Expansão células Leaf 40kW.h

Discutir todas as questões relacionadas com a tecnologia avançada de baterias para automóveis.
civic
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por civic »

Os LEAFs 40 começaram a dar problemas (isolamento) aos cerca de 200 000kms, não me parece muito diferente dessa EV200, que é reconhecido o seu problema de falta de homogeneidade termica no arrefecimento, alem de que, deves saber, que o arrefecimento só funciona em carregamentos rapidos, podes andar uma vida sem que nunca tenha ligado o arrefecimento, eu conheço várias nessas condições, só carregam em AC na empresa.
Nissan LEAF 2018 40kWh
163 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
85 000Km's
Nonnus
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de Aquisicao: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Mensagem por Nonnus »

Não estas a confundir os problemas?

Neste caso o problema não é isolamento. Tu mesmo já disseste noutras ocasiões que o facto das células incharem não afecta o funcionamento das mesmas. Estamos falar de queda abrupta de percentagem de bateria quando em esforço. Aquilo que o meu, do frankesousa e muitos mais tiveram muito antes dos 200000km.

Portanto com 233000km com o historial que existe não é nada mau.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
civic

Mensagem por civic »

Nonnus Escreveu: 22 nov 2025, 10:30 Não estas a confundir os problemas?

Neste caso o problema não é isolamento. Tu mesmo já disseste noutras ocasiões que o facto das células incharem não afecta o funcionamento das mesmas. Estamos falar de queda abrupta de percentagem de bateria quando em esforço. Aquilo que o meu, do frankesousa e muitos mais tiveram muito antes dos 200000km.

Portanto com 233000km com o historial que existe não é nada mau.
Não estou a confundir, o isolamento é o primeiro problema que afeta quem puxa muito pelo LEAF, a questão de celulas desbalanceadas ocorre mais pelo fator tempo, o que na EV200, que é um comercial, diria que o primeiro problema seria a questão do isolamento, mas como tem arrefecimento quando carrega isso não acontece, o que acontece na realidade é que mesmo tendo esse arrefecimento tem tido mais problemas com as celulas, não pelo isolamento, mas pela questão da degradação precoce devido à pouca homogeneidade termica, tens o pack a funcionar a temperaturas muito diferentes.
Não sei se deu para perceber, mas a ideia está aí. :lol:
Nissan LEAF 2018 40kWh
163 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
85 000Km's
cfvp
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Mensagem por cfvp »

Nonnus Escreveu: 22 nov 2025, 09:11 Eu também vi esse post e ao contrário de ti acho que a refrigeração fez qualquer coisa. A carrinha tem 233000km o que podemos considerar um número bem elevado tendo em consideração aquilo que vamos vendo no Leaf com menos km e com o mesmo problema.

O proprietário tem esperança de chegar aos 300000km sem o problema se agravar, isso acontecer ia ser um feito assinalável tendo em conta o conhecimento que temos acerca deste problema. Sabemos que o problema vai-se agravar de forma mais rápida que qualquer um deseja.

Vamos ver...
Hmn, sim tens razão, provavelmente ajudou um pouco, mas estava à espera de mais. Ainda para mais tendo a limitação de carregamento que um Leaf tem, isso é realmente estranho.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 51 000 kms
Nonnus
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de Aquisicao: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Mensagem por Nonnus »

civic Escreveu: 22 nov 2025, 10:35 Não estou a confundir, o isolamento é o primeiro problema que afeta quem puxa muito pelo LEAF, a questão de celulas desbalanceadas ocorre mais pelo fator tempo, o que na EV200, que é um comercial, diria que o primeiro problema seria a questão do isolamento, mas como tem arrefecimento quando carrega isso não acontece, o que acontece na realidade é que mesmo tendo esse arrefecimento tem tido mais problemas com as celulas, não pelo isolamento, mas pela questão da degradação precoce devido à pouca homogeneidade termica, tens o pack a funcionar a temperaturas muito diferentes.
Não sei se deu para perceber, mas a ideia está aí. :lol:
Sempre soubemos que há esse problema nos Leaf (todos), mas isso não invalida que a refrigeração embora não seja a ideal no caso da EV200 tenha algum efeito benéfico e como tal o problema ter-se manifestado apenas aos 233000km, quando um Leaf apresenta esse problema muito mais cedo.

