Continente Plug&Charge

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah

Re: Continente Plug&Charge

Mensagem por BrunoAlves » 31 dez 2020, 11:41

rafaelferreirapt Escreveu:
31 dez 2020, 08:17
O Continente terá de permitir roaming via Mobi.e, e terá de cumprir com a lei em vigor, quer seja europeia, quer seja portuguesa
A legislação também diz que é obrigatório ter o preço final de qualquer serviço ou produto afixado. Sabes quem é que tem isso mesmo? O continente.
A interpretação do continente estará na definição de privado (como aliás muitas outras redes existem, ainda não me respondeste porque é que esta queixa só ocorreu agora, porque é que só se fala no continente e Tesla), por isso se estiver legal segundo essa definição, como todos os utilizadores decerto esperam), é mais legal do que a rede pública.
Já sei espera... Vamos ter? :|
31 dez 2020, 09:01
Continente tem uma app, podem facilmente ter uma rede de norte a sul, com roaming, permitindo descontos com as suas compras, os preços podem ser muito bons também, etc etc.
Acho que já concluímos várias vezes por aqui que não é possível na rede pública ter os preços do continente. Dei-te ontem o exemplo do PCN que usei com cartão Miio num posto que não cobra OPC. Agora imagina introduzindo pagamento à MobiE. Somas o custo do dono do posto e estas no dobro, facilmente. Só os utilizadores podem perder com esta cruzada.
31 dez 2020, 09:03
Também não é verdade ver:
E isso é roaming como eu pegar no meu rfid de quase 5 anos e viajar por toda a Europa, em virtualmente todos os postos? Então porque é que não funciona cá? Ou é o CEME nacional a registar na rede todos os cartões europeus emitidos?

@Nonnus: :clap:
Nonnus Escreveu:
31 dez 2020, 11:36
Em vez de se pegar nos bons exemplos e fazer o mesmo, continua-se a apostar num sistema que já mostrou tantas fragilidades e incompetências
É só isto. A moda de 2020 é cancelar :roll:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

BrunoFonseca
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Mensagem por BrunoFonseca » 31 dez 2020, 11:46

O que me parece é haver aqui uma grande falta de visão para o negocio.
A existencia da rede do continente aumenta a capilaridade da rede como um todo, apostando até em zonas onde ainda nenhum opc tentou chegar.
Uma rede mais capilar irá aumentar o numero de utilizadores que por sua vez utilizarão tanto a rede do continente como a da mobie.
Em suma, a rede continente é boa para ceme e opc de uma forma indirecta pois irá gerar mais utilizadores de veiculos electricos.

Tambem os opc que são ceme não estão a saber aproveitar o seu proprio modelo. Se um determinado ceme oferecer a parcela de opc quando são utilizados os seus postos, gera mais negocio para si.
Tive oportunidade de dizer isto mesmo a pessoas ligadas à EV Power e desconheciam que o modelo permitia tal coisa.

jfr2006
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Mensagem por jfr2006 » 31 dez 2020, 11:50

31 dez 2020, 00:51
jfr2006 Escreveu:
30 dez 2020, 23:24

Por mais voltas que tentem dar, ainda ninguém me conseguiu dar uma única razão de porque é que esta 8ª maravilha do mundo é a melhor de todas. Nem mesmo quando tentam falsamente afirmar que existem postos na rede pública que conseguem ficar mais baratos :roll:
Tem alguma imagem da aplicação do Continente com os kWh e minutos + tarifário aplicado num carregamento?

Gostava de lhe mostrar umas contas ;)
Com tanta tabela dos preços já feita pelo Alexmol onde se viu perfeitamente quais os preços de um caso e do outro.... :roll:

rafaelferreirapt
Registado: 04 jun 2018, 23:10
Data de fabrico: 15 mai 2018
Capacidade bateria: 114,8 Ah

Mensagem por rafaelferreirapt » 31 dez 2020, 12:00

BrunoAlves Escreveu:
31 dez 2020, 11:41
31 dez 2020, 08:17
O Continente terá de permitir roaming via Mobi.e, e terá de cumprir com a lei em vigor, quer seja europeia, quer seja portuguesa
A legislação também diz que é obrigatório ter o preço final de qualquer serviço ou produto afixado. Sabes quem é que tem isso mesmo? O continente.
A interpretação do continente estará na definição de privado (como aliás muitas outras redes existem, ainda não me respondeste porque é que esta queixa só ocorreu agora, porque é que só se fala no continente e Tesla), por isso se estiver legal segundo essa definição, como todos os utilizadores decerto esperam), é mais legal do que a rede pública.
Já sei espera... Vamos ter? :|
Não sei, nem sei se houve queixa. Não tenho conhecimento de queixas... A única coisa que tive conhecimento até agora foi esse link da ENSE.

A postura que sempre tive com várias pessoas do Continente, foi de arranjar uma solução para o roaming, que até ao momento não houve. Espero que 2021, se arranje uma solução, qual vai ser, não sei. :think: :think:
BrunoAlves Escreveu:
31 dez 2020, 11:41
31 dez 2020, 09:03
Também não é verdade ver:
E isso é roaming como eu pegar no meu rfid de quase 5 anos e viajar por toda a Europa, em virtualmente todos os postos? Então porque é que não funciona cá? Ou é o CEME nacional a registar na rede todos os cartões europeus emitidos?
Sim, é a Digital Charging Solutions gmbh que é CEME, e detém o maior negócio das marcas automóveis.
BrunoFonseca Escreveu:
31 dez 2020, 11:46
Tambem os opc que são ceme não estão a saber aproveitar o seu proprio modelo. Se um determinado ceme oferecer a parcela de opc quando são utilizados os seus postos, gera mais negocio para si.
Tive oportunidade de dizer isto mesmo a pessoas ligadas à EV Power e desconheciam que o modelo permitia tal coisa.
:royalty-crown:

É verdade, a legislação permite diferenciar a componente CEME, de forma a que, não se torne oneroso em relação a outros pontos, mas não permite diferenciar a componente OPC. Esta é a solução para hipermercados e para descontos cruzados com compras.

Nonnus
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Mensagem por Nonnus » 31 dez 2020, 12:10

BrunoFonseca Escreveu:
31 dez 2020, 11:46
O que me parece é haver aqui uma grande falta de visão para o negocio.
A existencia da rede do continente aumenta a capilaridade da rede como um todo, apostando até em zonas onde ainda nenhum opc tentou chegar.
Uma rede mais capilar irá aumentar o numero de utilizadores que por sua vez utilizarão tanto a rede do continente como a da mobie.
Em suma, a rede continente é boa para ceme e opc de uma forma indirecta pois irá gerar mais utilizadores de veiculos electricos.
Sim, pode ser visto como indirectamente uma ajuda, mais carros, mais carregamentos. Mas repara que em locais onde o Continente vai chegar primeiro como o caso de Beja. Qual é o OPC que vai investir em PCR´s? O pensamento é: "estão me a roubar o negocio".

Mas também podemos perguntar. Durante estes anos todos não puseram lá um PCR porquê? Só vai ser rentável para o Continente?
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV

Mensagem por BrunoAlves » 31 dez 2020, 13:28

31 dez 2020, 12:00
Não sei, nem sei se houve queixa. Não tenho conhecimento de queixas... A única coisa que tive conhecimento até agora foi esse link da ENSE.
Há coisa de mês e meio disseste no TCP
não esquecer é que tanto para a Tesla, como para o Continente, as entidades fiscalizadoras - ENSE e Autoridade da Concorrência ainda não se expressaram. Obviamente, que caso o parecer seja "legal" para o Continente e para a Tesla muita coisa pode mudar. Necessita-se de um esclarecimento da actual lei...
Entretanto surge esse texto da ENSE com data de dia 16. Portanto um mês depois. Coincidências :mrgreen:
Continuo sem saber porque é que só falas da Tesla e do Continente. Tanta rede privada que há e a cobrar há tanto tempo.
Sim, é a Digital Charging Solutions gmbh que é CEME, e detém o maior negócio das marcas automóveis
Desculpa mas isso não é roaming nenhum. Então para os estrangeiros poderem carregar cá "bastaria" terem uma miríade de CEME correspondentes em Portugal que registassem todos os cartões emitidos na Europa. Giro :mrgreen:
Pergunto-me se iam introduzir esses cartões manualmente a partir de uma folha de Excel como faziam com o tarifário dos postos. E quantas vezes mandavam a rede abaixo no processo :lol:

frankesousa
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 46 Ah 7 barras

Mensagem por frankesousa » 31 dez 2020, 15:25

Vou só deixar novamente a minha opinião sobre preços de carregamento e sobre a incidência de alguns em comparar um serviço como o do continente com um carregamento público "normal".

Nunca na vida um carregamento público irá custar tão pouco como um continente simplesmente porque os custos devem ser insustentáveis com esses preços.

Não há que eu saiba nenhum ou quase nenhum sítio no mundo onde os carregamentos sejam baratos, mesmo onde a electricidade é barata.
Simplesmente os equipamentos custam dinheiro e disponibilizar essas potências também.

É simplesmente a minha opinião, a ver vamos se tenho ou não razão.

O serviço do continente é na minha perspectiva comparável a 100% com os destination charger da Tesla. Um benefício para clientes e ponto final.
E tal como os DC da Tesla servem tanto o propósito de benefício aos clientes do local como um grande benefício á mobilidade eléctrica como um todo.

