EVDASH APP Monitorizaçao atraves de OBD

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
pms
Registado: 03 ago 2025, 18:23
Data de Aquisicao: 01 ago 2023
Capacidade bateria: 150 Ah

Re: EVDASH APP Monitorizaçao atraves de OBD

Mensagem por pms »

EVUber Escreveu: 14 jul 2026, 19:23 Relatório pdf de 3 paginas sobre o estado do veiculo

Imagem

Imagem
Imagem

Esse report, com teste dinâmico/de condução, está ao nível do que melhor se faz por aí. Respeito!
BYD Atto 3 / MY22-24 / Comfort / Ski White / 2023 / Importação da Alemanha
60.5 kWh / LFP Blade Battery / AC 11kW / DC 89kW
Diário de Bordo - EV Database

Associado UVE
EVUber
Registado: 10 nov 2021, 22:35
Data de Aquisicao: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 69kWh

Mensagem por EVUber »

O developer é o YouTube ev road trips que anda a mais de 5 anos a testar baterias de EV e desenvolveu um modulo M5obd2, e agora avançou para app
O background ja denota muita experiência em modulos odb2

What it does that off-the-shelf adapters don't
🟢 Colour touchscreen with live PIDs — works without a phone
🟢 Ultra-safe pairing: 6-digit PIN + on-device Allow / Deny, 3-failure 5-min lockout
🟢 SD recording → binary .canlog for replay + human-readable .elm.log for protocol RE
🟢 Replay mode — play recorded drives back as ELM responses to test apps without a car
🟢 Web admin (m5obd.local) — browse SD, live ELM monitor, OTA control
🟢 Full ELM327 v1.5: ISO-TP multi-frame (line-per-frame format), ATMA/ATMR/ATMT monitor, full ATSH/ATCRA/ATFCSH
🟢 OBD2 modes 01–0A + UDS Mode 22 (manufacturer DIDs)
🟢 Hyundai EGMP (Ioniq 5/6, EV6, EV9) BMS multi-frame fix included — no more DATA ERROR on the 2nd poll
🟢 OTA over WiFi with dual-OTA rollback safety
🟢 Auto-dim → sleep, gesture-driven UI, setup wizard on first boot
EVUber

Mensagem por EVUber »

Quem estiver interessado em comprar icar pro 2S. É compativel com EVDASH PRO e tambem com carscanner

Mas tal como o icar pro tambem so aceita uma ligação de cada vez..
pms

Mensagem por pms »

Estou a fazer um conjunto de circuitos pequenos <10 km e estou a testar o EV Dash (com o Vgate vLinker MC+).

Comprei o Pro 1 mês. Ainda tem muitas falhas de PIDs mas, estava a pensar fazer o remote tuning para ajudar o developer com dados. :pray:

Alguém tem dicas?

No vosso caso ligaram a permissão da captura da localização sempre? Ou só quando a APP está aberta?

Associado UVE
civic
Registado: 06 jan 2011, 15:24
Data de Aquisicao: 25 jul 2018
Capacidade bateria: 115,5 Ah

Mensagem por civic »

Também ando às voltas com o evdash, já recebi o dongle e o relatório que gerou do i4.
image.png
image.png (119.32 KiB) Visto 1613 vezes
image.png
image.png (130.2 KiB) Visto 1613 vezes
image.png
image.png (118.76 KiB) Visto 1613 vezes
Nissan LEAF 2018 40kWh
168 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
103 000Km's
civic

Mensagem por civic »

O do LEAF.
image.png
image.png (112.11 KiB) Visto 1585 vezes
image.png
image.png (123.3 KiB) Visto 1585 vezes
image.png
image.png (111.75 KiB) Visto 1585 vezes
Nissan LEAF 2018 40kWh
168 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
103 000Km's
pms

Mensagem por pms »

Ontem ainda consegui fazer uma sessão de remote tuning a conduzir.

Mas tem de facto muitas falhas (de dados) para o BYD Atto 3. Entretanto, e do pouco que consegui pesquisar, acho que a BYD tem um protocolo mais desafiante de diagnóstico (VDS), aparentemente com a necessidade de enviar comandos para obter dados/frames das voltagens das células individualmente etc.

