Diário de bordo - Malm

Fórum de discussão sobre o Mitsubishi I-MiEV e derivados.
Malm
Proprietário i-MiEV
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Malm » 23 mar 2014, 12:39

galt Escreveu:
Malm Escreveu:Por acaso não me ocorreu essa hipótese, de não estar atualizado. O que e' certo e' que passou no exame com excelente mais, Aveiras-Pombal, A1, com uma carga. Pertence agora ao grupo restrito que o conseguiram. E chegou a Pombal com 30%, isso e' fantástico. Só possível com um carro como novo e com alguém que saiba conduzir malmonasticamente. Está provado, o hsanchez consegue imitar-me na perfeição (subir a serra a 50 km/h e' importante) e tem uma bateria impecável. Eu acho que aqueles 100% são reais, deve e' ter recebido um pack novo com 68 Ah, e agora ainda está acima dos 66. Também e' verdade que não anda muito e só tem um verão. Tudo isso conta.
Mas a bateria foi trocada ao abrigo da garantia?
Quantos quilometros tem o carro feitos com esta bateria?

O programa spy leaf está configurado com 65ah capacidade em novo ou com um valor inferior?
Sim, foi trocada ao abrigo da garantia. Com esta nova bateria, talvez tenha feito uns 10.000 km, não sei bem. O spy leaf era do VETL, ou do RJSC, estão configurados para um valor a rondar os 65 Ah. Eu já vi Leafs com mais de 100% em novos (acho que até já vi 107% de capacidade). Talvez em nova tivesse também valores claramente superiores a 100.
Última edição por Malm em 23 mar 2014, 12:47, editado 1 vez no total.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 23 mar 2014, 12:46

rdias Escreveu:Relativamente a futuras viagens no pico do verão qual seria a temperatura desejável de manter ? abaixo dos 30 ? dos 32 ? se a temperatura começar a aumentar será desejável parar e descansar mais uma hora ou não terá grande influencia na descida da temperatura do pack ?
Abaixo dos 30 C, sem dúvida. Descansar uma hora, se a temperatura exterior for de 35 C, ainda vão e' continuar a aquecer. Acho que numa hora, mesmo com uma temperatura 5C abaixo do pack, nem um grau desce. Ou arranjamos maneira de por ar fresco lá dentro, ou fica parado. A andar, no verão, 4% de degradação em apenas 3 meses.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 23 mar 2014, 13:04

rdias Escreveu:Eu ando mais no verão que é quando consigo realizar mais serviços. Acho que no inicio do ano que vêm vou ter de tomar das decisões mais dificeis da minha vida e o mundo electrico continua muito parado. Preciso de mais informação e opções :roll:
Sem dúvida. Não deve ser muito difícil modificar um Leaf para que tenha refrigeração do pack. Ficavas com o problema resolvido.

VETL
Proprietário Leaf
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)

Mensagem por VETL » 23 mar 2014, 14:01

RJSC Escreveu:
Malm Escreveu:Boas notícias. :shock: foi como fiquei quando me deram a conhecer a capacidade da bateria do Hsanchez - 100%.
Quando ele aqui colocar a captura de ecrã vão-se roer de inveja...
E o mais incrível é que a bateria já tem mais de 1 ano em utilização. :shock:
É pá: Voçês são tramados...
Nem deixam o hsanchez dar as novidades.
Eu acho que a capacidade da bateria também poderia estar afetada pelas duas cargas rápidas. Nos dias em que dou cargas rápidas ao meu, a capacidade sobe logo. Vão ao meu gráfico da degradação e vêem claramente os dias em que teve CR. E eu só anoto o valor mais baixo do dia.
Quanto ao LeafSpy não consigo parametrizar agora a capacidade em novo como antes no LeafBatery. Penso que terá passado a ser um valor fixo não parametrizável...
Mas não deveríamos esperar pelo hsanchez e discutir isto no DB dele?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets

Orlando
Proprietário Leaf
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Mensagem por Orlando » 23 mar 2014, 16:12

E como refrigeravas o pack, Malm?
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 23 mar 2014, 17:31

Pois, precipitei-me. Peço desculpa. Entusiasmei-me com a notícia, porque se há novidade que nos pode aqui alegrar a todos é esta. É que fiquei mesmo incrédulo.

