Leaf - Coimbra
- mjr
- Administrador do site
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Re: Leaf - Coimbra
O problema das 7 barras é que aparecem só aos 38 graus, temperatura essa que já é muito elevada para a bateria. Se as 7 barras apareceram durante o carregamento é possivel que a bateria tenha atingido mais de 40 graus pois tenho notado que demora algum tempo até a temperatura parar de subir após uma carga rápida. A descida rápida da temperatura é normal pois quanto maior o diferencial térmico para o exterior mais rápida é a variação de temperatura do pack.
Lá está, o iMiEV está mais bem preparado para as CR pois liga o AC e direciona ar frio para arrefecer o pack. Eu já me contentava com ar à temperatura ambiente no Leaf.
Lá está, o iMiEV está mais bem preparado para as CR pois liga o AC e direciona ar frio para arrefecer o pack. Eu já me contentava com ar à temperatura ambiente no Leaf.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 11 out 2012, 12:31
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Confirma o que de certa forma tinha dito, que é preferível ir pela nacional por causa das Vmed.
De Coimbra a Leiria são menos de 80km, gastamos cerca de metade da carga, mas de Leiria a Aveiras de Cima são outros 80km, ou seja é capaz de bastar uma carga lenta de menos de 1 hora para se conseguir chegar pela nacional ao PCR de Aveiras. Aí basta uma carga rápida e tem-se energia para chegar a Lisboa e ainda sobra.
De Coimbra a Leiria são menos de 80km, gastamos cerca de metade da carga, mas de Leiria a Aveiras de Cima são outros 80km, ou seja é capaz de bastar uma carga lenta de menos de 1 hora para se conseguir chegar pela nacional ao PCR de Aveiras. Aí basta uma carga rápida e tem-se energia para chegar a Lisboa e ainda sobra.
- galt
- Proprietário Leaf
- Registado: 12 mar 2013, 19:16
- Data de fabrico: 26 mar 2012
- Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
Teoricamente faz sentido. Na prática não deves circular a menos de 80kms incluindo a subir, porque senão a fila cresce facilmente para um 1 ou 2 kms e ainda se pode ouvir uns apitos de vez em quando.
De qualquer forma de sul para norte o consumo de energia é maior.
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 05 jun 2011, 14:46
- Data de fabrico: 01 jul 2011
- Capacidade bateria: 47,44, 9 barras
Utilizem a AE Transmontana e não têm desses problemas. Nem filas nem apitosgalt Escreveu:Teoricamente faz sentido. Na prática não deves circular a menos de 80kms incluindo a subir, porque senão a fila cresce facilmente para um 1 ou 2 kms e ainda se pode ouvir uns apitos de vez em quando.

Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras
-
- Proprietário Leaf
Já fiz algumas vezes, por força das circunstância, Coimbra - Lisboa pela nacional e por norma as velocidades são baixas, por causa dos próprios limites, cruzamentos, povoações, camiões, etc., não vejo problemas em fazer num VE a velocidades normais para uma nacional, cerca de 60-70 km/h. Se eventualmente começar a ficar fila, pode-se sempre encostar ou seguir mais devagar pela berma, e deixar o resto do pessoal passar.galt Escreveu:Teoricamente faz sentido. Na prática não deves circular a menos de 80kms incluindo a subir, porque senão a fila cresce facilmente para um 1 ou 2 kms e ainda se pode ouvir uns apitos de vez em quando.
Convém dizer que de Leiria para baixo já não faço há alguns anos pela nacional.
De Sul para Norte ainda é mais aconselhável vir pela nacional porque se evita a serra.
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
O meu conselho é:
Lisboa-Coimbra - Fazer pela A1 até Aveiras, carregar lá o máximo possível (eu faço dois carregamentos rápidos seguidos), parar em Leiria e carregar (se tiver que ser num lento, é num lento) o suficiente para ir até ao PCR de Pombal ou se decidirmos ficar mais tempo, ir direto até Coimbra. Não recomendo PCR Aveiras - PCR Pombal direto, quer seja pela A1, quer seja pela N1, pelo menos num i-MiEV.
