

Versão resumida:
- Itália merece *muito* ser visitado.
- É caríssimo carregar em Itália. Aliás à exceção do combustível, tudo é caríssimo

- França é a Meca dos carregamentos no nosso lado da Europa. Barato, interoperável, CC, hubs gigantes dos mais variados operadores, ...
- Vale muito a pena fazer a subscrição Ionity ou Tesla (para não Tesla). O valor da subscrição paga-se em 2 carregamentos (máximo). A rede Tesla tem melhor cobertura, mas alguns SuC são desvios... interessantes para dizer o mínimo

- Para carregamentos fora destas 2 redes podem usar-se os eMPS Chargepoint e/ou Electroverse (e se calhar há mais). Ambos permitem acesso a virtualmente toda a rede de carregamento de França/Itália, sem sobrecusto em relação ao operador do posto, em alguns casos até com desconto em relação e este. Gosto mais da Electroverse porque funciona por débito em CC a seguir a cada carregamento. A Chargepoint é por "saldo em carteira", gosto menos...
- Para poupar (muito!) tempo é recomendado usar uma "Via Verde" que funcione nos 4 países. Eu comprei Fulli, o Ulys é outra alternativa, podem existir mais. Atenção às condições de utilização mas, a sério, usem uma coisa destas. As portagens têm de ser pagas, é imensamente mais confortável assim.
Atravessar Espanha (norte)
Para Espanha nesta altura já não há grandes dúvidas e para mim é uma rede fantástica. Fracos no roaming, mas excelentes no preço e com cobertura muito significativa. Havendo subscrição Tesla/Ionity pode não fazer muito sentido procurar alternativas a estas porque a cobertura é suficiente para a travessia. Caso se pretenda usar outro carregador é usar a app Electromaps e encontrar o posto, o respetivo operador e usar a respetiva app. Se o posto for Zunder já há muito tempo que se pode usar CC, Ionity não apanhei nenhum com CC, Tesla já tem CC nos novos V4 (alguns pelo menos).
Atravessar França (sul)
- A dificuldade é escolher onde carregar. São todas as áreas de serviço, hubs das mais diversas marcas, alguns com 16+ tomadas CCS até 300kW (e não falo de Ionity nem Tesla), baratos, interoperáveis (os eMSP que referi não têm sobrecusto em nenhum dos que vi), ... Que rede incrível!
- Fora das AE é possível carregar gratuitamente ou a preços muito baixos em algumas cadeias de supermercados.
- A rede Tesla é brutal. Há SuC separados de 1km, 6km, 10km... SuC com 28 stalls V4 com CC, até nos perdemos.
- O carregamento lento está mais caro do que quando fui há 2 anos, mas os preços por kWh são agora a norma. Mais uma vez, com os eMSP que referi listam toda a rede (estados em tempo real) e carreguei sem problema (tentei usar a tuga EVIO num PCN mas deu erro de API, a Electroverse funcionou sem problemas).
- Apesar de ser mais caro como eMSP, a app Chargemap deve ser instalada na mesma porque tem um filtro interessante: postos gratuitos

- uma nota menos relacionada, se forem visitar o Mónaco (fui lá uma tarde ver como fazem férias os ricos


Visitar Itália
- A rede em Itália não é tão espetacular quanto França, mas é na mesma muito boa.
- É *muito* caro carregar em Itália. Se virem os preços diários de eletricidade lá os valores são bastante superiores aos nossos, às vezes por muito. Os PCN são normalmente > 0,6€/kWh, os PCR > 0,8€/kWh. Com subscrição os preços Ionity são 0,47€/kWh, os Tesla 0,5-0,53€/kWh. Apesar de ser mais cara, a rede Tesla tem manifestamente maior cobertura.
- Os eMSP que referi funcionam em todo o lado (menos Tesla claro) e a Chargepoint até tem um desconto na rede Enel, que usei várias vezes.

Não sei se já tinha dito, mas Itália é um país espetacular para se visitar

As grandes cidades (todos os lugares mais turísticos até) são para visitar de transportes públicos. A maioria destes sítios tem ZTLs (Zonas Trânsito Limitado) em que não se pode conduzir lá e, mesmo que se quisesse pagar a multa, não se consegue mexer lá no meio, não há onde estacionar... É transportes e a pé. A maioria das cidades tem passes diários para turistas a muito bom preço e que incluem metro (onde há), autocarros, trams, é para usar.
Como qualquer outro local muito turístico, é necessário ter atenção triplicada à segurança. Assisti a 2 tentativas de roubo por esticão em transportes públicos e assaltaram-nos um dos carros (não foi o meu...) num parque público (durante o dia, exterior e junto a uma estação de metro).
E é isto que me lembro para já, Uma viagem bestial
