Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 40kW.h.
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frankesousa
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por frankesousa » 17 set 2024, 14:09
BrunoAlves Escreveu: ↑17 set 2024, 11:39
Sobre a disponibilidade dos carros não sei. Imagino que na Alemanha tivessem preços muito mais agradáveis que cá? Ou importadores a comprar para números e depois terem de os colocar no mercado de usados?
Não sei, honestamente.
Em relação aos consumos, como referi no outro tópico o mínimo que consigo fazer é cerca de 13-14kWh/100km em nacionais, com condução calma. Menos de 13 acho que nunca vi. Já nos coreanos vejo regularmente malta nos 10-11.
Se calhar é erro de interpretação meu, se houverem registos mais globais (tipo sprintmonitor) pode ser melhor
Perfeito seria registos de consumos "da tomada" mesmo, tipo kWh consumidos da tomada / km percorridos.
Eu sou muito séptico quanto aos consumos médios do dashboard dos carros.
Falo isto por experiência própria do meu leaf (as vezes mais de 30% de diferença) mas também pela muita informação que vejo/leio, exemplo disso é um tesla M3 por exemplo que faz fácil 11kWh/100km no ecra, mas depois entre gestão térmica da bateria e o consumo do computador do veiculo vão 100 ou 200W constantes de consumo com as opções modernas todas ligadas (sim são vários kWh por dia só para o carro viver). E tenho quase a certeza que estes consumos "não entrem" em contador nenhum do carro.
Confesso que não sei dos coreanos, mas em geral desconfio sempre bastante dos consumos escondidos.
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
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Nonnus
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por Nonnus » 17 set 2024, 14:15
civic Escreveu: ↑17 set 2024, 08:17
Eficiência a carregar em AC? Como assim, onde viste isso?
É que em tempos fiz um Excell com alguns carregamentos e nunca vi grandes diferenças entre todas as marcas, em AC anda pelos 15 a 20% de perdas e em DC andam nos 5% de perdas, no maximo.
Por acaso era uma coisa que poderia fazer. No Leaf fiz várias vezes dos 0 aos 100% a 6.6kW as perdas andavam pelos 10%.
O problema é que fazer o mesmo no Niro leva 10 horas dos 0 aos 100% a 6.6kW e dificilmente consigo ter 6.6kW constantes durante 10 horas. No Leaf eram 5 horas, que das duas as sete da manhã ficava resolvido.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
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Nonnus
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por Nonnus » 17 set 2024, 14:21
frankesousa Escreveu: ↑17 set 2024, 14:09
Perfeito seria registos de consumos "da tomada" mesmo, tipo kWh consumidos da tomada / km percorridos.
Eu sou muito séptico quanto aos consumos médios do dashboard dos carros.
Falo isto por experiência própria do meu leaf (as vezes mais de 30% de diferença) mas também pela muita informação que vejo/leio, exemplo disso é um tesla M3 por exemplo que faz fácil 11kWh/100km no ecra, mas depois entre gestão térmica da bateria e o consumo do computador do veiculo vão 100 ou 200W constantes de consumo com as opções modernas todas ligadas (sim são vários kWh por dia só para o carro viver). E tenho quase a certeza que estes consumos "não entrem" em contador nenhum do carro.
Confesso que não sei dos coreanos, mas em geral desconfio sempre bastante dos consumos escondidos.
Ainda há dias reportei que o Niro mesmo sem estar a andar conta o consumo.
Enquanto estava a fazer actualização do software do carro a média foi subindo estando o carro imobilizado, portanto a média é com base em todo o consumo. Também já reportei que noto médias mais altas quando o tempo está mais quente, o que me leva a pensar que é devido á refrigeração da bateria.
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por civic » 17 set 2024, 15:10
frankesousa Escreveu: ↑17 set 2024, 14:09
Perfeito seria registos de consumos "da tomada" mesmo, tipo kWh consumidos da tomada / km percorridos.
Eu sou muito séptico quanto aos consumos médios do dashboard dos carros.
Falo isto por experiência própria do meu leaf (as vezes mais de 30% de diferença) mas também pela muita informação que vejo/leio, exemplo disso é um tesla M3 por exemplo que faz fácil 11kWh/100km no ecra, mas depois entre gestão térmica da bateria e o consumo do computador do veiculo vão 100 ou 200W constantes de consumo com as opções modernas todas ligadas (sim são vários kWh por dia só para o carro viver). E tenho quase a certeza que estes consumos "não entrem" em contador nenhum do carro.
