Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus

Fórum de discussão sobre os modelos elétricos da Kia.
ruramos
Registado: 07 jul 2017, 16:22
Data de fabrico: 13 jan 2019
Capacidade bateria: 64kWh

Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus

Mensagem por ruramos » 24 jun 2024, 17:03

Nonnus Escreveu:
24 jun 2024, 17:00
Eu sei que conheces o processo. Na altura que foste buscar o teu depertou-me o interesse em fazer o mesmo. E fi-lo, embora em moldes um bocadinho diferentes.
O processo não mudou, eu continuo a trazer carros e tenho noção como funciona.
Só te quiz alertar que não é necessário o coc para pedires matricula portuguesa.

Nonnus
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Mensagem por Nonnus » 04 jul 2024, 18:56

Quando iniciei este diário de bordo a ideia era explicar todo o processo de importação do carro o mais detalhadamente possível, explicando o que corre bem e mal, mas nunca pensando que podia correr tão mal, neste caso recorrendo á empresa Importrust.

O que vão ler nas próximas linhas corresponde a verdade dos factos, onde nada foi adulterado, ou inventado, embora muitas vezes possa parecer impossível ter acontecido.

Se no inicio tudo correu bem e houve muita atenção por parte do vendedor Alexandre, onde me explicou todo o processo detalhadamente, a certa altura as coisas correm bastante mal como se pode constatar nas próximas linhas.

- No dia 26 de abril faço o pagamento do carro e a partir dessa data começa a contar 40 dias para o prazo de entrega do carro.

- No dia 14/05 recebo um email com os documentos franceses para assinar e dar inicio ao processo de mudança de nome. Nesse mesmo dia envio os documentos assinados.

- No dia 15/05 envio um email a perguntar se existe alguma previsão para entrega do carro.

- No dia 16/05 recebo um email do Filipe a informar que o carro já se encontra em Portugal.

- No dia 20/05 recebo email do Alexandre com o seguinte -
Espero na pior das hipóteses entregarmos o carro para a semana!
Penso eu, - OK a coisa esta fluir vamos esperar. Erro grave da minha parte.

Visto o carro não me ser entregue e já estávamos em junho começo a fazer telefonemas para o Alexandre onde me é dito que o carro esta a espera da matricula, mas que existe um atraso, estão mais carros na mesma situação e que eu devia falar com o Filipe, pois era ele que agora tinha o processo em mãos. Ligo para o Filipe onde me é dito que o carro aguarda documentação :think: . Volto a ligar para o Alexandre e confronto-o com esta informação onde ele me diz que certamente o Filipe se enganou, mas em todo caso ia falar com ele.

Na ausência de respostas no dia 17/06 escrevo um email aos dois a mostrar o meu descontentamento com a situação e que o prazo dos 40 dias para entrega do carro já a muito que tinha sido ultrapassado.

Calma... se acham que a situação era má preparem-se para o que ai vem nas próximas linhas.

No dia seguinte recebo um telefonema do Filipe onde é confirmado que o carro aguardava o certificado de homologação e que ainda não tinha sido inspecionado :shock: . Conclusão, o carro esteve desde o dia 16/05 até ao dia 17/06 (um mês) esquecido no centro de inspecções. Todas as informações que me deram até esse dia não correspondiam a verdade. Exijo ver o carro, e é-me dito que o carro encontra-se no centro de inspecções do Pinhal Novo que fica a cerca de 50km da minha residência. Telefono para o centro de inspecções onde pergunto porque motivo o carro ainda não tinha sido inspecionado e há quanto tempo o carro ali se encontrava. Foi-me dito que enquanto não fosse entregue o COC, ou o certificado de homologação o carro não era inspecionado, e era da responsabilidade da Importrust facultar esses documentos. Quanto ao tempo em que o carro ali se encontrava não me souberam dizer em concreto, mas que já lá estava a muito tempo. No dia 19/6 desloco-me ao centro de inspecção e faço as mesmas perguntas a outro funcionário e recebo as mesmas respostas. De salientar pessoas altamente atenciosas, fica aqui o meu agradecimento.

