Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
cfvp
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por cfvp » 28 out 2024, 12:50

frankesousa Escreveu:
28 out 2024, 11:33
Não comparem preços com tarifários indexados em que só obténs esse preço 1% do tempo e só com muita sorte. Façam comparações justas e que "qualquer um" consiga utilizá-las, quando quiserem, não quando o vento sopra forte.
Já vi a LuziGas em alguns dias e como CEME é das mais baratas. Só que, como outras com os melhores preços, é preciso ser cliente em casa. Outra muito boa é a EDP/UVE, mas é preciso ser cliente em casa e sócio da UVE.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms

pbaptista
Registado: 26 mar 2015, 00:21
Data de fabrico: 01 jan 2011

Mensagem por pbaptista » 28 out 2024, 14:17

BrunoAlves Escreveu:
25 out 2024, 11:16
És estrangeiro, de outro continente, nunca conduziste um elétrico, conheces essas apps de onde exatamente? ;)
É um facto que em Portugal nem todos os postos têm QR code, mas se chegas a uma rent-a-car e te dão um VE electrico, a primeira coisa que fazes (se não fores atrasado mental) é perguntar como carregas... enfim.
A discussão inútil habitual. Se chegares a um posto de carregamento e não souberes a lingua em que estão as inscrições como fazes? E se o QR code não funcionar como fazes? E se não tiveres um CC como fazes? E se não tiveres um smartphone como fazes? E se fores analfabeto como fazes? Etc, etc...

Não percebo porque também não criticam a Via Verde, vem um estrangeiro a Portugal, como faz? da-se!

É só mesmo vontade de dizer mal.

Viajo por esse mundo fora há + 40 anos e nunca vi tanta gente a dizer mal do seu país como nós.
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

pbaptista

Mensagem por pbaptista » 28 out 2024, 14:34

A "porcaria" do nosso modelo permite isto, é uma infelicidade....

Imagem

BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah

Mensagem por BrunoAlves » 28 out 2024, 14:55

pbaptista Escreveu:
28 out 2024, 14:34
Sabendo nós todos que esses números são absurdamente errados, porque são, vale de muito pouco... Mas sim, tanta lá tu carregar a esses valores e quando não conseguires aceita que a culpa é tua, porque "inserir-desculpa-que-a-culpa-é-do-utilizador".
pbaptista Escreveu:
28 out 2024, 14:17
A discussão inútil habitual. Se chegares a um posto de carregamento e não souberes a lingua em que estão as inscrições como fazes? E se o QR code não funcionar como fazes? E se não tiveres um CC como fazes? E se não tiveres um smartphone como fazes? E se fores analfabeto como fazes? Etc, etc...
Mais whataboutism. Dei um exemplo concreto, que vi na primeira pessoa. Debitas um monte de generalidades sem nexo nenhum. Nisso tens razão, é mesmo uma discussão inútil habitual.

edit:
pbaptista Escreveu:
É um facto que em Portugal nem todos os postos têm QR code,
Acho uma piada do caraças ao relativizar os números.
"Lá fora nenhum país tem 100% dos postos ligados"; "tá bem, mas ~~90% vários países têm"; "90% não é TODOS".
Agora...
"em Portugal nem todos os postos têm QR code"; se 5% tiverem é um chouriço, mas já se pode dizer "nem todos os postos". :lol:
pbaptista Escreveu:
Viajo por esse mundo fora há + 40 anos e nunca vi tanta gente a dizer mal do seu país como nós.
E quem é que está a falar mal do país? Gosto muito do meu país e tenho muito orgulho em ser de cá. Criticar (e procurar alternativas) a algo que entendemos ser mau e que achamos poder ser melhorado é um pilar básico da liberdade em democracia. Esse argumento é bacoco e uma tentativa ridícula de descredibilizar opiniões contrárias.
Última edição por BrunoAlves em 28 out 2024, 15:20, editado 1 vez no total.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

pbaptista

Mensagem por pbaptista » 28 out 2024, 15:18

"Como carregar um carro elétrico

Se não aluga um carro elétrico porque acha que o carregamento é um processo complicado, vamos fazê-lo mudar de ideias. Para começar, é-lhe disponibilizado um cartão de carregamento que lhe dá acesso a todos os postos da rede de carregamento público.
No posto, é só passar o cartão, selecionar o carregamento que pretende, escolher a tomada e ligá-la ao carro. Mais simples, impossível, o carro já está a ser carregado. Aproveite o tempo para fazer o que mais gosta. "

https://www.guerin.pt/pt/blog/alugar-carro-eletrico/

Aqui, não precisa de ter smartphone, CC ou telemovel com bateria... para carregar com um carro electrico, mas precisa de ter orelhas...

