O NOVO modelo da mobilidade elétrica em Portugal
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9981
- Registado: 04 jan 2011, 14:55
- Data de Aquisicao: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: O NOVO modelo da mobilidade elétrica em Portugal
O desconto é em cartão na mesma, pagas tudo e no dia seguinte podes gastar o que está no cartão continente para outras compras no universo Sonae.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- civic
- Mensagens: 2213
- Registado: 06 jan 2011, 15:24
- Data de Aquisicao: 25 jul 2018
- Capacidade bateria: 115,5 Ah
Re: O NOVO modelo da mobilidade elétrica em Portugal
Sim, mas o anterior tinhas 15 minutos de borla, neste tens o saldo em cartão para gastar na loja. O que para quem, praticamente, nunca carregava fora de casa, nunca via o desconto.
Nissan LEAF 2018 40kWh
163 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
85 000Km's
163 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
85 000Km's
-
fernandinand
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 445
- Registado: 26 dez 2015, 17:41
- Data de Aquisicao: 01 dez 2014
- Capacidade bateria: 45,22Ah@06/2025
- Localização: Alvorge, Ansião
Re: O NOVO modelo da mobilidade elétrica em Portugal
Penso que não. Os 15 minutos (em carregadores rápidos, 30 minutos nos lentos) sempre foram pagos. Era pago na app, mas o valor revertia em 'crédito' a consumir do cartão normal continente.civic Escreveu: 25 nov 2025, 11:01 Sim, mas o anterior tinhas 15 minutos de borla, neste tens o saldo em cartão para gastar na loja. O que para quem, praticamente, nunca carregava fora de casa, nunca via o desconto.
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9981
- Registado: 04 jan 2011, 14:55
- Data de Aquisicao: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: O NOVO modelo da mobilidade elétrica em Portugal
Exato, como disse os 15/30 minutos eram pagos em adianto no carregamento e só no dia seguinte podiam ser gastos no mundo Sonae com o cartão Continente.
O mecanismo é exatamente o mesmo, só muda a maneira como é calculado o valor.
O mecanismo é exatamente o mesmo, só muda a maneira como é calculado o valor.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6637
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de Aquisicao: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: O NOVO modelo da mobilidade elétrica em Portugal
Os tarifários AC ficam genericamente mais baratos (nem sempre), mas por exemplo para os 11kW (que é o que a maioria do parque agora suporta) fica bem mais em conta. Com o desconto passa para 0,25€/kWh, muito bom.
Os tarifários DC, como em qualquer cobrança por tempo, depende do que o carro aproveitasse. No exemplo "médio" de 45kW ficaria a 0,36€/kWh, menos um pouco num carro que carregue melhor.
As potências mais altas são novidade (os postos que já davam mais de 50kW sem ainda terem tarifário adequado foram uma promoção, é aproveitar enquanto dá
).
O que me apercebi no dia de hoje é que havia muita gente a carregar "de borla": 30€ carrega 15min, mais 30€ carrega mais 15min, e nem mais um segundo
Assim de facto o novo tarifário é muito mais caro
Eu como sempre carreguei em viagem aproveitava o desconto para "diluir" o preço final. Continuo a gostar muito mais do novo sistema de descontos, é o que faz sentido na minha opinião.
Resta saber se os preços ad-hoc vão ser iguais aos preços da app sem desconto (espero que sejam). Se forem, vão continuar a ser uma referência sem desconto, com desconto ainda mais.
Os tarifários DC, como em qualquer cobrança por tempo, depende do que o carro aproveitasse. No exemplo "médio" de 45kW ficaria a 0,36€/kWh, menos um pouco num carro que carregue melhor.
As potências mais altas são novidade (os postos que já davam mais de 50kW sem ainda terem tarifário adequado foram uma promoção, é aproveitar enquanto dá
O que me apercebi no dia de hoje é que havia muita gente a carregar "de borla": 30€ carrega 15min, mais 30€ carrega mais 15min, e nem mais um segundo
Eu como sempre carreguei em viagem aproveitava o desconto para "diluir" o preço final. Continuo a gostar muito mais do novo sistema de descontos, é o que faz sentido na minha opinião.