Coimbra-Lisboa - A opção descrita pelo Pafi é a melhor, sem dúvida, mas está dependente da disponibilidade do PCR em Leiria. Mais uma vez, recomendo a paragem em Leiria, dado que em Aveiras só consigo carregar até aos 93% e na N1, mais de 120 km é no limite. Na A1 ainda é pior.
Se estão a pensar que não faz sentido o que estou a dizer, porque já fiz 130 km seguidos e ainda me sobraram 4 barras, eu lembro que nos PCR da Galp só consigo carregar 93% e as características do percurso e o trânsito que se apanha fazem muita diferença.
Lisboa-Coimbra - Fazer pela A1 até Aveiras, carregar lá o máximo possível (eu faço dois carregamentos rápidos seguidos), parar em Leiria e carregar (se tiver que ser num lento, é num lento) o suficiente para ir até ao PCR de Pombal ou se decidirmos ficar mais tempo, ir direto até Coimbra. Não recomendo PCR Aveiras - PCR Pombal direto, quer seja pela A1, quer seja pela N1, pelo menos num i-MiEV.
Coimbra-Lisboa - A opção descrita pelo Pafi é a melhor, sem dúvida, mas está dependente da disponibilidade do PCR em Leiria. Mais uma vez, recomendo a paragem em Leiria, dado que em Aveiras só consigo carregar até aos 93% e na N1, mais de 120 km é no limite. Na A1 ainda é pior.
Se estão a pensar que não faz sentido o que estou a dizer, porque já fiz 130 km seguidos e ainda me sobraram 4 barras, eu lembro que nos PCR da Galp só consigo carregar 93% e as características do percurso e o trânsito que se apanha fazem muita diferença.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
-
- Proprietário Leaf
Estive a consultar pelo Google Maps, e há uma diferença de cerca de 20 km entre indo pela A1 ou pela nacional, então se for no sentido Aveiras - Leiria, pela nacional evita-se a serra e fazem-se menos 20 km.
De Coimbra a Aveiras, segundo o Google Maps são cerca de 140 km, quase que até daria para fazer directo, mas penso que não convém arriscar, e mais vale tomar um café em Leiria ou ir ao PCR se estiver a funcionar.
Qualquer dia arrisco ir a Lisboa no iOn.
De Coimbra a Aveiras, segundo o Google Maps são cerca de 140 km, quase que até daria para fazer directo, mas penso que não convém arriscar, e mais vale tomar um café em Leiria ou ir ao PCR se estiver a funcionar.
Qualquer dia arrisco ir a Lisboa no iOn.
Última edição por lmlr em 13 ago 2013, 00:08, editado 2 vezes no total.
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
Pode parecer estranho vindo da minha parte, mas sempre que a viagem é superior a 120 km, o risco de ficar pelo caminho é grande.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
-
- Proprietário Leaf
Concordo, só estava a dizer em teoria seria possível com uma carga fazer Coimbra - Aveiras.Malm Escreveu:Pode parecer estranho vindo da minha parte, mas sempre que a viagem é superior a 120 km, o risco de ficar pelo caminho é grande.
Não me parece ser necessário fazer duas cargas rápidas em Leiria, uma basta, ou então uma lenta de uns 45 minutos a 1 hora e mesmo assim já é capaz de ser demais. Eu da última vez de minha casa a Leiria gastei, salvo erro, 8 barras. Carreguei umas 5 em pouco mais de 1,5 hora, fiz o resto do caminho até Peniche só com essa carga e ainda cheguei com umas 2 barras. Peniche fica mais distante de Leiria do que Aveiras. Agora se o PCR de Aveiras está afanado, é um "31"!
- mjr
- Administrador do site
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
É nesses extremos que a instrumentação é importante e infelizmente o Leaf esconde bastante a energia disponivel na bateria. Uma boa parte do gozo que as viagens grandes dão é o planeamento e controlo necessários para as fazer. Isto para mim, claro.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15