Quando iniciei este diário de bordo a ideia era explicar todo o processo de importação do carro o mais detalhadamente possível, explicando o que corre bem e mal, mas nunca pensando que podia correr tão mal, neste caso recorrendo á empresa Importrust.
O que vão ler nas próximas linhas corresponde a verdade dos factos, onde nada foi adulterado, ou inventado, embora muitas vezes possa parecer impossível ter acontecido.
Se no inicio tudo correu bem e houve muita atenção por parte do vendedor Alexandre, onde me explicou todo o processo detalhadamente, a certa altura as coisas correm bastante mal como se pode constatar nas próximas linhas.
- No dia 26 de abril faço o pagamento do carro e a partir dessa data começa a contar 40 dias para o prazo de entrega do carro.
- No dia 14/05 recebo um email com os documentos franceses para assinar e dar inicio ao processo de mudança de nome. Nesse mesmo dia envio os documentos assinados.
- No dia 15/05 envio um email a perguntar se existe alguma previsão para entrega do carro.
- No dia 16/05 recebo um email do Filipe a informar que o carro já se encontra em Portugal.
- No dia 20/05 recebo email do Alexandre com o seguinte -
Espero na pior das hipóteses entregarmos o carro para a semana!
Penso eu, - OK a coisa esta fluir vamos esperar. Erro grave da minha parte.
Visto o carro não me ser entregue e já
estávamos em junho começo a fazer telefonemas para o Alexandre onde me é dito que o carro esta a espera da matricula, mas que existe um atraso, estão mais carros na mesma situação e que eu devia falar com o Filipe, pois era ele que agora tinha o processo em mãos. Ligo para o Filipe onde me é dito que o carro aguarda documentação

. Volto a ligar para o Alexandre e confronto-o com esta informação onde ele me diz que certamente o Filipe se enganou, mas em todo caso ia falar com ele.
Na ausência de respostas no dia 17/06 escrevo um email aos dois a mostrar o meu descontentamento com a situação e que o prazo dos 40 dias para entrega do carro já a muito que tinha sido ultrapassado.
Calma... se acham que a situação era má preparem-se para o que ai vem nas próximas linhas.
No dia seguinte recebo um telefonema do Filipe onde é confirmado que o carro aguardava o certificado de homologação e que ainda não tinha sido inspecionado

. Conclusão, o carro esteve
desde o dia 16/05 até ao dia 17/06 (um mês) esquecido no centro de inspecções. Todas as informações que me deram até esse dia não correspondiam a verdade. Exijo ver o carro, e é-me dito que o carro encontra-se no centro de inspecções do Pinhal Novo que fica a cerca de 50km da minha residência. Telefono para o centro de inspecções onde pergunto porque motivo o carro ainda não tinha sido inspecionado e há quanto tempo o carro ali se encontrava. Foi-me dito que enquanto não fosse entregue o COC, ou o certificado de homologação o carro não era inspecionado, e era da responsabilidade da Importrust facultar esses documentos. Quanto ao tempo em que o carro ali se encontrava não me souberam dizer em concreto, mas que já lá estava a muito tempo. No dia 19/6 desloco-me ao centro de inspecção e faço as mesmas perguntas a outro funcionário e recebo as mesmas respostas. De salientar pessoas altamente atenciosas, fica aqui o meu agradecimento.
- No dia 27/06 recebo uma notificação na APP da Kia que o carro se encontrava destrancando e penso que provavelmente estariam a fazer a inspecção.
- No dia 28/06 volto a receber outra notificação que o carro se encontra destrancado e percebo que o carro já não se encontra no centro de inspecções, mas no centro de logística automóvel nas Pontes em Setúbal. Nesse dia a tarde recebo um telefonema do Filipe a informar que o carro já tinha inspecção (nada que não eu soubesse), que já tinha sido pedido o DAV que nos próximos dias ia receber um email com o DAV e matricula e depois era só combinar com a empresa para entrega do carro. So far so good (então, não!)
Será possível esquecerem-se do mesmo carro duas vezes?
Na ausência do dito email na terça-feira (2/07) ligo duas vezes para o Filipe onde não me atende. Na quarta-feira (3/07) volto a ligar e a segunda vez atende, mas passa-me para um colega que é a pessoa responsável pelo processo de pedido do DAV. Por meias palavras fico a perceber que o DAV ainda não tinha sido pedido.
- Sr. Nuno vou analisar o seu processo e amanhã dou-lhe uma resposta.
- Vai analisar! Você em 2 minutos consegue perceber como esta o processo, é só ir a pagina da autoridade tributaria e tem acesso ao processo. Não estou a perceber porque vai levar 24h para me dar uma resposta!
- Pois Sr. Nuno amanhã eu entro em contacto consigo e espero entregar-lhe o carro o mais rápido possível.
Há hora que escrevo estas palavras não recebi nenhum telefonema.
Neste momento passaram 69 dias e ainda não tenho carro.
Durante este tempo todo recebi desculpas como: a culpa é dos franceses que não mandam a documentação, é dos serviços públicos, somos uma empresa pequena, estamos numa época de férias, e espantem-se, a culpa é do Inicio do Euro de futebol na Alemanha (esta deve ser verdade. Puseram-se a ver os jogos em vez de dar andamento aos processos).
A Importrust é uma empresa de gaiatos, sim gaiatos, sem responsabilidade, que nunca assumem os erros, embora eu os confronta-se várias vezes com os mesmo. Esquece-se de fazer o trabalho cada vez que o processo passa de departamento (pessoas). Tudo tem de ser arrancado a ferros.
Aos colaboradores da Importrust que leiam este post fica o conselho. Em vez de fazerem tantas reuniões talvez seja melhor usarem esse tempo para trabalhar nos processos dos clientes e atenderem as chamadas dos clientes. Claramente fazer tantas reuniões não esta a resultar.
Numa nota de 1 a 5 onde 1 é nada recomendado e 5 é muito recomendado a minha nota é -1.
Quando este processo estiver terminado (sabe-se lá quando) irei fazer reclamações usando os meios oficiais, como nas redes sociais a dar conhecimento desta má experiencia com esta empresa. Escolhi esta empresa porque não há nenhum relato deste gênero conhecido e porque desde o primeiro momento pareceu-me ser uma empresa credível, o que se veio a revelar um verdadeiro fiasco.
Uma empresa que se gaba de ter importado mais de 700 carros no ano passado, o meu caso deve ser único de tremenda dificuldade em legalizar. Mais de 70 dias.
Quero deixar aqui o meu agradecimento ao @ruramos por todos os esclarecimentos que me deu ao longo destes dias. Fiquei a perceber que o registo de um carro importado não é nenhum "bicho de sete cabeças" e que tudo pode ser feito online e de forma célere.
De salientar o mau estar que esta situação tem provocado tanto a mim como a minha mulher. Só quem já passou por situações idênticas pode perceber como a falta de profissionalismo de uma empresa afecta o dia a dia de uma família.