Resta saber se os preços ad-hoc vão ser iguais aos preços da app sem desconto (espero que sejam). Se forem, vão continuar a ser uma referência sem desconto, com desconto ainda mais.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9981
- Registado: 04 jan 2011, 14:55
- Data de Aquisicao: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: O NOVO modelo da mobilidade elétrica em Portugal
Claro que as pessoas exploram o máximo de benefício possível, estranho era se assim não fosse. Mesmo numa utilização sem otimizar, ou seja fazer as compras e o carro carrega o tempo todo, o modelo anterior era mais benéfico. Considerando 30m de compras no supermercado, que para mim já é demais para um supermercado (num Hiper já será mais tempo, claro):
Antes: 30x0,27€ - 15x0,27 (em cartão) = 4,05€ líquidos
Agora: 30/60 h x 45kW x 0,41€/kW.h - 30/60 h x 45kW x 0,10€/kW.h (em cartão) = 6,98€ líquidos
Ou seja, para a mesma energia carregada (22,5kW.h) o custo agora é 70% superior.
Isto em DC, porque em AC os 30m ficavam de "graça" anteriormente!
Não sei como na utilização típica de carregamento de oportunidade numa ida ao supermercado é possível ver vantagem nisto. Agora para TVDE, que ficam a ocupar os postos mais de uma hora, sim, consigo ver benefício. E são esses os principais clientes do Continente (e da rede pública nas grandes cidades em geral), por isso se calhar até faz sentido. Mas para os clientes de supermercado Continente é estranha esta mudança.
Se calhar vão começar a sair promoções diferentes em breve... Ou uma melhor exploração das Happy hours.
Dito isto, a mudança para €/kW.h é muito bem vinda, claro!
Antes: 30x0,27€ - 15x0,27 (em cartão) = 4,05€ líquidos
Agora: 30/60 h x 45kW x 0,41€/kW.h - 30/60 h x 45kW x 0,10€/kW.h (em cartão) = 6,98€ líquidos
Ou seja, para a mesma energia carregada (22,5kW.h) o custo agora é 70% superior.
Isto em DC, porque em AC os 30m ficavam de "graça" anteriormente!
Não sei como na utilização típica de carregamento de oportunidade numa ida ao supermercado é possível ver vantagem nisto. Agora para TVDE, que ficam a ocupar os postos mais de uma hora, sim, consigo ver benefício. E são esses os principais clientes do Continente (e da rede pública nas grandes cidades em geral), por isso se calhar até faz sentido. Mas para os clientes de supermercado Continente é estranha esta mudança.
Se calhar vão começar a sair promoções diferentes em breve... Ou uma melhor exploração das Happy hours.
Dito isto, a mudança para €/kW.h é muito bem vinda, claro!
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6637
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de Aquisicao: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: O NOVO modelo da mobilidade elétrica em Portugal
Antes tinhas 18cts/kWh, agora passas a ter os 31cts/kWh do novo tarifário.mjr Escreveu: 25 nov 2025, 18:58Antes: 30x0,27€ - 15x0,27 (em cartão) = 4,05€ líquidos
Agora: 30/60 h x 45kW x 0,41€/kW.h - 30/60 h x 45kW x 0,10€/kW.h (em cartão) = 6,98€ líquidos
Entendo. Eu como normalmente usava em viagem (é sempre a minha segunda escolha para carregamento) não olhava para isso apenas como "carregar durante as compras" ou até substituir o carregamento em casa, apenas uma opção de carregamento muito em conta. Mas pelo que li sou claramente a minoria (e não sou TVDEmjr Escreveu: 25 nov 2025, 18:58Não sei como na utilização típica de carregamento de oportunidade numa ida ao supermercado é possível ver vantagem nisto.
O que me parece claro é que o Continente se está a posicionar como um OPC "clássico", muito mais fornecedor de serviço de carregamento. Os postos já não estão lá só para chamar clientes para a loja (se é que alguma vez estiveram).
Para a minha utilização não vejo esta mudança como má. Vejo formas mais justas de beneficiar os clientes regulares, preferia outras formas de aceder ao preço descontado, mas é o que é.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 
- Nonnus
- Mensagens: 3704
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de Aquisicao: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: O NOVO modelo da mobilidade elétrica em Portugal
Eu também não sou o utilizador do tipo ir às compras e carregar. Grande parte dos carregamentos que tenho no Continente foram em deslocações pelo factor preço.