- No dia 27/06 recebo uma notificação na APP da Kia que o carro se encontrava destrancando e penso que provavelmente estariam a fazer a inspecção.

- No dia 28/06 volto a receber outra notificação que o carro se encontra destrancado e percebo que o carro já não se encontra no centro de inspecções, mas no centro de logística automóvel nas Pontes em Setúbal. Nesse dia a tarde recebo um telefonema do Filipe a informar que o carro já tinha inspecção (nada que não eu soubesse), que já tinha sido pedido o DAV que nos próximos dias ia receber um email com o DAV e matricula e depois era só combinar com a empresa para entrega do carro. So far so good (então, não!)

Será possível esquecerem-se do mesmo carro duas vezes?

Na ausência do dito email na terça-feira (2/07) ligo duas vezes para o Filipe onde não me atende. Na quarta-feira (3/07) volto a ligar e a segunda vez atende, mas passa-me para um colega que é a pessoa responsável pelo processo de pedido do DAV. Por meias palavras fico a perceber que o DAV ainda não tinha sido pedido.
- Sr. Nuno vou analisar o seu processo e amanhã dou-lhe uma resposta.

- Vai analisar! Você em 2 minutos consegue perceber como esta o processo, é só ir a pagina da autoridade tributaria e tem acesso ao processo. Não estou a perceber porque vai levar 24h para me dar uma resposta!

- Pois Sr. Nuno amanhã eu entro em contacto consigo e espero entregar-lhe o carro o mais rápido possível.
Há hora que escrevo estas palavras não recebi nenhum telefonema.

Neste momento passaram 69 dias e ainda não tenho carro.

Durante este tempo todo recebi desculpas como: a culpa é dos franceses que não mandam a documentação, é dos serviços públicos, somos uma empresa pequena, estamos numa época de férias, e espantem-se, a culpa é do Inicio do Euro de futebol na Alemanha (esta deve ser verdade. Puseram-se a ver os jogos em vez de dar andamento aos processos).

A Importrust é uma empresa de gaiatos, sim gaiatos, sem responsabilidade, que nunca assumem os erros, embora eu os confronta-se várias vezes com os mesmo. Esquece-se de fazer o trabalho cada vez que o processo passa de departamento (pessoas). Tudo tem de ser arrancado a ferros.

Aos colaboradores da Importrust que leiam este post fica o conselho. Em vez de fazerem tantas reuniões talvez seja melhor usarem esse tempo para trabalhar nos processos dos clientes e atenderem as chamadas dos clientes. Claramente fazer tantas reuniões não esta a resultar.

Numa nota de 1 a 5 onde 1 é nada recomendado e 5 é muito recomendado a minha nota é -1.

Quando este processo estiver terminado (sabe-se lá quando) irei fazer reclamações usando os meios oficiais, como nas redes sociais a dar conhecimento desta má experiencia com esta empresa. Escolhi esta empresa porque não há nenhum relato deste gênero conhecido e porque desde o primeiro momento pareceu-me ser uma empresa credível, o que se veio a revelar um verdadeiro fiasco.

Uma empresa que se gaba de ter importado mais de 700 carros no ano passado, o meu caso deve ser único de tremenda dificuldade em legalizar. Mais de 70 dias.

Quero deixar aqui o meu agradecimento ao @ruramos por todos os esclarecimentos que me deu ao longo destes dias. Fiquei a perceber que o registo de um carro importado não é nenhum "bicho de sete cabeças" e que tudo pode ser feito online e de forma célere.