pbaptista

Mensagem por pbaptista » 28 out 2024, 15:22

BrunoAlves Escreveu:
28 out 2024, 14:55
edit:
pbaptista Escreveu:
E quem é que está a falar mal do país? Gosto muito do meu país e tenho muito orgulho em ser de cá. Criticar (e procurar alternativas) a algo que entendemos ser mau e que achamos poder ser melhorado é um pilar básico da liberdade em democracia. Esse argumento é bacoco e uma tentativa ridícula de descredibilizar opiniões contrárias.
Enfiaste a carapuça.... :D

Nonnus
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Mensagem por Nonnus » 28 out 2024, 19:40

pbaptista Escreveu:
28 out 2024, 14:34

Imagem
É que gostava mesmo de ver 25 minutos agarrado a um carregador e pagar apenas 3.2€. Fica o desafio.

Sabes fazer contas? 0.08€ x 25minutos = 2€ falta taxa de activação (0.09€) + CEME (kWh carregados/ou por tempo) + impostos.

Só para inicio de conversa o meu carro agarrado a um PCR do Lidl durante 25 minutos.

miio = 11.97€

Prio = 7.89€

Galp = 9.30€

EDP = 7.52€

Electroverse = 8.85€

Temos aqui cobranças ao KWh, e por tempo para não haver dúvidas.

Deves ser daqueles que quando carrega fora de casa carrega e pronto, precisas de carregar e nem te dás ao trabalho de ver o que estas a pagar.

O desafio esta lançado. Vamos ficar todos a espera desse carregamento de 25 minutos por 3.2€. Quem trouce os valores foste tu para tentares provar nem sei bem o quê. Esta nas tuas mãos mostrares o exemplo que trouxeste. Ou vamos ficar apenas por prints?

Isto para não estarmos aqui a dizer mal só porque sim, ou dizer bem só porque sim, com exemplos tirados sabe-se lá de onde. Só nos fica mal. ;)
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

cfvp
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Mensagem por cfvp » 28 out 2024, 20:41

Realmente não sei como é possível estar num PCR 25min e pagar €3,2... De onde vieram esses dados?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms

BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah

Mensagem por BrunoAlves » 28 out 2024, 22:19

Do EAFO. O que provavelmente fizeram foi uma recolha dos valores dos OPC (e pelas minhas contas, provavelmente sem IVA sequer - que é o normal dos valores afixados) e foi isso e publicaram.

O que acho piada é a falta de espírito crítico para "jogar" isto como argumento, quando toda a gente com o mínimo de "orelhas" percebe claramente que não pode ser verdadeiro :doh:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Nonnus
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Mensagem por Nonnus » 29 out 2024, 07:29

Claro que preço apresentado apenas tem a componente OPC que é o tal valor afixado. E devem ter feito uma média, porque como sabemos o preço por minuto não é igual em todos os OPC e em todos o carregadores.

Ora se ninguem até hoje consegue dar um preço real de um carregamento, são tudo simulações como é que uma entidade sabe-se lá como ia poder dar o preço real de um carregamento, onde existem 25 CEME's, outros tantos OPC tudo com valores diferentes.

Realmente como é que alguém quer discutir o assunto e ainda não percebeu o nosso modelo. 🤦

Parece eu a discutir medicina com um médico. Se discutir medicina com uma pessoa com os mesmos conhecimentos que eu, até posso parecer que percebo do assunto. :violin:
Pegando nas minhas simulações realmente está frase faz tudo o sentido, literalmente e não ironicamente como se tentou.

É que em vez de aparecer em segundo lugar cai para meio da tabela, ainda podíamos usar o facto de Portugal ter um preço mais alto de países que tem ordenados mínimos de mais de 1500€. 💡

O desafio está lançado.,.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

Responder

Voltar para “Carregamento”