Quanto a refrigeração dos pack dos Leaf, passar por dentro do pack uns tubos com líquido refrigerado, que circularia sempre que fosse necessário arrefecê-lo, não resolvia logo o problema? Acho que no Ampera é assim que funciona.
Última edição por Malm em 23 mar 2014, 17:48, editado 1 vez no total.

galt
Proprietário Leaf
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)

Mensagem por galt » 24 mar 2014, 17:40

Sabes MALM... não desanimes com a limitação que lhe foi dada por software.
No meu Leaf ainda este fim de semana quando cheguei a Lisboa reparei no seguinte:
O carro apresentava ainda 4 barras (2 barras normais + 2 barras de reserva) de um total de 12 barras.
O spy Leaf indicava-me que a bateria tinha de SOC 41%. Imagina a energia que está ali protegida/escondida. Se andares na auto-estrada sempre a 80kms quando desaparecem todas as barras o SOC é de +/- 21%. Esta energia é utilizável apesar de eu não o fazer. Se o fizesse teria mais 20 kms pelo menos. Penso que o incremente de autonomia no modelo de 2013, para além de outros aspetos importantes se deveu também à actualização do software para usar mais energia armazenada.

Relembro que o software do meu carro, apresenta sempre a média de consumo 0,1 (devia ter 2 casas decimais).

Comentem...
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

dgalv
Proprietário Leaf
Registado: 19 out 2013, 18:51
Data de fabrico: 16 jan 2019

Mensagem por dgalv » 24 mar 2014, 18:14

galt Escreveu:Sabes MALM... não desanimes com a limitação que lhe foi dada por software.
No meu Leaf ainda este fim de semana quando cheguei a Lisboa reparei no seguinte:
O carro apresentava ainda 4 barras (2 barras normais + 2 barras de reserva) de um total de 12 barras.
O spy Leaf indicava-me que a bateria tinha de SOC 41%. Imagina a energia que está ali protegida/escondida. Se andares na auto-estrada sempre a 80kms quando desaparecem todas as barras o SOC é de +/- 21%. Esta energia é utilizável apesar de eu não o fazer. Se o fizesse teria mais 20 kms pelo menos. Penso que o incremente de autonomia no modelo de 2013, para além de outros aspetos importantes se deveu também à actualização do software para usar mais energia armazenada.

Relembro que o software do meu carro, apresenta sempre a média de consumo 0,1 (devia ter 2 casas decimais).

Comentem...
O meu é de 2011, mas já traz 2 casas decimais. Foi matriculado dia 28/03/2013. Quando faço as viagens para Lisboa reparo nisso, o Leaf Spy apresenta 50% de SOC e as barras ja são apenas 5...algures por aqui já li que havia uma barra escondida e com o uso e a experiência que vou tendo, consegui aproveitar essa "barra extra" com o uso da aplicação. Faço os 130kms para Lisboa, saindo de Évora com 19,5kw no Leaf Spy e chego a Lisboa com cerca de 3kw. Por norma apenas me dá o primeiro aviso de bateria fraca. Mas sei que ainda fazia mais uns 10 a 20km. Contudo, aproveito essa reserva para procurar o mobi.e livre mais próximo, pois o usual é o que pretendo usar estar ocupado por CI...
Kia e-Niro de 64kw. Comprado a 7 de Setembro de 2020, com 14.100km.

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 24 mar 2014, 19:21

galt Escreveu:Sabes MALM... não desanimes com a limitação que lhe foi dada por software.

Comentem...
Isto é mais insegurança por saber que voltei a ser ignorante outra vez. Eu agora não sei quando me vai parar, se com 5% de SoC, se com 0% de SoC ou se com -5% de SoC. No dia 28 de fevereiro, esgotava-o e punha-o de seguida à carga, consumia-me 15,8 kWh, porque tinha essa capacidade. Neste momento, eu tenho a certeza que não degradou instantaneamente para consumir muito menos. O que eu não sei é se ele chega aos 5% e pára (só porque acha que tem apenas 5% e afinal tem 15%). A minha esperança é que ele pare, não considerando o SoC, mas a voltagem das células. Neste último caso, pode-se dar o absurdo de andar com SoC negativo. Ele agora pode ter muito energia escondida para lá da última barra, mas eu não sei se a tendo, me vai deixar utilizá-la. E esta dúvida ninguém me é capaz de esclarecer. Terei de ser eu um dia a levá-lo de propósito a valores muito baixos para ver se realmente é possível andar com -1% da carga total.

Cada contrariedade é vista como um desafio e fico motivado para o suplantar. Nunca desanimo, pelo contrário, as derrotas do presente para mim só são um estímulo para mais e melhores vitórias no futuro.

mjr
Administrador do site
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras

Mensagem por mjr » 25 mar 2014, 00:34

99% de certeza que não dará SOC negativo. Provavelmente o SOC para de baixar quando o BMS reparar que a tensão na célula mais fraca não atingiu determinado patamar. Seria (muito) má programação permitir que o SOC estimado fosse negativo.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Mitsubishi I-MiEV, Citroen C0 e Peugeot Ion”