Já vi a LuziGas em alguns dias e como CEME é das mais baratas. Só que, como outras com os melhores preços, é preciso ser cliente em casa. Outra muito boa é a EDP/UVE, mas é preciso ser cliente em casa e sócio da UVE.frankesousa Escreveu: ↑28 out 2024, 11:33Não comparem preços com tarifários indexados em que só obténs esse preço 1% do tempo e só com muita sorte. Façam comparações justas e que "qualquer um" consiga utilizá-las, quando quiserem, não quando o vento sopra forte.

Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
É um facto que em Portugal nem todos os postos têm QR code, mas se chegas a uma rent-a-car e te dão um VE electrico, a primeira coisa que fazes (se não fores atrasado mental) é perguntar como carregas... enfim.BrunoAlves Escreveu: ↑25 out 2024, 11:16És estrangeiro, de outro continente, nunca conduziste um elétrico, conheces essas apps de onde exatamente?![]()
A discussão inútil habitual. Se chegares a um posto de carregamento e não souberes a lingua em que estão as inscrições como fazes? E se o QR code não funcionar como fazes? E se não tiveres um CC como fazes? E se não tiveres um smartphone como fazes? E se fores analfabeto como fazes? Etc, etc...
Não percebo porque também não criticam a Via Verde, vem um estrangeiro a Portugal, como faz? da-se!
É só mesmo vontade de dizer mal.
Viajo por esse mundo fora há + 40 anos e nunca vi tanta gente a dizer mal do seu país como nós.
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
A "porcaria" do nosso modelo permite isto, é uma infelicidade....


Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Sabendo nós todos que esses números são absurdamente errados, porque são, vale de muito pouco... Mas sim, tanta lá tu carregar a esses valores e quando não conseguires aceita que a culpa é tua, porque "inserir-desculpa-que-a-culpa-é-do-utilizador".
Mais whataboutism. Dei um exemplo concreto, que vi na primeira pessoa. Debitas um monte de generalidades sem nexo nenhum. Nisso tens razão, é mesmo uma discussão inútil habitual.pbaptista Escreveu: ↑28 out 2024, 14:17A discussão inútil habitual. Se chegares a um posto de carregamento e não souberes a lingua em que estão as inscrições como fazes? E se o QR code não funcionar como fazes? E se não tiveres um CC como fazes? E se não tiveres um smartphone como fazes? E se fores analfabeto como fazes? Etc, etc...
edit:
Acho uma piada do caraças ao relativizar os números.
"Lá fora nenhum país tem 100% dos postos ligados"; "tá bem, mas ~~90% vários países têm"; "90% não é TODOS".
Agora...
"em Portugal nem todos os postos têm QR code"; se 5% tiverem é um chouriço, mas já se pode dizer "nem todos os postos".

E quem é que está a falar mal do país? Gosto muito do meu país e tenho muito orgulho em ser de cá. Criticar (e procurar alternativas) a algo que entendemos ser mau e que achamos poder ser melhorado é um pilar básico da liberdade em democracia. Esse argumento é bacoco e uma tentativa ridícula de descredibilizar opiniões contrárias.
Última edição por BrunoAlves em 28 out 2024, 15:20, editado 1 vez no total.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
"Como carregar um carro elétrico
Se não aluga um carro elétrico porque acha que o carregamento é um processo complicado, vamos fazê-lo mudar de ideias. Para começar, é-lhe disponibilizado um cartão de carregamento que lhe dá acesso a todos os postos da rede de carregamento público.
No posto, é só passar o cartão, selecionar o carregamento que pretende, escolher a tomada e ligá-la ao carro. Mais simples, impossível, o carro já está a ser carregado. Aproveite o tempo para fazer o que mais gosta. "
https://www.guerin.pt/pt/blog/alugar-carro-eletrico/
Aqui, não precisa de ter smartphone, CC ou telemovel com bateria... para carregar com um carro electrico, mas precisa de ter orelhas...
Se não aluga um carro elétrico porque acha que o carregamento é um processo complicado, vamos fazê-lo mudar de ideias. Para começar, é-lhe disponibilizado um cartão de carregamento que lhe dá acesso a todos os postos da rede de carregamento público.
No posto, é só passar o cartão, selecionar o carregamento que pretende, escolher a tomada e ligá-la ao carro. Mais simples, impossível, o carro já está a ser carregado. Aproveite o tempo para fazer o que mais gosta. "
https://www.guerin.pt/pt/blog/alugar-carro-eletrico/
Aqui, não precisa de ter smartphone, CC ou telemovel com bateria... para carregar com um carro electrico, mas precisa de ter orelhas...
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Enfiaste a carapuça....BrunoAlves Escreveu: ↑28 out 2024, 14:55edit:E quem é que está a falar mal do país? Gosto muito do meu país e tenho muito orgulho em ser de cá. Criticar (e procurar alternativas) a algo que entendemos ser mau e que achamos poder ser melhorado é um pilar básico da liberdade em democracia. Esse argumento é bacoco e uma tentativa ridícula de descredibilizar opiniões contrárias.

Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.
- Nonnus
- Mensagens: 3455
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
É que gostava mesmo de ver 25 minutos agarrado a um carregador e pagar apenas 3.2€. Fica o desafio.
Sabes fazer contas? 0.08€ x 25minutos = 2€ falta taxa de activação (0.09€) + CEME (kWh carregados/ou por tempo) + impostos.
Só para inicio de conversa o meu carro agarrado a um PCR do Lidl durante 25 minutos.
miio = 11.97€
Prio = 7.89€
Galp = 9.30€
EDP = 7.52€
Electroverse = 8.85€
Temos aqui cobranças ao KWh, e por tempo para não haver dúvidas.
Deves ser daqueles que quando carrega fora de casa carrega e pronto, precisas de carregar e nem te dás ao trabalho de ver o que estas a pagar.
O desafio esta lançado. Vamos ficar todos a espera desse carregamento de 25 minutos por 3.2€. Quem trouce os valores foste tu para tentares provar nem sei bem o quê. Esta nas tuas mãos mostrares o exemplo que trouxeste. Ou vamos ficar apenas por prints?
Isto para não estarmos aqui a dizer mal só porque sim, ou dizer bem só porque sim, com exemplos tirados sabe-se lá de onde. Só nos fica mal.

Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Realmente não sei como é possível estar num PCR 25min e pagar €3,2... De onde vieram esses dados?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Do EAFO. O que provavelmente fizeram foi uma recolha dos valores dos OPC (e pelas minhas contas, provavelmente sem IVA sequer - que é o normal dos valores afixados) e foi isso e publicaram.
O que acho piada é a falta de espírito crítico para "jogar" isto como argumento, quando toda a gente com o mínimo de "orelhas" percebe claramente que não pode ser verdadeiro
O que acho piada é a falta de espírito crítico para "jogar" isto como argumento, quando toda a gente com o mínimo de "orelhas" percebe claramente que não pode ser verdadeiro

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- Nonnus
- Mensagens: 3455
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Claro que preço apresentado apenas tem a componente OPC que é o tal valor afixado. E devem ter feito uma média, porque como sabemos o preço por minuto não é igual em todos os OPC e em todos o carregadores.
Ora se ninguem até hoje consegue dar um preço real de um carregamento, são tudo simulações como é que uma entidade sabe-se lá como ia poder dar o preço real de um carregamento, onde existem 25 CEME's, outros tantos OPC tudo com valores diferentes.
Realmente como é que alguém quer discutir o assunto e ainda não percebeu o nosso modelo.
Parece eu a discutir medicina com um médico. Se discutir medicina com uma pessoa com os mesmos conhecimentos que eu, até posso parecer que percebo do assunto.
É que em vez de aparecer em segundo lugar cai para meio da tabela, ainda podíamos usar o facto de Portugal ter um preço mais alto de países que tem ordenados mínimos de mais de 1500€.
O desafio está lançado.,.
Ora se ninguem até hoje consegue dar um preço real de um carregamento, são tudo simulações como é que uma entidade sabe-se lá como ia poder dar o preço real de um carregamento, onde existem 25 CEME's, outros tantos OPC tudo com valores diferentes.
Realmente como é que alguém quer discutir o assunto e ainda não percebeu o nosso modelo.

Parece eu a discutir medicina com um médico. Se discutir medicina com uma pessoa com os mesmos conhecimentos que eu, até posso parecer que percebo do assunto.

Pegando nas minhas simulações realmente está frase faz tudo o sentido, literalmente e não ironicamente como se tentou.A "porcaria" do nosso modelo permite isto, é uma infelicidade....
É que em vez de aparecer em segundo lugar cai para meio da tabela, ainda podíamos usar o facto de Portugal ter um preço mais alto de países que tem ordenados mínimos de mais de 1500€.

O desafio está lançado.,.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024