
Diário de bordo - 2Rs
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Diário de bordo - 2Rs
É como o Bruno disse.
A única coisa que podes facilitar ligeiramente é em vez de aguardar que se desligue, podes ir monitorizando o Leaf Spy até a célula mais fraca estar nos 3,1V. A diferença de energia para desligar é muito pequena e dá algum descanso a quem tiver receio de deixar descarregar até "morrer".
Há um detalhe importante no caso da descarga até morrer. Tens de monitorizar o processo para desligar logo o carro, senão a bateria de 12V é rapidamente descarregada e podes danifica-la, especialmente se a ventilação estiver ligada para acelerar o processo de descarga.
A única coisa que podes facilitar ligeiramente é em vez de aguardar que se desligue, podes ir monitorizando o Leaf Spy até a célula mais fraca estar nos 3,1V. A diferença de energia para desligar é muito pequena e dá algum descanso a quem tiver receio de deixar descarregar até "morrer".
Há um detalhe importante no caso da descarga até morrer. Tens de monitorizar o processo para desligar logo o carro, senão a bateria de 12V é rapidamente descarregada e podes danifica-la, especialmente se a ventilação estiver ligada para acelerar o processo de descarga.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Re: Diário de bordo - 2Rs
Tens que levar a bateria ao fundo, só assim consegues saber o tamanho do "deposito". 

Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
- Nonnus
- Mensagens: 3456
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Diário de bordo - 2Rs
Num novo post sobre a substituição de uma bateria.
Damos a garantia de novo: 8 anos ou 160.000Km, salvo se as cargas rápidas ultrapassarem 10% do número de cargas totais (como na marca). A tecnologia tem que ser obrigatoriamente a de origem NMC. As novas células são da marca GOTION grau "A". As CATL, disponíveis do mercado são de grau "B" as "A" são para os grandes compradores (fabricantes automóveis) Não tenhamos ilusões. As GOTION, não serão o Rolls Royce da células, mas equivalente a um "OPEL" que também é muito fiável.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
Re: Diário de bordo - 2Rs
Mas as baterias de origem não eram NMC, eram LMO???
Simplesmente não tinham cobalto na sua composição.
https://insideevs.com/news/338432/nissa ... deep-dive/
Nem acredito que hoje se encontrem celulas com a quimica LMO.
Simplesmente não tinham cobalto na sua composição.
https://insideevs.com/news/338432/nissa ... deep-dive/
Nem acredito que hoje se encontrem celulas com a quimica LMO.

Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
-
- Mensagens: 402
- Registado: 05 mar 2014, 10:17
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 34.6Ah
- Localização: Veneza de Portugal
Re: Diário de bordo - 2Rs
Ponto de situação: no fim de semana andei com o carro e após 66kms ficou neste ponto:
Ficou a marinar durante a noite e hoje foi até aparecer a tartaruga (na garagem com o AC ligado e os máximos também), que teimava em não aparecer!! A tartaruga não está aparece a uma voltagem alta!?! Segundo uma escala que encontrei, a tartaruga deveria aparecer a uma voltagem bem mais baixa!
Entretanto coloquei a carregar mas o medidor do lidl não quis colaborar... no entanto, liguei o LSpy que contou 5kwh entre os 15% e os 80%. Ora bem, somando os restantes %, deve estar entre os 7/8kwh. No entanto, está ali um buffer inferior bastante alto!
Apenas 3 sensores!! Não eram deviam ser 4?! 
Ficou a marinar durante a noite e hoje foi até aparecer a tartaruga (na garagem com o AC ligado e os máximos também), que teimava em não aparecer!! A tartaruga não está aparece a uma voltagem alta!?! Segundo uma escala que encontrei, a tartaruga deveria aparecer a uma voltagem bem mais baixa!
Entretanto coloquei a carregar mas o medidor do lidl não quis colaborar... no entanto, liguei o LSpy que contou 5kwh entre os 15% e os 80%. Ora bem, somando os restantes %, deve estar entre os 7/8kwh. No entanto, está ali um buffer inferior bastante alto!