Espero que o sistema nacional permita as exceções necessários para um continente ou um "esquema" como o do mar shopping Matosinhos possam oferecer carga aos seus clientes com o mínimo de custo possível para o dono do espaço.
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)

rafaelferreirapt

Mensagem por rafaelferreirapt » 31 dez 2020, 15:49

BrunoAlves Escreveu:
31 dez 2020, 13:28
Há coisa de mês e meio disseste no TCP
não esquecer é que tanto para a Tesla, como para o Continente, as entidades fiscalizadoras - ENSE e Autoridade da Concorrência ainda não se expressaram. Obviamente, que caso o parecer seja "legal" para o Continente e para a Tesla muita coisa pode mudar. Necessita-se de um esclarecimento da actual lei...
Entretanto surge esse texto da ENSE com data de dia 16. Portanto um mês depois. Coincidências :mrgreen:
Continuo sem saber porque é que só falas da Tesla e do Continente. Tanta rede privada que há e a cobrar há tanto tempo.
Sim, é a Digital Charging Solutions gmbh que é CEME, e detém o maior negócio das marcas automóveis
Desculpa mas isso não é roaming nenhum. Então para os estrangeiros poderem carregar cá "bastaria" terem uma miríade de CEME correspondentes em Portugal que registassem todos os cartões emitidos na Europa. Giro :mrgreen:
Pergunto-me se iam introduzir esses cartões manualmente a partir de uma folha de Excel como faziam com o tarifário dos postos. E quantas vezes mandavam a rede abaixo no processo :lol:
Isso foi o que me disseram, mas não faço ideia se é realidade, parece que sim :?:

Já não há folhas de Excel, finalmente já temos um sistema bastante evoluído. :clap:

rafaelferreirapt

Mensagem por rafaelferreirapt » 31 dez 2020, 15:52

frankesousa Escreveu:
31 dez 2020, 15:25
Espero que o sistema nacional permita as exceções necessários para um continente ou um "esquema" como o do mar shopping Matosinhos possam oferecer carga aos seus clientes com o mínimo de custo possível para o dono do espaço.
:text-yeahthat:

Sim, esse teria sido a implementação viável para o que o Continente pretende. Trocar valor em compras com o carregamento, e estava tudo resolvido, os preços de operação até podem ser os mesmos dos atuais. Já que têm uma aplicação, passavam a ter cobertura 100% nacional, e a Elargone (CEME e OPC) conseguiria vender a energia na app em outros locais de carregamento.

BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV

Mensagem por BrunoAlves » 31 dez 2020, 16:11

Só que não é isso que acontece em Matosinhos. Se usares o CEME Prio, o carregamento é gratuito. Se usares outro CEME qualquer, pagas.
Mesmo que o utilizador do cartão Prio não tenha gasto um cêntimo no shopping e eu que carreguei com o cartão Miio tenha lá deixado 2 ordenados.
No Continente não é assim. É muito mais justo para cliente e fornecedor do serviço.
E mesmo que não queiras ir às compras ao continente, é muito mais barato do que ir ao Mar Shopping e não usar o cartão do CEME Prio.
frankesousa Escreveu:
31 dez 2020, 15:25
Nunca na vida um carregamento público irá custar tão pouco como um continente simplesmente porque os custos devem ser insustentáveis com esses preços.
Discordo. O carregamento público tem muitas, muitas nuances. É ver muitas outras discussões por este fórum fora, postos isolados no meio de nenhures não tem como ser baratos nem rentáveis.
Mas no que se discute aqui, uma rede de carregamento em centros comerciais, é ingénuo pensar que não se consegue facilmente preços melhores que o melhor da rede pública.
A maioria destes locais (caso prático, o mar shopping) tem tanta potência disponível que os postos de carregamento mal fazem comichão ao PT. Estes monstros compram energia mais barato que a Miio consegue. Pelo motivo simples que são um grupo gigante, com consumos globais alarves.
Ora a Miio cobra-me coisa de 10cts/kWh, ao que juntas a TAR, IEC, IVA, etc. Depois ainda somas OPC e afins.
Se a energia custar ao continente 10cts/kWh (ridículo, uma vez que é isso que a Miio me cobra, mas vamos ser ingénuos assim) eles vendem a 20cts/kWh. Barato e mesmo assim com o mesmo retorno de alguns OPC.

Por isso é que este modelo é castrador. Faz tábua rasa das condições de fornecimento de energia, quando elas são radicalmente diferentes!
Repito. Todas as redes privadas, todas, têm melhores preços para o utilizador que a rede pública. Todas. A prova está no pudim e este ataque às redes privadas só vai prejudicar os utilizadores, se tiver sucesso. Mas se se lixem os utilizadores desde que a legislação seja aparentemente cumprida. Mas só a legislação que lhes dá jeito, porque a outra "vamos ter". Lamentável :(
31 dez 2020, 15:49
Isso foi o que me disseram, mas não faço ideia se é realidade, parece que sim
OK então. Vou fazer de conta que acredito ;)
A tua participação tem sido muito positiva e agradeço-te por isso. Objectivamente és a única pessoa que acaba por trazer algum conhecimento de dentro ao que muitas vezes se discute. Tens tido uma atitude muito correcta a defender o que acreditas (só é pena que seja errado, mas vá :mrgreen: ).

Responder

Voltar para “Carregamento”