Expansão células Leaf 40kW.h

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civic
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por civic » 14 jan 2025, 16:52

Claro que tem razão, qualquer carro se puxares 20% do que ele dá durará mais do que se puxares 100%, mas é um absurdo discutir isso, pois ninguém o faz. São aquelas verdades de la palice que estão em voga nos tempos que correm. ;)
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frankesousa
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por frankesousa » 14 jan 2025, 16:56

Das 2 uma, ou a teoria é absurda, ou o leaf é um carro absurdo :think:

Por via das duvidas vou levar o meu para abate amanhã :lol:
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10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)

civic
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por civic » 14 jan 2025, 16:58

frankesousa Escreveu:
14 jan 2025, 16:56
Das 2 uma, ou a teoria é absurda, ou o leaf é um carro absurdo :think:

Por via das duvidas vou levar o meu para abate amanhã :lol:
Com os kms que se vêem alguns LEAFs essa teoria é um absurdo, basta ver pelos que existem neste forum, que não acredito que alguem aqui cumpra essa permissa, e rolam sem problemas. ;)
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por cfvp » 14 jan 2025, 18:29

civic Escreveu:
14 jan 2025, 16:52
Claro que tem razão, qualquer carro se puxares 20% do que ele dá durará mais do que se puxares 100%, mas é um absurdo discutir isso, pois ninguém o faz. São aquelas verdades de la palice que estão em voga nos tempos que correm. ;)
Assim à primeira vista faz sentido. Só que nem tudo o que parece é. Por exemplo deixar o carro parado a 100% parece algo inofensivo, mas sabemos que não é assim. Neste caso dos 20kW não sei, acredito que aumente ligeiramente a longevidade da bateria, mas não de forma significativa, ou seja, não compensa seguir esta regra.
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por cfvp » 14 jan 2025, 20:13

Recebi agora uma resposta do senhor em questão. Então diz-me que numa subida com 10% de inclinação o carro sobe a mais de 50km/h com apenas 20kW. :shock: Quanto a vocês não sei, mas o meu Leaf 40 não sobe, ainda há bocado experimentei e ia abaixo dos 50km/h para manter os 20kW. Mas mais bizarro ainda foi ele afirmar que fora das localidades há sempre uma via para o trânsito lento. Hein??
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por mjr » 14 jan 2025, 20:53

Vi que o Leaf 2018 precisa de cerca de 26kW para subir uma inclinação de 10% a 50km/h (ChatGPT o1). Parece bem os cálculos. 20kW daria para 40km/h.

Independentemente disto, eu continuo a achar ridículo culpar a potência de descarga como o responsável dos problemas no Leaf. Ainda por cima coloca uma baliza tão baixa (20kW), de apenas 0,5C.

Eu contínuo na minha, o principal culpado da expansão da células e degradação acelerada no Leaf são as cargas a 100% e o tempo que a bateria fica a 100%.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por cfvp » 15 jan 2025, 00:52

Ainda agora fiz outro teste, desta vez com CC a 50km/h a subir uma subida com 10% de inclinação supostamente e para manter os 50km/h a potência subiu para 40kW.
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por civic » 15 jan 2025, 11:18

mjr Escreveu:
14 jan 2025, 20:53
Vi que o Leaf 2018 precisa de cerca de 26kW para subir uma inclinação de 10% a 50km/h (ChatGPT o1). Parece bem os cálculos. 20kW daria para 40km/h.

Independentemente disto, eu continuo a achar ridículo culpar a potência de descarga como o responsável dos problemas no Leaf. Ainda por cima coloca uma baliza tão baixa (20kW), de apenas 0,5C.

Eu contínuo na minha, o principal culpado da expansão da células e degradação acelerada no Leaf são as cargas a 100% e o tempo que a bateria fica a 100%.
Eu acho que a expansão das celulas se deve à temperatura, apenas e só, o problema do LEAF 40 deve-se a falhas na construção da bateria as celulas NMC todas têm "o problema" de inchar com a temperatura, piior ainda nas pouch-cells, devem é conter esse inchamento, andamentos normais no dia a dia (sem os tais 20kw de limitação) não têm qualquer problema para as baterias, algum cuidado será necessário em viagens grandes. É o que eu penso. A amostra do pessoal que os tem neste forum comprova o que eu digo. ;)
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por mjr » 15 jan 2025, 13:52

Não me parece ser condição suficiente, embora possa acelerar o processo em certas condições. Mantendo SOCs abaixo de 80% e evitando descer abaixo dos 3V, não vejo como a temperatura (valores normais claro, até 50C) possa só por si ter esse efeito. Na verdade pode é ser ao contrário: em cargas rápidas, ter uma temperatura baixa provoca perda definitiva de capacidade que depois se pode transformar em inchar da célula.
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por civic » 15 jan 2025, 17:12

É a temperatura que liberta gases que levam ao inchamento e daí a deformação da estrutura das proteções das celulas, elas não incham por perda da capacidade, perdem capcidade por inchamento, parece igual mas não é. ;)

https://pt.everexceed.com/blog/impact-o ... mance_b558
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