Claro que isto são suposições porque poucas são as carrinhas vendidas em Portugal e ainda menos proprietários com o conhecimento deste, com a vontade que este mostrou em partilhar de forma muito detalhada o problema. Era preciso um numero muito mais alargado para perceber se existe causa/efeito. Ainda assim eu acredito que retarde o problema.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
mjr
Administrador do site
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de Aquisicao: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras

Mensagem por mjr »

cfvp Escreveu: 20 nov 2025, 23:49 Têm aparecido mais alguns relatos no facebook de Leafs com o problema da queda de SoC abrupta. Hoje alguém criou uma publicação mais detalhada sobre o mesmo problema que teve na sua E-NV200 com 233mil kms. A publicação pode ser vista aqui:

Pois é, pelos vistos a E-NV200 sofre do mesmo problema, apesar de ter refrigeração. A Nissan deve ter colocado uma refrigeração às 3 pancadas e provavelmente uns módulos são melhor arrefecidos que outros. Estranhamente ou não, até nas limitações de carregamento a carrinha sofre do mesmo que o Leaf, algo que me espantou. Dá a impressão que a refrigeração não está lá a fazer nada. Pelos dados do senhor nessa publicação em agosto a bateria estava a 40ºC. Poderá ter sido depois de uma carga rápida, mas não sei.

Há mais alguma novidade do senhor taxista, que foi o motivo de criação deste tópico?
O civic tinha respondido a esta mensagem ontem antes do crash e migração do fórum para novo servidor:
imagem.png
imagem.png (24.06 KiB) Visto 27 vezes

Código: Selecionar todos

Tenho ideia que a NV200 até é pior do que os LEAFs em termos de celulas que degradam precocemente, parece que o arrefecimento não é homogeneo.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
cfvp
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Mensagem por cfvp »

Olá mjr, como foste o autor do tópico, tens alguma coisa a acrescentar?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 51 000 kms
civic

Mensagem por civic »

Nonnus Escreveu: 22 nov 2025, 15:08

Sempre soubemos que há esse problema nos Leaf (todos), mas isso não invalida que a refrigeração embora não seja a ideal no caso da EV200 tenha algum efeito benéfico e como tal o problema ter-se manifestado apenas aos 233000km, quando um Leaf apresenta esse problema muito mais cedo.

Claro que isto são suposições porque poucas são as carrinhas vendidas em Portugal e ainda menos proprietários com o conhecimento deste, com a vontade que este mostrou em partilhar de forma muito detalhada o problema. Era preciso um numero muito mais alargado para perceber se existe causa/efeito. Ainda assim eu acredito que retarde o problema.
Isso do aparecer muito mais cedo é muito relativo, pois vê os LEAFs que se venderam e as NV200, não tem sequer comparação, e estás a falar de um caso, alem de que os LEAF que deram mais problemas foram vendidos a andar na escafia na praça, as eNV200 que conheço poucas carregam fora da empresa, mesmo assim vi montes de relatos em que o problema apareceu nos LEAFs depois depois 200 00 kms, não acho que exista alguma comparação entre os 2 casos, o LEAF vendeu mais de 1 milhão na segunda geraçao, a EV200 vendeu 18 000 desde 2014. ;)

Pois, eu não acho que retarde o problema, se usares em modo domestico é precisamente igual ao LEAF se usares na escafia(muitos carregamentos rapidos) acredito que seja pior, pelo facto do sistema de arrefecimento não atuar por todo o pack e assim teres algumas celulas a trabalharem com temperaturas muito diferentes umas das outras. É como digo, nada disto é cientifico, é tudo suposições, acontece que com arrefecimentos a ar tem que se ter muita atenção, basta ver o que aconteceu à primeira geração do Soul 27.
Nissan LEAF 2018 40kWh
163 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
85 000Km's
Responder

Voltar para “Baterias e Carregamento”