Atenção, aviso para todos os Leaf (inclusive o meu)

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Malm
Proprietário i-MiEV
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011

Atenção, aviso para todos os Leaf (inclusive o meu)

Mensagem por Malm » 08 mar 2014, 18:12

Declaro aberta a época da degradação em Portugal. Para quem fez a atualização, é possível estar a registar uma ligeira melhoria na capacidade, é apenas a ganhar balanço. Para quem não a fez, é a primeira vez que a vão ver, no spy leaf, a cair a sério. Querem perder menos de 7% ao ano? Dentro do razoável, evitem aquecê-las.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

VETL
Proprietário Leaf
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)

Re: Atenção, aviso para todos os Leaf (inclusive o meu)

Mensagem por VETL » 08 mar 2014, 18:31

Eu não aqueço as minhas. Elas é que aquecem... :lol: :lol:
Hoje com apenas 50Km, já aqueceram mais que no dia da última carga rápida em que fez mais de 200Km! :o :o
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets

Orlando
Proprietário Leaf
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Mensagem por Orlando » 08 mar 2014, 21:33

VETL Escreveu:Eu não aqueço as minhas. Elas é que aquecem... :lol: :lol:
Hoje com apenas 50Km, já aqueceram mais que no dia da última carga rápida em que fez mais de 200Km! :o :o
Carregaste o carro a que horas? ao sol? numa garagem? conta lá...
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 08 mar 2014, 21:41

Orlando Escreveu:
Não, nada disso, a culpa é toda minha. Hoje mesmo declarei aberta a época de degradação. Mais umas semanas e vou proibir a apanha da ameijoa na Ria Formosa.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

VETL
Proprietário Leaf

Mensagem por VETL » 08 mar 2014, 23:07

Orlando Escreveu:
Nada disso!
Fui trabalhar hoje e apenas o estacionei de manhã bem cedo num local que até costuma ser habitual.
E até tinha o meu próprio lugar de estacionamento coberto à disposição, mas por comodidade...
À hora de almoço, quando saí cá para fora e vi o tempo que estava até me doeu cá uma coisinha!! Estava um sol e calor abrasador e o gajo a "torrar".
Resultado: Pack com média de 24º quando o tinha deixado de manhã com 17º.
À tarde já ficou debaixo de telha e há pouco, mesmo depois de 30Km, já estava com média de 19º.
Cada vez me convenço mais que se pudesse escolher uma cor para ele, seria o branco. Digam-me o que disserem...
=> Automóvel Eléctrico
=> Painel Solar AQS

Filipe
Proprietário Leaf
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras

Mensagem por Filipe » 09 mar 2014, 10:38

POIS. 8-)
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 09 mar 2014, 14:13

rdias Escreveu:Malm, falou nos 7 % ao ano. Que giro. Ha um model S nos Estados Unidos. Não sei o estado , mas tem 14 meses e mais de 100.000 kms e estima-se que tem 7% de degradação . No Tesla não ha nada muito cientifico pelo que vão medindo essa degradação pelas cargas a 100 % e pelos kms de autonomia apresentados. Esses 7 % e um numero aceitável ?
Nem recorrendo à minha bola de cristal eu te consigo dizer se é aceitável. Não se sabendo de onde ele é, nada feito. Sei que parece advinhação muito do que eu escrevo, mas eu cá tenho a minha lógica. Para te responder à tua pergunta, o dado mais importante, mas muito mais importante que os outros todos, é a latitude/altitude onde ele passa a maioria do tempo. Se ele fosse norueguês, eu diria que afinal entre um S e um Leaf a coisa será ela por ela.

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 09 mar 2014, 15:42

Então deve ser nessas viagens à Flórida que está a degradar as baterias. Sempre a andar e a carregar indo para um zona mais quente, já estou a ver que até os Teslas pagam a fatura. É esse americano a degradá-las quando vai à Flórida e eu quando vou à Figueira. É aceitável, 7% nessas condições, na minha opinião, é aceitável. Não fizesse ele essas viagens até à Flórida e estaria muito melhor. Pior que esse só os do Arizona e Texas, então.

Orlando
Proprietário Leaf
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Mensagem por Orlando » 09 mar 2014, 17:50

Vamos tornar isto prático.
Quem tem 10% de degradação? Quem?
E qts kms reias faz a menos, no mesmo trajeto, com a mesma temperatura, mesmo peso, etc....
Estamos aqui a falar de 3, 4 ou7 ou mesmo 10%....mas em termos práticos, vamos traduzir em vez de assutar o pessoal ! :mrgreen:
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

VETL
Proprietário Leaf

Mensagem por VETL » 09 mar 2014, 18:06

Orlando Escreveu:...E qts kms reias faz a menos, no mesmo trajeto, com a mesma temperatura, mesmo peso, etc....
Eu não vou por aí. Ainda que necessitando de mais algum rigor, eu olho apenas para os números que o LeafSpy saca do carro.
Porquê?
Porque eu hoje já evoluí na forma de conduzir e actualmente, com essa aprendizagem, consigo fazer muitos mais Km do que nos primeiros meses após a aquisição do carro. Inconscientemente vamos aprendendo a rentabilizar os Kw com o tipo de condução e parece que não existe degradação. E não quer dizer que andemos mais devagar.
Os números que o LefSpy apresenta até podem necessitar de maior rigor mas essa história de quantos km no mesmo trajeto, com a mesma temp.ª, mesmo peso, etc para mim vale zero! Há sempre muitos outros factores a influenciar resultados desses...
=> Automóvel Eléctrico
=> Painel Solar AQS

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”