Diário de bordo - 2Rs

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
renateves
Registado: 05 mar 2014, 10:17
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 34.6Ah

Re: Diário de bordo - 2Rs

Mensagem por renateves » 09 set 2024, 23:34

Hoje foi dia de aproveitar e fazer um teste... que terminou não muito bem! :shock:
Reboque.jpg
REboque
Apareceu a tartaruga aos 3.6/3.7v e pouco depois ao circular nas calmas... puf, mando-me para o N e faz-te à vida!!! Eu não sei precisar mas longe dos 3.3v. Amanhã confirmo com mais calma, que foram 2h para recordar ( ou não)! :?

Já mandei vir uma bateria nova de 12v... pode ajudar a explicar o motivo de vir atrás do reboque.

renateves

Mensagem por renateves » 10 set 2024, 09:54

Resumindo o dia "diferente" de ontem: queria saber até onde podia ir... e ele respondeu: vai-te.... :oops:

O problema é que não estava perto de casa, já que tinha ido fazer umas compras... e claro, pensei eu, boa oportunidade para fazer um teste mais conclusivo. Bora lá à aventura... e foi daquelas para recordar.
O carro parou com um PCR à vista... ironia das coisas:
Parou.JPG
Parou mesmo aqui
Parou.JPG (88.03 KiB) Visto 6806 vezes
Pelos logs, sim que vinha o LS ligado e a ver as voltagens:
Reboque - EstadoCelulas.jpg
Estado das celulas
Parecia tudo normal, só que não: antes de "morrer", deu alerta da bateria muito fraca e com as voltagens ainda com muito "sumo"... mas o BMS não quer saber, e mostrou-se autoritário e mandou-me para o N... só tive tempo de virar para a faixa do lado direito, que por sorte não tinha ninguém, e morrer ali mesmo, à entrada da rotunda. O SOC estava nos 4%!

Depois veio a parte mais complicada\chata: solicitado reboque... 1h de espera e nada... a filha já a passar dos carretos (paciência de ervilha) e telefono para saber... ah e tal e coisa, está um dia complicado, vou ligar ao rebocador... estou, sim são mais 30 min!! Dentro da estação de serviço estava um reboque parado... resumindo, mandei o do meu seguro à fava e resolvi com aquele (claro que tive de o pagar, mas já não queria saber...);

Segunda parte... sim, isto ainda não acabou. AS várias vezes que tentei ligar o carro a ver se conseguia entrar na rotunda e encostar, entrou sempre em N. Quando chegou o reboque, f*d3s-te... já não entrou. Abro o manual e nada... não diz nada como colocar em N (entretanto já pesquisei e não dá... só ligando com um booster para alimentar os 12v). Sim desliguei tudo no carro, para salvaguardar os 12v. Pelos logs, estava entre os 11.7 e os 11.4v. Teve que ir nos garfos do reboque.

Terceira parte... sim, há mais: vamos ao PCR, teve que entrar de traseira... o cabo mal chegava mas deu: ligar a app da Miio, e começa a carregar e puf termina imediatamente. Nova tentativa, e... igual. Aihhh a minha vida :angry-banghead: :angry-cussingblack:
Bem, como estava ainda no reboque, siga... vamos para casa. Os 4 piscas ainda funcionavam.

Quarta parte... esta já é a final, que isto já vai longo! Depois de jantar e passear o cão que estava numa pilha de nervos (onde é que vocês andaram seus... :lol: ), com calma lá tentei ligar o evse e nicles... também não! Ligo o LS e... 8,8v de voltagem da bateria de 12v. Undo... volto a arrumar tudo e ligar o PC para mandar vir uma bateria: já está a caminho uma Varta C22 52Ah (65€)

Não perca o próximo episódio de: "comprei um elétrico roto\rasgado" ;)

renateves

Mensagem por renateves » 10 set 2024, 10:17

Anexo mais este log para os (mais) conhecedores analisarem:
Reboque-Logs2.JPG
Logs
Reboque-Logs2.JPG (119.88 KiB) Visto 6804 vezes
A sinalização a vermelho é pois claro a altura que me mandou à fava.
> What is minimum voltage for one cell? I know that minimum voltage is 3.125 max voltage 4.125 for leaf geb1 (ZEO). Is it true information?

It's not so much what the minimum voltage is, it's when the car decides it needs to "shut down" (and that can be anything around 3.5v for a particular cell)
Pois, já percebi que não vale a pena olhar para as voltagens das células.

mjr
Administrador do site
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras

Mensagem por mjr » 10 set 2024, 11:04

Algo de muito estranho se passa com esse BMS ou com alguma célula. Ele desliga o pack instantaneamente se a tensão de alguma célula baixar de 2,9-3,0V (depende da bateria a tensão exata, pode ser menor ou maior). Será possível que em carga (aceleração) as células que estão nos 3,5V baixem para 3,0V ou parecido? É que se for assim não há nada a fazer, não adianta calibrar o BMS que ele vai sempre cortar nesse ponto. E com a tartaruga ele devia proteger deste efeito, pois a aceleração já é muito limitada.

Pode alternativamente, por alguma razão que desconheço, em baterias muito degradadas ele subir a tensão mínima de corte. Não estou a ver nenhuma razão para isso, mas é uma possibilidade que explicaria este comportamento.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

renateves

Mensagem por renateves » 10 set 2024, 11:13

mjr Escreveu:
10 set 2024, 11:04
Será possível que em carga (aceleração) as células que estão nos 3,5V baixem para 3,0V ou parecido?
Ao ver o LS não vi e pelos logs, não há registo de nada... relembro que tem (no DTC) 2 erros que não consigo retirar. Pode influenciar, certo!?