Confesso que não sei dos coreanos, mas em geral desconfio sempre bastante dos consumos escondidos.
Em tempos fiz esse registo para vários carros, até coloquei aqui no forum e tive feedback de varios utilizadores. E se em DC as perdas são +/- constantes, a fatia da conversão fica para o posto, daí ser muito eficiente carregar em DC, em AC varia muito com todas as variaveis possiveis, potência de carga e temperatura são as mais relevantes.

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por cfvp » 09 out 2024, 19:12
cfvp Escreveu: ↑15 set 2024, 19:05
Por fim lá consegui ir direto para casa, chegada com 6%. A média final ficou nos 15.3kWh/100km. Pela miio já consegui ver que vou pagar €50, agora falta receber a fatura da evaz...
Bem já recebi a fatura da evaz. Foram €87, a contar com os 2 carregamentos que fiz quando fui ao ENVE em Setembro. Não sei ao certo sem estes 2 carregamentos quanto teria sido, mas não deverá andar longe dos €80. Portanto €130 em carregamentos.
Já andei a ver melhores opções para carregar, uma delas é a Prio (€/kWh) e não é preciso ter nenhuma associação à eletricidade de casa. Digo isto porque há uns ligeiramente mais baratos, mas é preciso ter contrato em casa com eles. Podem ver aqui um comparativo de CEMEs:
https://ceme.ocarroeletrico.com/
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms
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por cfvp » 28 jan 2025, 01:42
Está na altura de trocar de pneus da frente. Estava a pensar colocar os Hankook ventus prime 4. Atrás continuo com os Dunlop originais que estão pouco gastos. Basta trocar os 2 da frente ou acham que é preciso mais alguma coisa? Alinhamento ou rotação?
Obrigado desde já.
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por civic » 28 jan 2025, 09:41
cfvp Escreveu: ↑28 jan 2025, 01:42
Está na altura de trocar de pneus da frente. Estava a pensar colocar os Hankook ventus prime 4. Atrás continuo com os Dunlop originais que estão pouco gastos. Basta trocar os 2 da frente ou acham que é preciso mais alguma coisa? Alinhamento ou rotação?
Obrigado desde já.
Tenho 2 desses no LEAF e 4 no i4, não vejo melhor relação preço/qualidade.
Se os pneus têm desgaste uniforme não toco no alinhamento. Troca os traseiros para a frente e mete os novos atrás, pois desta forme cumpres a regra de ter sempre os melhores atrás e queimas mais rapidamente os mais antigos, pois a borracha deteriora-se mesmo não gastando o piso.

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por cfvp » 10 fev 2025, 15:33
civic Escreveu: ↑28 jan 2025, 09:41
Tenho 2 desses no LEAF e 4 no i4, não vejo melhor relação preço/qualidade.
Se os pneus têm desgaste uniforme não toco no alinhamento. Troca os traseiros para a frente e mete os novos atrás, pois desta forme cumpres a regra de ter sempre os melhores atrás e queimas mais rapidamente os mais antigos, pois a borracha deteriora-se mesmo não gastando o piso.
Feito este fim de semana, 2 pneus Hankook atrás e rotação dos de trás para a frente.
Eu costumo andar em B e se calhar até foi depois de trocar os pneus que comecei a notar num comportamento estranho da regeneração. Já me aconteceu algumas vezes eu levantar o pé do acelerador e o carro ir embalado, como se estivesse em modo D, acontece com velocidades de cerca 50km/h e percentagem de bateria bem abaixo de 70%. Ainda há pouco numa descida tive que carregar no travão mas as barras da regeneração não me pareceram ter aumentado, mas o carro abrandou, estranho. Tenho que investigar melhor, mas alguém tem alguma ideia?
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por civic » 10 fev 2025, 15:47
Noto isso desde sempre, por norma quando inicias algum percurso, parece que o sistema está frio, no inverno é pior.
Por vezes dou-lhe uma gazada para acordar o sistema, não sei se contigo é também nessa situação.
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por cfvp » 11 fev 2025, 13:11
Nunca tinha notado tal fenómeno. Penso que tem a ver com a rotação dos pneus, se calhar o carro ainda está a processar, pelo menos na net encontrei relatos de pessoas com Tesla em que acontece isso. Ainda ontem nos primeiros kms tudo normal, mas depois uma vez ao levantar o pedal estava à espera de regeneração e nada, o carro foi embalado. Tenho que ver se no manual diz algo sobre isto.
Obrigado.
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