Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
-
Filipe
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3092
- Registado: 19 fev 2011, 03:51
- Data de fabrico: 09 mai 2011
- Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
- Localização: Murtal - Parede - Lisboa
Mensagem
por Filipe » 13 jan 2014, 20:35
Amigo Essiemme, se vais tentar essa façanha, recomendo-te fortemente utilizares as velocidades Malmonásticas, que ainda
outro dia numa das suas andanças, foi ultrapassado por um Gastropoda, Pulmunata Stylommatophora ( vulgo, caracol de Lineus ).

Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
-
Malm
- Proprietário i-MiEV
- Mensagens: 3529
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
- Localização: Tábua
Mensagem
por Malm » 13 jan 2014, 22:52
Ui, nem me lembres disso, que ele deixou um rasto de baba à minha frente que eu quase me despistei. A sorte é que ia devagar, senão era menos um i-MiEV na estrada, e eles já são tão poucos...
Fiquei curioso, esse dialeto latinesco é de onde?
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
-
Filipe
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3092
- Registado: 19 fev 2011, 03:51
- Data de fabrico: 09 mai 2011
- Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
- Localização: Murtal - Parede - Lisboa
Mensagem
por Filipe » 14 jan 2014, 01:15
Está na web, é a classificação biológica dele mesmo.

Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
-
Essiemme
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1599
- Registado: 08 jan 2011, 11:46
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
- Localização: Porto Alto, Portugal
Mensagem
por Essiemme » 14 jan 2014, 09:41
Quando lá for, vou pela nacional (como sempre) e não vou passar dos 80 KM/h.
sm

11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH

-
valtores
- Mensagens: 121
- Registado: 29 dez 2013, 18:51
- Data de fabrico: 03 mar 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Mensagem
por valtores » 15 jan 2014, 00:57
chego à conclusão que a ideia de extensores de bateria como no bmw i3 fazem todo o sentido. Até posso não precisar dele 95% das vezes, mas um dia vai fazer falta. E acaba com a ansiedade da autonomia.
opel ampera tb me parece bem.
cumps,
http://valtores.wordpress.com
--
electric
-
VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Mensagem
por VETL » 15 jan 2014, 01:08
valtores Escreveu:chego à conclusão que a ideia de extensores de bateria como no bmw i3 fazem todo o sentido. Até posso não precisar dele 95% das vezes, mas um dia vai fazer falta. E acaba com a ansiedade da autonomia.
opel ampera tb me parece bem.
cumps,
http://valtores.wordpress.com
Eu acho que se duplicassem a capacidade da bateria resolveriam muitos problemas. (autonomia, degradação do pack, etc, etc.)
Poderia não ser tão eficiente por andar a transportar mais um pouco de peso mas isso seriam pinnuts...
E digo mais: Só não o fazem porque não querem o sucesso dos VE's.
=>
Automóvel Eléctrico
=>
Micro Produção Fotovoltaica
=>
Painel Solar AQS
=>
Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos:
http://www.uve.pt
-
Filipe
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3092
- Registado: 19 fev 2011, 03:51
- Data de fabrico: 09 mai 2011
- Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
- Localização: Murtal - Parede - Lisboa
Mensagem
por Filipe » 15 jan 2014, 02:42
VETL, tiras-me as palavras da boca.

Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
-
vgomes
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 659
- Registado: 07 jan 2011, 23:33
Mensagem
por vgomes » 15 jan 2014, 11:24
Acho que parta já o problema é o preço.
Ainda sai mais barato por um gerador no carro que um pack com o dobro do tamanho. Ainda por cima o pack com o dobro do tamanho não fazia na mesma os kms que o gerador permite...
Para mim, ainda continua a fazer sentido um VE puro, desde que se tenha outro carro.
o que me fazia mesmo diferença eram os PCRs a funcionar para aqueles 5% em que o VE nao chega.
-
dgalv
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 858
- Registado: 19 out 2013, 18:51
- Data de fabrico: 16 jan 2019
- Localização: Évora
Mensagem
por dgalv » 15 jan 2014, 11:35
vgomes Escreveu:Acho que parta já o problema é o preço.
Ainda sai mais barato por um gerador no carro que um pack com o dobro do tamanho. Ainda por cima o pack com o dobro do tamanho não fazia na mesma os kms que o gerador permite...
Para mim, ainda continua a fazer sentido um VE puro, desde que se tenha outro carro.
o que me fazia mesmo diferença eram os PCRs a funcionar para aqueles 5% em que o VE nao chega.
Completamente de acordo.
Kia e-Niro de 64kw. Comprado a 7 de Setembro de 2020, com 14.100km.
-
Malm
- Proprietário i-MiEV
- Mensagens: 3529
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
- Localização: Tábua
Mensagem
por Malm » 15 jan 2014, 11:41
VETL Escreveu:valtores Escreveu:chego à conclusão que a ideia de extensores de bateria como no bmw i3 fazem todo o sentido. Até posso não precisar dele 95% das vezes, mas um dia vai fazer falta. E acaba com a ansiedade da autonomia.
opel ampera tb me parece bem.
cumps,
http://valtores.wordpress.com
Eu acho que se duplicassem a capacidade da bateria resolveriam muitos problemas. (autonomia, degradação do pack, etc, etc.)
Poderia não ser tão eficiente por andar a transportar mais um pouco de peso mas isso seriam pinnuts...
E digo mais: Só não o fazem porque não querem o sucesso dos VE's.
Não tenho essa visão pessimista. Na minha opinião, os Leaf e os i-MiEV não foram colocados no mercado com um número de células maior porque isso iria encarecer de forma significativa ambos os carros. Não se venderiam porque custariam mais 10.000 €. Mais as coisas estão a mudar e carros como os i-MiEV irão aparecer no mercado a preços muito mais competitivos nos próximos anos, e nesses casos talvez já seja interessante existirem modelos com mais autonomia. Aliás, já se pode comprar um extensor de bateria para os i-MiEV que me permitiria fazer, em modo maratonista, mais uns 100 km.
http://eauto.si/en/electric-range-extender/
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.