Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus

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Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 04 set 2025, 14:52

Já fui cliente EDP deixei de ser.

Mas coisas não vão bem para aqueles lados. Quando eu não tinha interesse ligavam todas as semanas, agora já pedi o contacto 2x e ainda não me ligaram. Se calhar não me querem como cliente.😁
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Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 16 set 2025, 18:19

E mais uma:

Imagem
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Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 16 set 2025, 18:40

Vou partilhar uma coisa convosco que no mínimo é interessante para certos mitos que se criaram ao longo dos anos.

Muitos de nós já ouvimos e vimos muitos comentários do tipo: "esses carros a pilhas só servem para atrapalhar o transito", ou "andam sempre devagar não vá acabar a bateria".

Há dias fiz uma deslocação onde iam mais 6 carros todos a combustão. Como não gosto de empatar ninguém fiquei para último não fosse o carro electrico atrapalhar o transito, ou acabar a bateria. :lol:

O resultado ao fim de 50km foi este:

Imagem

Posso-vos dizer que nunca tinha feito esta deslocação com um consumo tão baixo. Uma semana antes tinha feito essa deslocação mas sozinho e o resultado foi:

Imagem

Conclusão, fiquei a perceber que ando depressa demais :lol: :lol:

E depois ainda oiço coisas como: "Toda a gente se queixa menos tu". O Niro com esse consumo era menino para fazer 600km.
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Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus

Mensagem por cfvp » 16 set 2025, 20:36

Muito bom. :clap:
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Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 21 set 2025, 23:38

Já aqui discutimos várias vezes a questão do SoH que as apps reportam.

A última vez que tinha visto voltado a descer. Ontem antes de uma saída voltei a ligar a APP e voltou a subir.

Imagem

De notar que não faço um carregamento rápido desde que fui a Bragança. Isto diz-me que a variação do cálculo de SoH pouco depende dos QC. Penso dependerá mais de viagens grandes com alguma regularidade. Ou melhor, ciclos de carga e descarga de grande amplitude. Ultimamente tenho feito viagens grandes em vez de casa/trabalho.

Já reportou 3% de degradação e agora reporta 1.5%.

Se a degradação é um ponto sem retorno alguma coisa não está correcta na leitura das apps. 💡
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Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus

Mensagem por cfvp » 22 set 2025, 12:56

Pois esses valores não são muito fiáveis. No Leaf já me aconteceu algo parecido. Também fiquei com a mesma percepção.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 51 000 kms

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Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus

Mensagem por BrunoAlves » 22 set 2025, 16:00

Nonnus Escreveu:
21 set 2025, 23:38
Se a degradação é um ponto sem retorno alguma coisa não está correcta na leitura das apps.
As apps só reportam o que o BMS "vê". Mesmo nos Leaf haviam casos de SOH a oscilar (recuperar a seguir a uma viagem com alguns carregamentos rápidos por exemplo).
Nonnus Escreveu:
21 set 2025, 23:38
Ou melhor, ciclos de carga e descarga de grande amplitude.
Eu julgo que será isto. Com ciclos maiores o BMS aprenderá melhor o verdadeiro estado, enquanto que andando sempre em valores intermédios vai estimando.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus

Mensagem por cfvp » 22 set 2025, 16:37

BrunoAlves Escreveu:
22 set 2025, 16:00
Nonnus Escreveu:
21 set 2025, 23:38
Se a degradação é um ponto sem retorno alguma coisa não está correcta na leitura das apps.
As apps só reportam o que o BMS "vê". Mesmo nos Leaf haviam casos de SOH a oscilar (recuperar a seguir a uma viagem com alguns carregamentos rápidos por exemplo).
No meu caso chegou a acontecer subir o SoH, Hx e o Ahr e foi uma subida de 2 ou 3%.
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Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus

Mensagem por civic » 22 set 2025, 17:15

No meu já ando com o SoH nos 85% desde os 80 000kms +/-, já vai com 162 000kms, o Hx tanto está nos 82 como nos 85%.
Nissan LEAF 2018 40kWh
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Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 01 nov 2025, 12:41

Na sexta-feira (ontem) dirigi-me a uma oficina a fim de alinhar a direcção. Pois já algum tempo que notava o carro a fugir para a esquerda, mas agora a coisa estava a ficar mais acentuada. Já tinha olhado para o pneu do lado esquerdo para ver se havia algum desgaste anormal. O pneu à primeira vista ainda tinha rasto, ainda faltava cerca de 1mm para chegar a barra de desgaste e apresentava um desgaste uniforme, só que não.

Ponho o carro em cima da maquina de alinhar a direcção, o mecânico mete a mão por dentro do pneu para puxar a direcção e grita: "f***-se já me aleijei... Olha lá como tens o pneu por dentro".

Tinha os arames à mostra e alguns já partidos. O pneu não rebentou em andamento por sorte. Vamos ver o do lado direito, embora um pouco melhor, mas os arames estavam a começar aparecer também. Posto isto não fazia sentido alinhar a direcção e, devido ao perigo eminente tive de avançar para montar uns pneus novos.

Já tinha andado a ver de pneus e tinha 4 opções:

Hankook Ventus Prime 4 (K135)
Michelin Primacy 5
GOODYEAR EFFICIENTGRIP PERFORMANCE 2.
Bridgestone Turanza T005 (os pneus que tinha montados)

Não havia nada disto em stock na medida 215/55/R17, mas havia dois Hankook Ventus Prime 3 o que devido a urgência foi o escolhido.

Depois então fez-se o alinhamento da direcção.

Também detectei que no eixo traseiro os pneus não estão a ter um desgaste uniforme. Na parte de dentro do pneu os sulcos completamente aleatório tem diferenças se calhar de 1mm. Do gênero de dois em dois, depois esta um mais alto, depois 3 com desgaste mais acentuado, depois um mais alto e assim em todo o pneu. Já tinha notando um som desagradável do rolar do pneu em certas estradas do tipo quando há um rolamento do eixo gripado, mas mais suave.

Conclusão o eixo de trás aparentemente também tem de ser alinhado, só que é uma intervenção mais complexa e vai ser feita quando levar pneus novos atrás. Complexidade prende-se com facto de o alinhamento das rodas de trás ter de feito em dois processos em que consiste num primeiro alinhamento tendo em conta as rodas da frente e depois tirar o carro da máquina, andar com o carro voltar a pôr o carro na máquina e voltar alinhar. Isto tudo leva mais de duas horas. Segundo o mecânico tem de ser assim para ficar em condições, ou então nunca vai ficar em condições.

O estranho disto é nunca ter sido detectado o desgaste anormal dos pneus pela Kia a quando das revisões. Um dos procedimentos na checklist da Kia, que eu assino é a verificação dos pneumáticos. :think: O carro desde a última revisão fez cerca de 10000km

O carro esta com ~70000km, estes pneus nas minhas mãos fizeram cerca de 25000km, eram os pneus que vieram com o carro.

Com o carro no ar aproveitei para ver o carro por baixo e encontrei este autocolante:

Imagem
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