Táxis renovam frota com carros elétricos

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Responder
pafi
Proprietário Leaf
Registado: 27 jun 2012, 00:05
Data de fabrico: 0- 5-2013
Capacidade bateria: 53,92Ah
Contacto:

Táxis renovam frota com carros elétricos

Mensagem por pafi » 17 jun 2013, 20:49

Assim é que é. De 2 para 20!!!

"Táxis renovam frota com carros elétricos
17 Jun, 2013, 09:36 / atualizado em 17 Jun, 2013, 10:27

A Autocoope vai renovar a frota de táxis, em Lisboa, com carros elétricos. Uma das maiores cooperativas de táxis da capital aproveita assim um protocolo assinado entre a Câmara Municipal de Lisboa e as duas principais associações do setor."

20 táxis elétricos para Lisboa 8-) .

http://www.rtp.pt/noticias/index.php?ar ... &visual=61

Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt

jfreire
Proprietário Leaf
Registado: 02 ago 2011, 23:46
Data de fabrico: 0- 4-2018
Capacidade bateria: 115 Ah - 12 Barras

Re: Táxis renovam frota com carros elétricos

Mensagem por jfreire » 18 jun 2013, 11:17

Pois, não diz qual o modelo que vão utilizar... Mas imagino que seja o Leaf, porque o Zoe é demasiado pequeno e o Fluence não faz carga rápida.

Estou muito curioso relativamente ao modelo de carregamento. Um táxi em Lisboa pode chegar a fazer acima de 200 Km por turno.

Na peça falam em dois taxis no ano passado durante dois meses, mas há noticias de um Taxi da Prio que fez 15 000Km em 8 meses. Grande confusão.

RJSC
Proprietário Leaf
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras

Mensagem por RJSC » 18 jun 2013, 13:17

Não sei, porque falam que já tinham testado 2 carros na frota, e há uns tempos saiu uma notícia de 2 taxis elétricos em Lisboa para testes, que eram Fluences.
Depois apareceu o Leaf, mas segundo o que li foi apenas um.

santanamos
Proprietário Leaf
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras

Mensagem por santanamos » 19 jun 2013, 14:38

Confirmo que eram 2 fluences que estiveram à experiencia. Segundo me contou um colega que conhece a "cobaia", estavam um pouco insatisfeitos com o tempo de carga.. Porque será? ;)
ja não oiço falar deles à algum tempo..

Entretanto tenho visto um nissan.. podem ser mais do que um ja que nao apontei a matricula. o nissan deve ser algum taxi individual fora do protocolo com a camara..

Quanto aos 200km por turno, lol... é preciso muita sorte para fazer esses quilometros todos.. a não ser que ande a passear o carro sozinho! Para mim, 200km dá para 2turnos, tirando as noites de fim-de-semana

jfreire
Proprietário Leaf
Registado: 02 ago 2011, 23:46
Data de fabrico: 0- 4-2018
Capacidade bateria: 115 Ah - 12 Barras

Mensagem por jfreire » 19 jun 2013, 16:45

Atenção que os 200Km por turno perguntei eu directamente a vários taxistas. E caso o taxi não seja daqueles que apenas apanhe clientela em praças de taxis, é possível que esteja desocupado algum tempo, mas sempre a andar!

Apanhei um que fazia perto de 100 000Km por ano, tinha 3 turnos diários.

Alias, se o meu Leaf faz mais de 20Km diários com uma utilização casa-escola-trabalho-voltinhas, não acredito que um taxi faça menos de 10x essa distancia...

A minha dúvida é se apanha um cliente a meio do dia que quer ir tipo a Sintra, recusa-se o serviço?
santanamos Escreveu:Confirmo que eram 2 fluences que estiveram à experiencia. Segundo me contou um colega que conhece a "cobaia", estavam um pouco insatisfeitos com o tempo de carga.. Porque será? ;)
ja não oiço falar deles à algum tempo..

Entretanto tenho visto um nissan.. podem ser mais do que um ja que nao apontei a matricula. o nissan deve ser algum taxi individual fora do protocolo com a camara..

Quanto aos 200km por turno, lol... é preciso muita sorte para fazer esses quilometros todos.. a não ser que ande a passear o carro sozinho! Para mim, 200km dá para 2turnos, tirando as noites de fim-de-semana

santanamos
Proprietário Leaf
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras

Mensagem por santanamos » 19 jun 2013, 20:27

Estamos a falar do caso de lisboa, se um taxi vai para a zona da expo, por exemplo, por norma fica numa praça da zona ou outra qualquer num raio de 2km.. Em lisboa não ha necessidade de voltarem a belem (tambem a titulo de exemplo).. no caso dos taxis CI dá prejuizo se andarem entre cada serviço, uns 5km vazio.. daí eu observar uma situação normal de andar menos de 200km.. claro que um taxi da aldeia ou municipios pequenos, denomina-se por "praça fixa" e volta sempre à "base", esses devem fazer os 200km com facilidade.

No meu ponto de vista, em Lisboa estão reunidas as condições suficientes para meterm uma frota electrica, caso a camara deixe usar o PCR "deles" e o do estadio da luz.. o almoço chega bem para recuperar o fôlego.

Agora centralizo o tema para a minha zona do seixal. boa parte do nosso pessoal acredita na mobilidade electrica e tenho a certeza que podia ja haver 1 ou 2 a circular se a autarquia tivesse alguns postos por aqui.

P.s. um dos candidatos ao taxi ve, esta a espera que eu combine um test-drive.. mas só para nos ambientar-mos.

mikexilva
Moderador Global
Registado: 06 jan 2011, 00:44
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
Contacto:

Mensagem por mikexilva » 21 jun 2013, 03:11

Já é um video do ano passado, mas aqui fica:
http://www.youtube.com/watch?v=Y7FSMexz6B8

Já agora, o Sr. AC não referiu um aspecto que quanto a mim talvez seja o mais importante para os cidadãos quanto ao uso de veículos eléctricos na cidade de Lisboa:
Sendo Lisboa a cidade das 7 colinas, existem muitas ruas com declive mais acentuado onde os veículos de combustão sobem em esforço e emitem obrigatoriamente mais gases e partículas poluentes. Basta vermos as fachadas de algumas ruas para ver como podem ficar os pulmões das pessoas que vivem ou trabalham nesses mesmos locais.

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”