O Car Scanner dá informação de 'grupos' de células—10 ao todo, e são 126 células na minha bateria. Não sei se por uma limitação do Car Scanner ou dos dados, mas dá a entender que sabendo os comandos do protocolo, dá para pedir à ECU/BMS uma leitura das voltagens das células todas. Talvez seja mesmo decisão de agrupar conjuntos de células por uma questão de visualização.

De qualquer forma, parece-me que vai demorar tempo até apanhar estes dados todos.

Tenho que estudar isto também, tentar tirar uns dados por mim. Talvez me meta a fazer algo adaptado aos BYD e a esta ECU/BMS. 🤷 O Car Scanner, de facto, ainda é o que mais dados me dá—apesar dos dashboards deles no Android Auto serem muito pobres.

Associado UVE
civic

Mensagem por civic »

Neste caso podes ir enviando dados para o autor desta app, quanto mais gente o fizer mais completo fica. ;)

Já tentaste fazer um teste de pré-compra? Fazer um relatório deste tipo?
Nissan LEAF 2018 40kWh
168 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
103 000Km's
pms

Mensagem por pms »

Eu comprei um mês do Pro, e ontem enviei uns 20-30 minutos de dados em condução. Eu parece-me que o developer pode eventualmente já ter BYDs a testar e daí o 32% de cobertura. Mas esse 32% pode ser também o que o developer conseguiu obter pela rama/sem mais trabalho de fundo específico. Os meus dados podem ser já dados que outros utilizadores possam ter enviado também.

Eu parece-me que ele deve estar a passar aqueles dados que enviamos no remote tuning por alguma LLM para obter possíveis mapeamentos para PIDs ou algo similar. E se os meus dados são semelhantes a dados BYD já enviados, este mapeamento automático pode ter atingido o limite sem intervenção mais dedicada. Vamos ver.

Eu gostei da APP, achei interessante, acaba por ter melhores dashboards que o Car Scanner, talvez continue envolvido a ver se consigo melhorar a cobertura, e talvez entrar no Discord (acho que têm um), mas não fiquei com muitas esperanças. Já estava a pensar fazer uma "companion app", talvez continue a investir nisso. E ver as experiências que esse developer fez com o M5 Stack também, e quiçá pegar numa library de OBD e tentar ler eu directamente, com cuidado etc. 🤷

Mas, esta app parece ser fenomenal. Acho que é a primeira do gênero de OBD especificamente para EV. 👏

Associado UVE
EVUber

Mensagem por EVUber »

pms Escreveu: 01 ago 2026, 15:37 Ontem ainda consegui fazer uma sessão de remote tuning a conduzir.

Mas tem de facto muitas falhas (de dados) para o BYD Atto 3. Entretanto, e do pouco que consegui pesquisar, acho que a BYD tem um protocolo mais desafiante de diagnóstico (VDS), aparentemente com a necessidade de enviar comandos para obter dados/frames das voltagens das células individualmente etc.

O Car Scanner dá informação de 'grupos' de células—10 ao todo, e são 126 células na minha bateria. Não sei se por uma limitação do Car Scanner ou dos dados, mas dá a entender que sabendo os comandos do protocolo, dá para pedir à ECU/BMS uma leitura das voltagens das células todas. Talvez seja mesmo decisão de agrupar conjuntos de células por uma questão de visualização.

De qualquer forma, parece-me que vai demorar tempo até apanhar estes dados todos.

Tenho que estudar isto também, tentar tirar uns dados por mim. Talvez me meta a fazer algo adaptado aos BYD e a esta ECU/BMS. 🤷 O Car Scanner, de facto, ainda é o que mais dados me dá—apesar dos dashboards deles no Android Auto serem muito pobres.
Os adaptadores mais baratos (icarpro etc ) são lentos a fazer o remote tunning, por isso enviam/recebem pacotes de dados mais pequenos

O OBDLink MX+ (custa 150€) ja consegue melhor leitura para remote tunning

O meu Bz4x tinha 43% de inicio ja vai em 73% de protocolos suportados, todos os dias faço remote tunning por uns 20 minutos

Neste momento estou na versão beta 1.3.3 (663) podes pedir para entrar no grupo de beta testers atraves do email do website..

Imagem
Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”