-
- Mensagens: 402
- Registado: 05 mar 2014, 10:17
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 34.6Ah
- Localização: Veneza de Portugal
Re: Diário de bordo - 2Rs
Deixo aqui o gráfico quando o SOC no LeafSpy acusava 1%, no entanto nos logs está a 7%:

Estou bastante surpreendido pela "não falha" de algum (ou vários) dos módulos e pronto... a idade não perdoa (PDI) 
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Diário de bordo - 2Rs
Há algo muito, muito curioso nessa bateria. Deves ter uns bons 30% de SOC numa bateria nova.
Como eu tinha dito antes, acho que a tartaruga aparece por estimativa de energia restante. E essa já vimos que está toda lixada. O desligar é que é por tensão mínima numa célula.
És bem capaz de ter razão nos 50% de SOH que sugerias lá atrás. O facto de ainda não haver nenhuma "bad cells" no LS sugere se calhar mais que isso.
Próximo passo, andar até à tartaruga, mas a seguir continuar a andar. Aproxima-te de casa quando vires uma célula nos 3,3V por aí.
Como eu tinha dito antes, acho que a tartaruga aparece por estimativa de energia restante. E essa já vimos que está toda lixada. O desligar é que é por tensão mínima numa célula.
És bem capaz de ter razão nos 50% de SOH que sugerias lá atrás. O facto de ainda não haver nenhuma "bad cells" no LS sugere se calhar mais que isso.
Próximo passo, andar até à tartaruga, mas a seguir continuar a andar. Aproxima-te de casa quando vires uma célula nos 3,3V por aí.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

-
- Mensagens: 402
- Registado: 05 mar 2014, 10:17
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 34.6Ah
- Localização: Veneza de Portugal
Re: Diário de bordo - 2Rs
E pronto,já me meti em trabalhos:
Está à carga com ajuda de um empurrão da outra de 12v do ICE... a outra (do lado esquerdo) era para isso mas também está a precisar de ajuda\carga.

Também já fiquei a saber que esta do Leaf é de 2015... portanto começar a ver os saldos! Dá para fazer manutenção? Pelo que vi, parece-me que sim!
Sim eu sei, não irá durar muito mais tempo...
Infelizmente o OBD não desligou e hoje de manhã ia pegar nele e ... nicles batatas.. escuridão completa.Está à carga com ajuda de um empurrão da outra de 12v do ICE... a outra (do lado esquerdo) era para isso mas também está a precisar de ajuda\carga.

Também já fiquei a saber que esta do Leaf é de 2015... portanto começar a ver os saldos! Dá para fazer manutenção? Pelo que vi, parece-me que sim!
Sim eu sei, não irá durar muito mais tempo...
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Diário de bordo - 2Rs
Eu trocava... A duração das baterias é muito variável, mas sim essa idade o risco é muito elevado.
A minha última bateria durou menos de 3 anos
A minha última bateria durou menos de 3 anos

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Diário de bordo - 2Rs
Concordo, mais uma vez. A tartaruga aparece com 4 gids restantes, se bem me lembro. Tem mesmo de ser pela tensão (sugeri 3,1V na célula mais fraca) ou até abrir o contactor, a descarga. Gostava até de perceber o tipo de tartaruga, ou seja a quanto está a limitar a potência realmente. É inacreditável estar na tartaruga com mais de 3,6V na célula mais fraca.BrunoAlves Escreveu: ↑02 set 2024, 22:47Há algo muito, muito curioso nessa bateria. Deves ter uns bons 30% de SOC numa bateria nova.
Como eu tinha dito antes, acho que a tartaruga aparece por estimativa de energia restante. E essa já vimos que está toda lixada. O desligar é que é por tensão mínima numa célula.
És bem capaz de ter razão nos 50% de SOH que sugerias lá atrás. O facto de ainda não haver nenhuma "bad cells" no LS sugere se calhar mais que isso.
Próximo passo, andar até à tartaruga, mas a seguir continuar a andar. Aproxima-te de casa quando vires uma célula nos 3,3V por aí.
Nota - Eu não confiava na energia que diz o Leaf Spy, tem de ser apenas baseado no medidor de energia externo.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt