PolarBear1957 Escreveu: ↑04 dez 2021, 10:42
A deslocação seria de Alcabideche (Cascais) para a Zona Industrial da Maia. Utilizei como velocidade de referência 120Km/h, com 110 Km/h reduzia um pouco os tempos de carregamento. Em ambas indicava dois carregamentos, um em Leiria e outro na Mealhada num total de 51 minutos.
Efectivamente sou novato nos VE, o meu ainda não tem uma semana, mas creio que deverá existir alguma solução de carregamento mais económica que a Miio mas que eu desconheço. Quais as alternativas à Miio?
Para além do custo da energia temos que adicionar a taxa de ligação, o tempo de carregamento e o IVA, sendo estes 3 invariáveis. O IVA sabemos bem qual é, a taxa de ligação também está publicada, no entanto o custo de utilização do posto de carregamento não é explicito variando sim com a velocidade de carregamento.Não sei se propositadamente ou não mas o sistema torna-se confuso no momento de optar. Qual a vossa opinião?
A aplicação miio é muito util para quem está a entrar na ME, aquilo que eu referi da miio é usar o cartão de CEME miio, que em determinados momentos do dia, pode representar um custo 3x maior que outros CEME. Em cada simulação de carregamento a aplicação apresenta os preços de praticamente todos os CEMEs do mercado.
Realizar uma viagem com velocidades constantes 120km/h, sai bastante penalizado no i3, 110km/h compensa muito mais ou então ter o cuidado de reduzir de 120 km/h para 110 ou 100km/h a subir e aproveitar para ir mais rápido em plano ou a descer, a "barra de power e charge" dá uma grande ajuda relativamente a isso.
O custo de cada carregamento aparece discriminado na miio, assim como na aplicação EVIO, tem efectivamente os custos que refere, mas o grosso depende do custo da ernergia e da utilização do postos (CEME +OPC) e depois o IVA, com tendo uma ideia destas parcelas já dá para perceber se é caro ou não (depois como disso o detalhe ao cêntimo pode ser verificado na aplicação).
O Custo de utilização do posto é o mais explicito de todos, porque é o unico que está afixado no posto, a questão é que sendo ao minuto (para 99% dos postos da nossa rede), obriga a conehcer um pouco o VE que temos e as suas caracteristicas de carregamento.
Efectivamente, em Leiria existe um PCUR que não deve ser usado pelo i3 que apenas carrega a 50 kW (em principio a miio apenas considera carregadores compativeis com os VEs, em principio o custo considerado foi do PCR).
Em termos de custos de carregamento, para essa viagem de ida e volta, temos:
- PCR Leiria: 20% - 85% (32min) - 11,20€ (Prio/iberdrola/EDP) ou ~11,15€ BMW Charging
- PCR Antuã: 20% - 50% (15min) - 4,5€ (Prio/iberdrola/EDP) ) ou ~4,45€ BMW Charging
Chegada à Maia com 25% de bateria.
O Ideal seria carregar na Zona Industrial até aos 100% e de preferência sem pagar
, mas na impossibilidade de o fazer (dependendo para onde vai, porque a ZI ainda é bem grande), pode carregar no lidl perto de Moreira ou no jumbo da Maia.
No lidl só tem PCR, por isso não pode carregar a 100%, mas no Jumbo já será possivel.
- PCR Lidl: 20% - 85% (32min) - 8,25€ (Iberdrola/EDP) ou ~8,20€ BMW Charging
- PCR Jumbo: 20 - 85% (32min) - 9€ (Prio/Iberdrola/EDP) ou ~8,4€ BMW Charging
- PCN Jumbo: 20 - 100% (2h 45min) - 10,65€ BMW Charging
Regresso (o ideal seria carregar na Mealhada, mas os postos N/S ainda não estão funcionais):
- PCR Antuã: 50% - 85% (17min) - 5,15€ (Iberdrola/EDP) ou 4,85€ BMW Charging
- PCR Leiria: 20% - 85% (32min) - 11,20€ (Prio/iberdrola/EDP) ou ~11,15€ BMW Charging
Em termos de custos de carregamento (e pegando no pior cenário), os 5 carregamento ficam por 41,05€ adicionando o custo do carregamento em casa, a deslocação deverá rondar os 45€/46€.
O que para uma deslocação de 700km não está mal, são 6,5€/100km.
Se for possivel carregar durante a paragem na Maia numa tomada o custo ainda será inferior, assim como seria possivel optimizar o custo final se existisse um PCR na Mealhada ou se com mais experiência de VE, fosse possivel adoptar uma "estratégia" mais arriscada de viagem...