corrisi Escreveu: ↑17 set 2020, 03:23
Nonnus Escreveu: ↑16 set 2020, 15:07
Ontem ao fazer um carregamento rápido no meu Leaf de 30 vi uma coisa que estranhei. Aos 80% de SOC o PCR do Lidl de Grândola só debitava 20kW com uma temperatura de 32º do pack (temperatura normal). Normalmente nestas condições carrega a 48kW. Acabei o carregamento aos 94% com 11kW porque como é ao minuto já me estava a sair caro. Nunca tinha visto isto acontecer. Já cheguei a carregar acima dos 90% com temperatura do pack perto dos 40º e a carregar a acima dos 40kW.
Não sei, mas o meu Leaf já esta com uma degradação de 30% (69.71% de SOH) perdeu num ano 14%. O meu Leaf em nenhuma ocasião até hoje entrou no vermelho. Quando vejo que atinge a 10 barra de temperatura paro o carregamento porque como ele não limita a velocidade de carregamento a temperatura é sempre a subir.
Como esse SOH desceu vertiginosamente nos últimos meses! Perder 14% num ano é realmente impressionante. Os leafs de 30kwh de 2017 tiveram direito a baterias de qualidade medíocre.

O meu leaf 30 de 2016 (está mesmo a fazer os 100k km) ainda se mantém nos 80% (pelo menos a ultima vez que vi).
Mas tenho um colega com um de 2017 (finais mesmo quase 2018) com menos de 80k km e já perdeu a 2 barra.
Este posso dizer que nunca esteve nem perto do vermelho porque tem 0 (zero) cargas rapidas. O dono nunca lhe ligou uma chademo desde que o comprou novo. (talvez tenha 1, dos testes na Nissan

).
Portanto, confirma-se, as baterias (pelo menos as da Nissan) têm uma personalidade própria, e bem forte