Também acredito que a ideia da Sonae seja cada vez mais ser um OPC "tradicional". Como escreveste várias vezes a eletricidade esta lá, a potência esta lá, é só aproveitar a onda.
Basta ver que carregadores com 350kW num hipermercado só se for para quem vai comprar um pacote de pastilhas e volta para o carro. Certamente não será para quem vai fazer as compras da semana, ou do mês. Arrisca-se a pagar mais de penalização do que o carregamento.
Nos combustíveis em que a infraestrutura tinha de ser montada de raiz optaram por se juntar a Galp, aqui não há essa necessidade.
Também acredito que a ideia da Sonae seja cada vez mais ser um OPC "tradicional". Como escreveste várias vezes a eletricidade esta lá, a potência esta lá, é só aproveitar a onda.
Basta ver que carregadores com 350kW num hipermercado só se for para quem vai comprar um pacote de pastilhas e volta para o carro. Certamente não será para quem vai fazer as compras da semana, ou do mês. Arrisca-se a pagar mais de penalização do que o carregamento.
Nos combustíveis em que a infraestrutura tinha de ser montada de raiz optaram por se juntar a Galp, aqui não há essa necessidade.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9981
- Registado: 04 jan 2011, 14:55
- Data de Aquisicao: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: O NOVO modelo da mobilidade elétrica em Portugal
Eu acho que eles foram mudando o target. Chamar pessoas para as lojas é a coisa mais importante para a Sonae, basta ver que o Continente continua a ser a Cash Cow da Sonae, mesmo tendo vendido 25% a um fundo há uns anos atrás, e acredito que essa era a motivação principal inicial. Mas ao irem analisando as dinâmicas foram percebendo que o negócio até pode dar dinheiro por si, tendo em conta que nas grandes cidades está sempre ocupado por TVDE, e por isso mudaram o target.
Nada contra, mas a mim dava mais jeito como estava antes
Vou muitas vezes ao Continente.
Mudando ligeiramente a bitola, hoje carreguei no Continente e apesar de estarem a cobrar por energia não há maneira de ver quanta energia já carregamos (no carro por acaso dá, mas a o valor foi 10% abaixo daquilo que me apareceu na fatura, provavelmente porque o que entra na bateria é diferente do que sai do posto devido a consumos e perdas pelo caminho). Se antes era fácil controlar com o tempo, agora não temos maneira de o fazer, pelo menos nos velhinhos postos da Efacec. Acredito que seja uma situação temporária, e que gradualmente vão mudar tanto na App como localmente para apresentar a energia gasta, até porque o futuro RME o vai obrigar.
Nada contra, mas a mim dava mais jeito como estava antes
Mudando ligeiramente a bitola, hoje carreguei no Continente e apesar de estarem a cobrar por energia não há maneira de ver quanta energia já carregamos (no carro por acaso dá, mas a o valor foi 10% abaixo daquilo que me apareceu na fatura, provavelmente porque o que entra na bateria é diferente do que sai do posto devido a consumos e perdas pelo caminho). Se antes era fácil controlar com o tempo, agora não temos maneira de o fazer, pelo menos nos velhinhos postos da Efacec. Acredito que seja uma situação temporária, e que gradualmente vão mudar tanto na App como localmente para apresentar a energia gasta, até porque o futuro RME o vai obrigar.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6637
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de Aquisicao: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: O NOVO modelo da mobilidade elétrica em Portugal
Também vi hoje um relato desses, a app continua a mostrar apenas o tempo de carregamento como dantes, e os postos antigos ainda não tiveram o software modificado. Este processo de transição pareceu um bocado "amador", confesso. Ontem a app ainda mostrava os preços por minuto, a determinada altura atualizaram para kWh e as transações antigas ficaram como se tivessem sido cobradas por kWh também (aparece 0,27€/kWh quando era 0,27€/min) - mas agora passou a aparecer a energia fornecida nesse carregamento, o que antes não aparecia.mjr Escreveu: 26 nov 2025, 16:07hoje carreguei no Continente e apesar de estarem a cobrar por energia não há maneira de ver quanta energia já carregamos
Amen
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 