De salientar o mau estar que esta situação tem provocado tanto a mim como a minha mulher. Só quem já passou por situações idênticas pode perceber como a falta de profissionalismo de uma empresa afecta o dia a dia de uma família.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

ruramos
Registado: 07 jul 2017, 16:22
Data de fabrico: 13 jan 2019
Capacidade bateria: 64kWh

Mensagem por ruramos » 04 jul 2024, 21:03

Eu avisei-te que algo não te estava a ser contado.
Resumindo, falta a DAV?
Espero bem que acabe da melhor maneira. Se precisares de mais alguma coisa em que consiga ajudar diz.
Bom sorte 😉

Nonnus

Mensagem por Nonnus » 04 jul 2024, 21:17

Sim, estou a espera da DAV, mas amanhã faz uma semana que supostamente teria sido pedida :violin:

Mais uma vez obrigado por toda a disponibilidade.
- 6 anos depois 160000km

Ftomas
Registado: 05 ago 2021, 01:03
Data de fabrico: 01 jan 2011

u esperas gtRe: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus

Mensagem por Ftomas » 04 jul 2024, 21:24

Grande novela

Valia mais teres tratado tu da legalização :evil:

Mas a boa portuguesa, agora é esperar que o carro esteja como tu esperas....

Mas é incrivel que tenha sido esquecimento, hás de ver a data do COC pode ter sido isso que demorou....

Boa sorte

PS eu esta semana tive um e-niro quase comprado, para mim estava, mas aparentemente para o vendedor não.
Fiz lhe 2 propostas de fazer o negocio e faltava o livro de revisões. Para mim faltava apenas que ele decidi-se qual preferia, mas que o carro seria meu, que outro sentido faria ele fazer 1 hora de carro para me o mostrar....
No dia seguinte disse que ja nao venderia, ficaria com ele..... e pronto.

Carros ha muitos! Mas aquele tinha os bancos ventilados que não vejo por aí!

O mundo esta mudar... :D

cfvp
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Mensagem por cfvp » 05 jul 2024, 00:40

Pois está uma situação complicada...Obrigado pelo relato.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms

Nonnus

Mensagem por Nonnus » 05 jul 2024, 15:44

Ao fim de exactamente 70 dias tenho o carro em casa. O DAV foi emitido ontem, mas mais uma vez ninguém me disse nada e hoje comecei a fazer telefonemas logo as 9 da manhã. As 10 da manhã ligaram-me onde me disseram que já tinham a DAV com matricula atribuída, então exigi a Importrust que o carro me fosse entregue hoje. Pedi que enviassem toda a documentação para empresa responsável pela entrega do carro que eu depois combinava a entrega durante o dia de hoje. Assim foi, por voltas das 11h expliquei a situação a empresa responsável pela entrega do carro, disse que não precisava do carro lavado, nem aspirado e que se fosse preciso até as matriculas eu mandava fazer e montava, eu queria era o carro hoje. A pessoa compreendeu a situação, disse-me que eles mesmo montavam as matriculas e que as 14 horas podia levantar o carro. Ainda se ofereceu para em entregar o carro com 100% de carga, ao que eu disse que não havia necessidade.
- 6 anos depois 160000km

civic
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Mensagem por civic » 05 jul 2024, 15:50

Que cena tão má, ainda por cima já adiantaste dinheiro...
Este teu testemunho estava a servir para eu fazer uma cena parecida para um carro para a minha filha um dia destes, tenho pensado no Orlando de Leiria e acho que ele faz uma cena parecida, mais vale falar com pessoal de confiança, estava mesmo a depositar muita fé nessa empresa.
Que tudo se resolva da melhor maneira. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's

civic
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Mensagem por civic » 05 jul 2024, 15:54

Escrevi o meu post sem ter lido o teu, ainda bem que tudo se resolveu, essa cena da matricula foi uma coisa que eu sempre quis fazer (para não furarem a mala) mas nunca consegui.
Depois de tudo espero que o carro esteja impecável e só faltam as fotos da praxe, que tenham sido todos os problemas a ter com esse carro, daqui para a frente é só rolar. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's

Nonnus

Mensagem por Nonnus » 05 jul 2024, 15:55

Acho que não deves desistir da ideia. Existem mais empresas a fazer este tipo de serviço em Portugal. Se o fazem melhor, ou pior, mais barato ou mais caro, não sei. Eu escolhi esta porque tudo o que li e vi até hoje nada indicava esta falta de profissionalismo no meu caso. Toda a gente com quem falo acerca da Importrust me dizem que não tem conhecimento de nenhum caso igual ao meu. Caraças, que Karma o meu...
- 6 anos depois 160000km

Responder

Voltar para “Kia”