

Expansão células Leaf 40kW.h
Re: Expansão células Leaf 40kW.h
Claro que tem razão, qualquer carro se puxares 20% do que ele dá durará mais do que se puxares 100%, mas é um absurdo discutir isso, pois ninguém o faz. São aquelas verdades de la palice que estão em voga nos tempos que correm. 

Nissan LEAF 2018 40kWh
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- frankesousa
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h
Das 2 uma, ou a teoria é absurda, ou o leaf é um carro absurdo
Por via das duvidas vou levar o meu para abate amanhã

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10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h
Com os kms que se vêem alguns LEAFs essa teoria é um absurdo, basta ver pelos que existem neste forum, que não acredito que alguem aqui cumpra essa permissa, e rolam sem problemas.frankesousa Escreveu: ↑14 jan 2025, 16:56Das 2 uma, ou a teoria é absurda, ou o leaf é um carro absurdo![]()
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h
Assim à primeira vista faz sentido. Só que nem tudo o que parece é. Por exemplo deixar o carro parado a 100% parece algo inofensivo, mas sabemos que não é assim. Neste caso dos 20kW não sei, acredito que aumente ligeiramente a longevidade da bateria, mas não de forma significativa, ou seja, não compensa seguir esta regra.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms
Re: Expansão células Leaf 40kW.h
Recebi agora uma resposta do senhor em questão. Então diz-me que numa subida com 10% de inclinação o carro sobe a mais de 50km/h com apenas 20kW.
Quanto a vocês não sei, mas o meu Leaf 40 não sobe, ainda há bocado experimentei e ia abaixo dos 50km/h para manter os 20kW. Mas mais bizarro ainda foi ele afirmar que fora das localidades há sempre uma via para o trânsito lento. Hein??

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Re: Expansão células Leaf 40kW.h
Vi que o Leaf 2018 precisa de cerca de 26kW para subir uma inclinação de 10% a 50km/h (ChatGPT o1). Parece bem os cálculos. 20kW daria para 40km/h.
Independentemente disto, eu continuo a achar ridículo culpar a potência de descarga como o responsável dos problemas no Leaf. Ainda por cima coloca uma baliza tão baixa (20kW), de apenas 0,5C.
Eu contínuo na minha, o principal culpado da expansão da células e degradação acelerada no Leaf são as cargas a 100% e o tempo que a bateria fica a 100%.
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Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h
Ainda agora fiz outro teste, desta vez com CC a 50km/h a subir uma subida com 10% de inclinação supostamente e para manter os 50km/h a potência subiu para 40kW.
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h
Eu acho que a expansão das celulas se deve à temperatura, apenas e só, o problema do LEAF 40 deve-se a falhas na construção da bateria as celulas NMC todas têm "o problema" de inchar com a temperatura, piior ainda nas pouch-cells, devem é conter esse inchamento, andamentos normais no dia a dia (sem os tais 20kw de limitação) não têm qualquer problema para as baterias, algum cuidado será necessário em viagens grandes. É o que eu penso. A amostra do pessoal que os tem neste forum comprova o que eu digo.mjr Escreveu: ↑14 jan 2025, 20:53Vi que o Leaf 2018 precisa de cerca de 26kW para subir uma inclinação de 10% a 50km/h (ChatGPT o1). Parece bem os cálculos. 20kW daria para 40km/h.
Independentemente disto, eu continuo a achar ridículo culpar a potência de descarga como o responsável dos problemas no Leaf. Ainda por cima coloca uma baliza tão baixa (20kW), de apenas 0,5C.
Eu contínuo na minha, o principal culpado da expansão da células e degradação acelerada no Leaf são as cargas a 100% e o tempo que a bateria fica a 100%.

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Re: Expansão células Leaf 40kW.h
Não me parece ser condição suficiente, embora possa acelerar o processo em certas condições. Mantendo SOCs abaixo de 80% e evitando descer abaixo dos 3V, não vejo como a temperatura (valores normais claro, até 50C) possa só por si ter esse efeito. Na verdade pode é ser ao contrário: em cargas rápidas, ter uma temperatura baixa provoca perda definitiva de capacidade que depois se pode transformar em inchar da célula.
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h
É a temperatura que liberta gases que levam ao inchamento e daí a deformação da estrutura das proteções das celulas, elas não incham por perda da capacidade, perdem capcidade por inchamento, parece igual mas não é.
https://pt.everexceed.com/blog/impact-o ... mance_b558

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