Sem o documento a inspeção não é feita, e sem a inspeção não se pode pedir a matrícula.
O carro veio de França e na França não ligam a esse documento, mas é necessário para o processo de legalização em Portugal. O documento já foi pedido.
Eu já fui ver o carro ao centro de inspeção e falei com dois funcionários que me disseram o mesmo.
22-03-2023
O certificado de conformidade é um documento para veículos a motor que garante que uma viatura cumpre todos os requisitos exigidos pela União Europeia (UE). Se vai comprar carro ou legalizar uma viatura importada, deve ter especial atenção a este certificado.
Tal como muitos dos produtos que consumimos no dia-a-dia, também os veículos devem ter um certificado que assegura o cumprimento das normas europeias. Só assim vai conseguir obter uma matrícula e circular sem problemas na UE.
O que é o certificado de conformidade?
O certificado de conformidade é um documento emitido pelo fabricante do veículo que comprova o cumprimento dos requisitos ambientais e de segurança definidos pela União Europeia. Ou seja, prova que está de acordo com a legislação e regras que se aplicam àquele tipo de viatura.
Se para as entidades europeias, o COC é uma garantia do cumprimento das normas, para o condutor assegura que a viatura está em conformidade com o modelo que foi aprovado e fornecido pelo fabricante.
Quando é necessário apresentar o certificado de conformidade?
Se vai legalizar um carro importado usado ou, após aquisição no estrangeiro, quer trazer o seu automóvel para Portugal, é necessário apresentar o certificado de conformidade. O processo de atribuição de matrícula a um automóvel ligeiro usado é diferente - caso tenha ou não certificado de conformidade (ou sua cópia).