Expansão células Leaf 40kW.h

Discutir todas as questões relacionadas com a tecnologia avançada de baterias para automóveis.
civic
Registado: 06 jan 2011, 15:24
Data de Aquisicao: 25 jul 2018
Capacidade bateria: 115,5 Ah

Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por civic »

Mas estás a dizer o que eu sempre disse destes carros, o problema deles, seja a carrinha ou o carro, nunca foi o numero de ciclos que fazem, mas sim o tratamento que levam.
Não acho nada essa relatividade que falas, nunca vi uma eNV200 como TAXI ou TVDE. ;)
As que conheço são de padarias ou lojas que andam por aqui pela cidade, acredito que nunca tenha visto uma carga rapida, ou seja, o arrefecimento nunca funcionou.
Nissan LEAF 2018 40kWh
165 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
93 000Km's
cfvp
Registado: 11 nov 2017, 22:14

Mensagem por cfvp »

Na imagem do LeafSpy dá para ver que tem 727 cargas rápidas. E pelo o que vi mesmo nas cargas rápidas o arrefecimento é fraco, visto que sofre do rapidgate também.

Uma pergunta mjr e a história do taxista, não há novidades?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 55 000 kms
Nonnus
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de Aquisicao: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Mensagem por Nonnus »

Sim, com 727 QC´s se calhar esta carrinha não se insere naquilo que eu escrevi.
civic Escreveu: 23 nov 2025, 09:31 As que conheço são de padarias ou lojas que andam por aqui pela cidade (...)
Sim, era esse tipo de utilização que eu falava.

Por acaso conheci uma de 24kWh que fazia serviço para os CTT. Ultimamente a senhora que a conduzia quando em estrada aberta, não passava dos 70km/h, já devia ser complicado conseguir fazer um dia de trabalho sem carregar pelo meio.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
rjspedition
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de Aquisicao: 01 jan 2011

Mensagem por rjspedition »

cfvp Escreveu: 04 ago 2025, 14:10 Pois essa empresa, a Acecitec, às vezes parece perceber do assunto, mas muitas outras vezes tem certos comportamentos questionáveis. Por acaso gostaria de saber se naquilo que interessa, por exemplo isolamento da bateria, é fiável ou não.
É um bocadinho offtopic, mas como se falou aqui da Acecitec

Vou só pegar neste comentário porque este texto deles cruzou o meu feed:
Esclarecimento ao dilema das BATERIAS 🔋
A nossa empresa está no ramo desde 2006, e podemos dizer que as baterias duram muito mais do que se pensa, Mas" temos que ver alguns factores.
1º o veículo novo vem equipado com uma bateria 0 ciclos? 80% NÃO
2º A bateria requer manutenção? SIM
3º A bateria pode ser carregada até 100%? SIM a cada 5 ciclos para NMC, para as com mais concentração de Fe⁴ de 12 ciclo
4º Até que % posso ir na descarga da bateria? 30% podemos considerar a reserva ~
5º Posso carregar a minha bateria até 100% depois de uma viagem longa? SIM OBRIGATÓRIO
6º Que cuidados devo ter para evitar danos na minha bateria? Deixar a baixo dos 50% ou a cima dos 100% por longos períodos.
7º A minha bateria já está cansada ou não teve um bom cuidado e a minha autonomia fica a oscilar, isso tem solução? Sim, em alguns casos é possível fazer uma recuperação electroquímica, mas se o estado não for mantido a tendência é voltar a repetir o comportamento.
8º Então o que é possível fazer para que a bateria se mantenha estável? É simples, basta instalar o Active BalanceIA_+ da nova geração, que foi especialmente desenvolvido pela ACECITEC LAB PORTUGAL para manter a dinâmica (Delta) estável 24H.
https://www.acecitec.pt/active-balance-battery/
9º E quais são os benefícios desses procedimentos e aplicações desse sistema? Vai ter uma bateria mais estável por muito mais tempo, e consequentemente vai gerar menos calor interno, e vai ver uma grande parte da autonomia reposta.
10º Então isso significa que se for feito isso tudo eu posso ser mais rude, inclusive andar em autoestrada com mais velocidade? Não, o carro elétrico não é para se tratar de qualquer forma, tem que se ter um cuidado especial, 90% dos EVs são projetados para ir do ponto A ao B com uma condução prudente, mas se quer usar um EV para um uso mais intensivo ter que pensar da seguinte forma, se faz 200km dia' então tem que ter um EV para 400km e usar apenas 50% da potência kW do propulsor, porque não podemos esquecer que quando maior a velocidade é proporcional o arrasto logo o consumo por cada km a mais de velocidade a cima de 100kmh aumenta exponencialmente.
Nota final::: Os EV são para ter a mesma atenção que qualquer outra máquina feita pelo homem.
https://www.acecitec.pt/
https://www.facebook.com/profile.php?id=61556962787098

5º Posso carregar a minha bateria até 100% depois de uma viagem longa? SIM OBRIGATÓRIO

Qual é a linha de acção ou reacção que sustenta este ponto??
É apenas para ajudar a recalibrar ?? E se depois de fazer 800km até ao destino, o carro ficar parado 1 semana? Andar às voltinhas para baixar o nível como se fazia com O FAP quando regenerava na altura de estacionar? :snooty: :think:
Responder

Voltar para “Baterias e Carregamento”