Nonnus
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Mensagem por Nonnus » 10 set 2024, 16:43

Mais uma vez obrigado pelo relato pois tem sido útil para percebermos que nem tudo o que parece, é.

Concordo com o mjr há ai algo mais que degradação, ou pelo menos degradação como nós a conhecemos.

Com tanta voltagem nas células isso nunca devia ter acontecido. Existe diferenças entre células mas nada demais.

O facto da bateria de 12V ter dado o estoiro também pode explicar algumas coisas, é que o carro sem bateria de 12V é um pisa papeis.

Eu antes de gastar dinheiro numa bateria de tracção nova levava o carro a Nissan para tentar perceber o problema de ter as células com 3.5V de tensão e o carro ficar parado. Há quem não goste de levar o carro a marca, mas ninguém conhece melhor o carro que quem o fez. :idea:
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

renateves

Mensagem por renateves » 10 set 2024, 21:25

Já mexe! :dance:
Após o almoço, fui medir a tensão da bateria e estava pelos 11.4v!! Opahhh, siga então: extensão para fora e ligar o carregador de 12v. Ficou durante a tarde à carga e passado 2 horas, liguei o evse... "pegou" na carga e deixei estar. Passado um pouco liguei o LS e achei estranho, o SOC do LS era de 23% e no odómetro aparecia 12%! Tentei ligar mas ainda nada.
Quando vi que já estava a picar a 2ª luz no tablier, tentei ligar e... tenho de volta o carro. Encostei-o melhor porque estava mal parqueado por causa dos garfos do reboque e pronto. Não me atrevo a meter na garagem com a bateria de 12v no estado que está!
Essa devia ter chegado mas deverá só ser entregue amanhã.
Nonnus Escreveu:
10 set 2024, 16:43
Mais uma vez obrigado pelo relato pois tem sido útil para percebermos que nem tudo o que parece, é.
O que puder e conseguir, vem para o diário. :D
Nonnus Escreveu:
O facto da bateria de 12V ter dado o estoiro também pode explicar algumas coisas, é que o carro sem bateria de 12V é um pisa papeis.
Já senti na pele (e na carteira) :roll:
Nonnus Escreveu:
Eu antes de gastar dinheiro numa bateria de tracção nova levava o carro a Nissan para tentar perceber o problema de ter as células com 3.5V de tensão e o carro ficar parado. Há quem não goste de levar o carro a marca, mas ninguém conhece melhor o carro que quem o fez. :idea:
Sim já pensei nisso. Até porque a porta do condutor precisa de ser afinada, parece-me estar ligeiramente descaída.
mjr Escreveu:
10 set 2024, 11:04
Pode alternativamente, por alguma razão que desconheço, em baterias muito degradadas ele subir a tensão mínima de corte. Não estou a ver nenhuma razão para isso, mas é uma possibilidade que explicaria este comportamento.
:think: É uma possibilidade que começa a fazer sentido! Ou então o BMS que está todo "queimadinho" daquele chip. :lol:

mjr
Administrador do site
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras

Mensagem por mjr » 11 set 2024, 07:40

Nonnus Escreveu:

Face a toda a experiência que temos acumulada de lidar com os concessionários Nissan em Portugal, provavelmente só levando o carro ao Japão é que poderíamos obter mais informação. Acho que os concessionários nem sequer percebem o significado de ele parar o carro com células a 3.5V e não com 3.0V... Aliás, se o carro está com 3 barras de capacidade, para eles nem sequer deve valer a pena mexer alguma coisa. A bateria está em fim de vida e deve ser trocada de imediato.

Agora, a questão de poder ser um problema no LBC (aka BMS), isso sim já poderia ser avaliado por eles. Mas se no LS não mostra nenhum erro relacionado com o LBC, eles tb não o vão ver.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

civic
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Mensagem por civic » 11 set 2024, 10:46

mjr Escreveu:
11 set 2024, 07:40

Face a toda a experiência que temos acumulada de lidar com os concessionários Nissan em Portugal, provavelmente só levando o carro ao Japão é que poderíamos obter mais informação. Acho que os concessionários nem sequer percebem o significado de ele parar o carro com células a 3.5V e não com 3.0V... Aliás, se o carro está com 3 barras de capacidade, para eles nem sequer deve valer a pena mexer alguma coisa. A bateria está em fim de vida e deve ser trocada de imediato.

Agora, a questão de poder ser um problema no LBC (aka BMS), isso sim já poderia ser avaliado por eles. Mas se no LS não mostra nenhum erro relacionado com o LBC, eles tb não o vão ver.
Também sou desta opinião, a minha experiência com concessionários Nissan é fugir deles, como podem ver no meu DB tive um erro ainda antes dos 10 000 kms (repare o sistema EV) e ainda hoje consigo replicar esse erro, já vi carros com esse erro encostados meses sem os concessionários darem rumo ao problema, um deles foi buscar o carro e apagou o erro e siga, tal como eu fiz. ;)
Neste caso diria que o BMS pode ter sido mexido, é conhecido todo o historico do carro?
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's

renateves

Mensagem por renateves » 11 set 2024, 11:00

civic Escreveu:
11 set 2024, 10:46
Neste caso diria que o BMS pode ter sido mexido, é conhecido todo o historico do carro?
Nada. E não trazia o livro de revisões.
Vou investigar se é possível ver que updates levou (ou não)! Estava com esperança que a app do carwings\site tivesse o histórico das revisões mas nada... uma valente càca.

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”