Carregamento do VE (e outros relatos) até/em Itália

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Responder
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah

Carregamento do VE (e outros relatos) até/em Itália

Mensagem por BrunoAlves » 28 ago 2024, 22:31

Estas férias fiz uma longa viagem de VE. Foram quase 6000km em 2 semanas, visitei muitas cidades e vilas de Itália (norte - até Roma), fantástico. Passam-se muitas horas na estrada mas descobri (já para lá de novo) que este é o meu tipo de férias.
Imagem
Imagem

Versão resumida:
- Itália merece *muito* ser visitado.
- É caríssimo carregar em Itália. Aliás à exceção do combustível, tudo é caríssimo :doh:
- França é a Meca dos carregamentos no nosso lado da Europa. Barato, interoperável, CC, hubs gigantes dos mais variados operadores, ...
- Vale muito a pena fazer a subscrição Ionity ou Tesla (para não Tesla). O valor da subscrição paga-se em 2 carregamentos (máximo). A rede Tesla tem melhor cobertura, mas alguns SuC são desvios... interessantes para dizer o mínimo :|
- Para carregamentos fora destas 2 redes podem usar-se os eMPS Chargepoint e/ou Electroverse (e se calhar há mais). Ambos permitem acesso a virtualmente toda a rede de carregamento de França/Itália, sem sobrecusto em relação ao operador do posto, em alguns casos até com desconto em relação e este. Gosto mais da Electroverse porque funciona por débito em CC a seguir a cada carregamento. A Chargepoint é por "saldo em carteira", gosto menos...
- Para poupar (muito!) tempo é recomendado usar uma "Via Verde" que funcione nos 4 países. Eu comprei Fulli, o Ulys é outra alternativa, podem existir mais. Atenção às condições de utilização mas, a sério, usem uma coisa destas. As portagens têm de ser pagas, é imensamente mais confortável assim.

Atravessar Espanha (norte)
Para Espanha nesta altura já não há grandes dúvidas e para mim é uma rede fantástica. Fracos no roaming, mas excelentes no preço e com cobertura muito significativa. Havendo subscrição Tesla/Ionity pode não fazer muito sentido procurar alternativas a estas porque a cobertura é suficiente para a travessia. Caso se pretenda usar outro carregador é usar a app Electromaps e encontrar o posto, o respetivo operador e usar a respetiva app. Se o posto for Zunder já há muito tempo que se pode usar CC, Ionity não apanhei nenhum com CC, Tesla já tem CC nos novos V4 (alguns pelo menos).

Atravessar França (sul)
- A dificuldade é escolher onde carregar. São todas as áreas de serviço, hubs das mais diversas marcas, alguns com 16+ tomadas CCS até 300kW (e não falo de Ionity nem Tesla), baratos, interoperáveis (os eMSP que referi não têm sobrecusto em nenhum dos que vi), ... Que rede incrível!
- Fora das AE é possível carregar gratuitamente ou a preços muito baixos em algumas cadeias de supermercados.
- A rede Tesla é brutal. Há SuC separados de 1km, 6km, 10km... SuC com 28 stalls V4 com CC, até nos perdemos.
- O carregamento lento está mais caro do que quando fui há 2 anos, mas os preços por kWh são agora a norma. Mais uma vez, com os eMSP que referi listam toda a rede (estados em tempo real) e carreguei sem problema (tentei usar a tuga EVIO num PCN mas deu erro de API, a Electroverse funcionou sem problemas).
- Apesar de ser mais caro como eMSP, a app Chargemap deve ser instalada na mesma porque tem um filtro interessante: postos gratuitos :mrgreen: Há *imensos* postos gratuitos em estacionamentos e outros locais que não estão online, mas são grátis.
- uma nota menos relacionada, se forem visitar o Mónaco (fui lá uma tarde ver como fazem férias os ricos :lol: ) não se esqueçam que aquilo é "outro país" e o roaming de dados paga-se caro :doh: Convém eleger um estacionamento (ver se tem carregador na chargemap) antes de entrar.

