
DB Leaf 2.ZERO - jmiguel
Re: DB Leaf 2.ZERO - jmiguel
Muito bom. A bateria parece estar em óptimo estado para esses kms.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms
Re: DB Leaf 2.ZERO - jmiguel
120.000 Km eléctricos (4 anos).




Nissan Leaf 2.ZERO, 31-5-2018. 200.000 km em 22-1-2025.
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: DB Leaf 2.ZERO - jmiguel
Em grande forma. Boa, esse carro está impecável
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- pemifer
- Proprietário Kia Niro EV
- Mensagens: 3331
- Registado: 15 fev 2016, 16:34
- Data de fabrico: 27 mar 2018
- Capacidade bateria: 109,30Ah
- Localização: Lisboa
Re: DB Leaf 2.ZERO - jmiguel
A velocidade de degradação vai diminuindo.
Re: DB Leaf 2.ZERO - jmiguel
Troquei esta semana o atuador do bloqueio da ficha type 2 na porta de carregamento que me estava a dar problemas há algumas semanas.
Os sintomas da avaria começaram por ocasionalmente a porta de carregamento não bloquear a ficha e consequentemente o carregamento não iniciar. Retirando a ficha e voltando a colocá-la o bloqueio lá funcionava. Ao longo do tempo foi piorando ao ponto de me obrigar a rodar manualmente uma roda dentada tanto para bloquear como para desbloquear.
O "part number" do atuador é o 253E05SH0C e a designação que estava na caixa era "ACTUATOR ASSY-C". Custou 333€ c/ IVA na Nissan. Procurei fora da marca mas não encontrei.
Deu para perceber que o problema era no atuador do bloqueio pois quando se inseria a ficha ouvia-se durante uns segundos um barulho de algo a tentar atracar. Com o passar dos dias passou a ouvir-se um barulho bastante alto que imagino que fosse de engrenagens plásticas desgastadas a deslizarem umas nas outras. Quando tiver tempo abrirei a peça avariada para ver como é por dentro e quais são os danos internos.
A porta de carregamento com o atuador.

A porta de carregamento sem o atuador, com o orifício por onde é feito o bloqueio visível.

O lado do atuador que fica encostado à porta de carregamento. No topo vê-se o perno que faz o bloqueio da ficha.

A roda dentada branca que permite fazer o bloqueio/desbloqueio manual. O acesso a esta roda é bastante difícil sem desmontar uma forra plástica. Circulei vários dias sem a forra...

Os sintomas da avaria começaram por ocasionalmente a porta de carregamento não bloquear a ficha e consequentemente o carregamento não iniciar. Retirando a ficha e voltando a colocá-la o bloqueio lá funcionava. Ao longo do tempo foi piorando ao ponto de me obrigar a rodar manualmente uma roda dentada tanto para bloquear como para desbloquear.
O "part number" do atuador é o 253E05SH0C e a designação que estava na caixa era "ACTUATOR ASSY-C". Custou 333€ c/ IVA na Nissan. Procurei fora da marca mas não encontrei.
Deu para perceber que o problema era no atuador do bloqueio pois quando se inseria a ficha ouvia-se durante uns segundos um barulho de algo a tentar atracar. Com o passar dos dias passou a ouvir-se um barulho bastante alto que imagino que fosse de engrenagens plásticas desgastadas a deslizarem umas nas outras. Quando tiver tempo abrirei a peça avariada para ver como é por dentro e quais são os danos internos.
A porta de carregamento com o atuador.

A porta de carregamento sem o atuador, com o orifício por onde é feito o bloqueio visível.

O lado do atuador que fica encostado à porta de carregamento. No topo vê-se o perno que faz o bloqueio da ficha.

A roda dentada branca que permite fazer o bloqueio/desbloqueio manual. O acesso a esta roda é bastante difícil sem desmontar uma forra plástica. Circulei vários dias sem a forra...

Última edição por jmiguel em 19 set 2022, 16:09, editado 1 vez no total.
Nissan Leaf 2.ZERO, 31-5-2018. 200.000 km em 22-1-2025.
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: DB Leaf 2.ZERO - jmiguel
Excelente informação, obrigado 

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9925
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: DB Leaf 2.ZERO - jmiguel
Serviço público! Muito obrigado pela muito detalhada informação.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Re: DB Leaf 2.ZERO - jmiguel
5 anos (152.622 km)




Nissan Leaf 2.ZERO, 31-5-2018. 200.000 km em 22-1-2025.
- Nonnus
- Mensagens: 3453
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: DB Leaf 2.ZERO - jmiguel
Já alguma vez lhe apareceu o erro do sistema de EV?
Já alguma vez trocou a bateria de 12V?
Já alguma vez trocou a bateria de 12V?
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
Re: DB Leaf 2.ZERO - jmiguel
Tenho intenção de abrir a peça velha e eventualmente repará-la, mas ainda não tive tempo...
Última edição por jmiguel em 22 jan 2025, 15:45, editado 1 vez no total.
Nissan Leaf 2.ZERO, 31-5-2018. 200.000 km em 22-1-2025.