5 e do Estádio da Luz, deparei no site da mobie-e com um novo PCR em Cascais na Pousada de Cascais.
Hoje fui lá fazer um reconhecimento e ...pimba ...azar...o PCR não é compatível com o Leaf pois só tem tomadas Mennekes e portanto deve de ser PCR para o Zoe.
Um PCR desses só com Mennkes custa 10 vezes menos que um Chademo. Pouco mais tem que um posto normal. Poderá ser que o número desses vá ultrapassar o dos Chademo.
Agora não sei é porque é que nos chademo ainda não colocaram o cabo Mennekes, já que todos os fabricantes dizem que ele vêm preparados para fazer a contagem de carga rápida AC.
Última edição por RJSC em 10 mar 2013, 15:50, editado 1 vez no total.
Boas,
Estive a pesquisar na net se encontrava algum adaptador para se poder utilizar esta saída Mennekes para carregar o Leaf ou com o Ion, mas não encontrei nada.
Por acaso alguém sabe se existe tal coisa?
Abraços,
Vidigueira
So se for de na porta de garga lenta do LEAF/ION pois este carregador penso que seja 3x220V CA.
Se houver fica como se fosse um carregador lento de 16A
Podiam haver adaptadores mas não valiam de nada e só iam estar a empatar o posto para alguém que precisasse mesmo de carga rápida AC.
Como o vgomes disse, o Leaf aí ia só usar 16A e só numa fase pois não consegue carregar mais rápido em AC.
O que sai nessas ficha é AC como em qualquer tomada, só que é trifásica e dá 63A.
Daí o posto ser muito mais barato que os chademo, já que basicamente tem o computador de gestão, um contador e um interruptor para ligar a saída de corrente para a ficha.
É um EVSE trifásico de 63A com um sistema de cobrança, nada mais.
Hoje de manhã a minha mulher foi carregar no PCR da Caetano Power do Porto e ele estava desligado. Por acaso passou por lá a nossa vendedora e disse que o PCR estava desligado porque havia um senhor que estava a deixar o carro (ao que parece não comprado na Caetano) de manhã a carregar e só vinha passado algumas horas buscar, ficando o posto bloqueado. Apesar de terem avisado o senhor de que não poderia fazer isso, parece que ele voltou a insistir e então resolveram desligar o posto.
Assim, se alguém chegar ao PCR da Caetano Power do Porto e ele estiver desligado, peçam a alguém da Nissan para ligar.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Boas Noticias!!!
Acabou de me ligar o Responsável pelo Posto da Galp da A5 a dizer que o PCR já estava operacional.
Mais logo passo por lá para testar.