Visitar Itália
- A rede em Itália não é tão espetacular quanto França, mas é na mesma muito boa.
- É *muito* caro carregar em Itália. Se virem os preços diários de eletricidade lá os valores são bastante superiores aos nossos, às vezes por muito. Os PCN são normalmente > 0,6€/kWh, os PCR > 0,8€/kWh. Com subscrição os preços Ionity são 0,47€/kWh, os Tesla 0,5-0,53€/kWh. Apesar de ser mais cara, a rede Tesla tem manifestamente maior cobertura.
- Os eMSP que referi funcionam em todo o lado (menos Tesla claro) e a Chargepoint até tem um desconto na rede Enel, que usei várias vezes.
Imagem

Não sei se já tinha dito, mas Itália é um país espetacular para se visitar :mrgreen: . Há cidades de tirar o fôlego, bem como locais menos conhecidos de montanha, praia ou assim-assim fantásticos.
As grandes cidades (todos os lugares mais turísticos até) são para visitar de transportes públicos. A maioria destes sítios tem ZTLs (Zonas Trânsito Limitado) em que não se pode conduzir lá e, mesmo que se quisesse pagar a multa, não se consegue mexer lá no meio, não há onde estacionar... É transportes e a pé. A maioria das cidades tem passes diários para turistas a muito bom preço e que incluem metro (onde há), autocarros, trams, é para usar.
Como qualquer outro local muito turístico, é necessário ter atenção triplicada à segurança. Assisti a 2 tentativas de roubo por esticão em transportes públicos e assaltaram-nos um dos carros (não foi o meu...) num parque público (durante o dia, exterior e junto a uma estação de metro).

E é isto que me lembro para já, Uma viagem bestial :-)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Nonnus
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Carregamento do VE (e outros relatos) até/em Itália

Mensagem por Nonnus » 30 ago 2024, 17:13

Obrigado pelo relato.

Se há alguém que pode falar sobre os prós e contras do nosso modelo depois desta experiência és tu. :mrgreen:

Já tentei convencer a esponja (onde é que eu ouvi isto?) a fazer uma coisa do gênero, mas não a consigo convencer. Diz-me que não é o tipo de férias. Quando pensei em importar o carro andei lancei a escada, mas sem sucesso. Esta na calha fazer a N2 em vários dias, mas acho que é o máximo que vou conseguir.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

civic
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Mensagem por civic » 30 ago 2024, 17:26

Obrigado por partilhares a experiência, quero fazer uma cena parecido no proximo ano mas em França. ;)
Hoje pedi o cartão da electroverse, dá para usar em toda a Europa com preços ao kWh, sem complicações, conheces?
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's

BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV

Mensagem por BrunoAlves » 30 ago 2024, 20:27

Nonnus Escreveu:
30 ago 2024, 17:13
Se há alguém que pode falar sobre os prós e contras do nosso modelo depois desta experiência és tu.
Não queria que fosse essa a temática do tópico mas sim, neste momento não tenho dúvidas nenhumas que boa parte dos fervorosos defensores do modelo nunca saíram do retângulo (vá, para lá de Espanha, vamos dar essa de barato)
Nonnus Escreveu:
30 ago 2024, 17:13
Diz-me que não é o tipo de férias
Pois eu como descobri há relativamente pouco tempo, é exatamente o meu tipo de férias. A minha esponja sempre foi "bicho de praia" e tenho de conseguir uns dias de praia para manter o casamento :mrgreen: mas ela própria ficou fã. Se cá estivermos para o ano havemos de ir a outro país.
civic Escreveu:
30 ago 2024, 17:26
Hoje pedi o cartão da electroverse, dá para usar em toda a Europa com preços ao kWh, sem complicações, conheces
A electroverse até em Portugal vale a pena em vários cenários. Experiência tenho em França e Itália. Nos restantes países também há imensa cobertura (como já se discutiu, mercados maduros têm roaming não obrigatório mas praticamente total) mas os tarifários não são sempre tão simples e tão bons.
É uma questão de abrir a APP e "picar" uns postos nos países que interesse analisar ;)

civic
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Mensagem por civic » 30 ago 2024, 20:46

BrunoAlves Escreveu:
30 ago 2024, 20:27

A electroverse até em Portugal vale a pena em vários cenários. Experiência tenho em França e Itália. Nos restantes países também há imensa cobertura (como já se discutiu, mercados maduros têm roaming não obrigatório mas praticamente total) mas os tarifários não são sempre tão simples e tão bons.
É uma questão de abrir a APP e "picar" uns postos nos países que interesse analisar ;)
Pois, como disse estou a preparar uma voltinha dessas, mas em França para o proximo ano, vou colhendo informação para isso, eu sou dos que apenas conheço os postos do nosso retangulo, nem em Espanha experimentei algum. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's

BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV

Mensagem por BrunoAlves » 30 ago 2024, 21:05

Em França esquece... A dificuldade em França é escolher onde carregar. Por exemplo os Lidl que aqui são "a bitola" dos preços.
Podes usar um eMSP (tipo Electroverse) e pagar 39cts até 150kW. Uma barbaridade :mrgreen: Aqui tens Lidl a 49kW...
Tenho lá uma série de incursões e (por causa dos meus interesses em associativismo :mrgreen: ) tenho estudado muitos mercados, mas esse em particular é extraordinário.
França é a Meca dos carregamentos. Mas isso é para o tópico "ali ao lado" sobre França se tiveres questões e eu souber ajudar claro ;) Este seria mais sobre Itália.

@Nonnus agora estou mesmo mesmo sem dados (as férias foram violentas nesse aspeto) mas depois ponho aqui umas fotos do que se pode "apanhar" por andar a saltar de cidade em cidade de carro.

rjspedition
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Mensagem por rjspedition » 30 ago 2024, 22:35

Belo tópico, e obrigado pela partilha. Itália está na lista, mas também já não será para o ano.
Já tentei convencer a esponja (onde é que eu ouvi isto?) a fazer uma coisa do gênero, mas não a consigo convencer.
Aqui em casa a nossa primeira viagem deste género foi até Oslo e também apanhei alguma resistência pela frente nesse campo. Passei meses a ir apaziguando a coisa a dizer que ia correr bem, com ela sempre a dar para trás. e ainda hoje consigo ouvir as colegas do trabalho na brincadeira a dizer que "...quando fores a meio de Espanha já vais cansada e só vais ter vontade de desistir!!" :lol:

O que aconteceu é que em cada local/país onde se fez uma paragem mais prolongada a reação era sempre a mesma: "Tão bonito! Gosto! Temos de voltar cá mais vezes!" e ainda hoje ambos sorrimos quando se fala daquela viagem. Na altura correu tão bem que mesmo este ano o facto de ter um bebé de meses não foi impeditivo, e viemos novamente felizes e descansados da jornada.

Claro que...
A minha esponja sempre foi "bicho de praia" e tenho de conseguir uns dias de praia para manter o casamento :mrgreen: mas ela própria ficou fã. Se cá estivermos para o ano havemos de ir a outro país.
... se por um lado me custa perder oportunidades de ver museus e locais históricos mesmo ali ao lado, é importante também dar espaço aos tais dias de praia, que tanto se fazem lá como cá, mas.. assim é a vida, e o descanso não tem preço. :lol: :mrgreen:

Para o ano o desafio já estava lançado para a Córsega/Sardenha (... o tal conciliar de praia :lol: ), mas a saída prematura do Leaf e a hipótese de um "novo" VE vieram complicar as coisas. Por outro lado, pode ser que a versão encurtada a sul de França já se faça de VE, ultrapassados constrangimentos de bagagem. :|

Já agora, 270000 km? Espetáculo! :clap:

cfvp
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Mensagem por cfvp » 31 ago 2024, 16:31

Muito bom, obrigado pelo relato.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms

Responder

Voltar para “Carregamento”